O que vamos tratar nesta unidade é de como essa profusão de formas de comunicação pode tomar parte em nosso trabalho na escola. Será que ajudam? Será que atrapalham? Como devemos usar essas coisas? Devemos lançar mão de produtos prontos para ilustrar os conceitos ou será que devemos aprender e ensinar a produzir com esses meios na escola? A resposta caberá a cada um segundo suas necessidades e possibilidades. Vamos então explorar, analisar e experimentar algumas possibilidades de incorporar esses meios ao trabalho pedagógico.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Atividade 5

Apresentação hipertextual

Crie uma apresentação com o título “Proposta de atividade, esboço inicial”.
No primeiro slide, coloque um título (pode ser provisório) para a atividade que vai propor. Pode ser baseado no produto em mídia digital que escolheu utilizar.
Em um segundo slide, cite o(s) produto(s) em mídia digital que vai utilizar e, a seguir, os outros recursos materiais que podem ser necessários. Não se esqueça de citar onde se encontra(m) o(s) recurso(s) digital(ais) que escolheu.
No terceiro slide, faça uma breve descrição da atividade que imaginou. Não deixe de incluir a série ou séries para as quais pode ser proposta a atividade. Junto, faça referência ao que espera que os alunos aprendam com ela. Se ajudar, pode citar os componentes curriculares envolvidos e competências que deve desenvolver. Lembre-se, este é um produto em tópicos, rápido. Apenas cite os requisitos que parecerem mais importantes. Para uma discussão aprofundada, usamos um espaço de textos ou hipertextos.
No último slide, insira o produto em mídia digital que pretende usar. Se for muito grande, coloque só um link para ele.

102 comentários:

  1. ANA CRISTINA MARTINELLI

    PROPOSTA DE ATIVIDADE:

    Literatura Infantil e o uso das Tecnologias.

    Conto: João e Maria
    A literatura por exercer uma influência benéfica na formação de personalidade da criança, isto porque através das histórias, as crianças aprendem que é possível vencer obstáculos e saírem-se vitoriosas.
    Recursos digitais:
    Máquina fotográfica digital, Data show, Computador, Som, CD, vídeo.
    Todos esses recursos encontram-se nas dependências da própria escola. na sala de Informática feito o uso do data show.
    Os outros recursos são usados em sala de aula.

    Escola Municipal Mundo Encantado da Criança.
    Turma: 1º ano (alfabetização)
    Valorizar a literatura infantil de modo que as crianças possam se identificar imaginar e superar suas dificuldades da infância, fazendo relação entre o faz-de-conta e o seu mundo real.
    Serão trabalhadas as disciplinas de Artes, língua Portuguesa, matemática.
    Nesta atividade serão realizados jogos de quebra – cabeça, Atividades matemáticas e Desenhos espontâneos através do uso do computador. Em sala será feito uma dramatizações do Conto de fada.

    www.atividadeseducativas.com.br
    www.youtube.com.br

    ResponderExcluir
  2. DORACI
    ATIVIDADE 5 MÓDULO 3
    TÍTULO: O COMPUTADOR E O INCENTIVO A LEITURA VIRTUAL.
    Usando desta maravilhosa tecnologia, vamos incentivar os alunos a descobrir o mundo virtual da leitura, através do site www.contandohistoria.com.br
    Os alunos do 5º ano, turma “a” da escola bairro, participarão da hora da leitura, uma vez por semana no laboratório de informática, lendo historias infantis e em sala de aula contarão a historia que leu aos colegas.
    O objetivo é que os alunos desenvolvam a atividade de forma espontânea, socializem a historia lida e principalmente criem o hábito da leitura. o mesmo trabalho poderá se estender para leitura de noticias atuais e posterior debate em sala de aula.

    ResponderExcluir
  3. ESCOLA GUARANTÃ
    TURMA ALZIRA
    MARIALUIZA PEROTTO SROCZYNSKI
    UNIDADE3 ATIVIDADE 5
    O imperativo de um novo pensar sobre a educação tem sido levantado nas últimas décadas. Construir um pensamento crítico constitui a sagacidade teórica da educação. A sociedade encontra-se na era da informação e do conhecimento, onde se apresentam os mais diversos recursos e meios de comunicação, que de maneira geral transforma a vida social, psicológica e internacional das pessoas. Por este motivo, cabe à escola proporcionar à população escolar, oportunidades para a construção de um conjunto de saberes e habilidades, através de novas estratégias que incluam os meios de comunicação na aprendizagem, a fim de integrar as técnicas cognitivas e emocionais dos educando motivados pelo tempo digital, e vincular os professores ao mundo dos alunos.
    Busca-se hoje, através do ensino aprendizagem, que os alunos adquiram uma atitude de protagonista da ação educativa, ativa, participativa e reflexiva, diante do conhecimento histórico, e que se atrevam a declarar posturas diante das contradições que se lhes apresentam; enfim, que sejam críticos.
    Um trabalho sério em educação tem de dialogar diretamente com seus professores em interação com os estudantes. Por isso a educação necessita desenvolver projetos educacionais tornando os recursos tecnológicos e audiovisuais ambientes abertos para crianças e jovens, permitindo que contribuam e participem criticamente das informações recebidas. A educação também se transforma em uma atmosfera de intercâmbio de experiências de comunicação e educação. Devemos aprender a repensar um novo espaço e uma nova perspectiva educativa. Uma das principais características do mundo atual consiste no fato de que diferentes espaços se complementam e se interagem.
    Assim, os recursos tecnológicos e audiovisuais na escola significam, não apenas mais um dos expedientes pedagógicos, mas, principalmente novas alternativas educativas de estabelecer essa escola no mundo, abrindo novos espaços e novos horizontes ainda não totalmente explorados. Praticamente todos os temas podem ser abordados pelos recursos tecnológicos e audiovisuais, que passam a ser constituídos pelos espaços do conhecimento humano. É principalmente por meio das imagens e de sons, que podem ser registrados por aparelhos tecnológicos e audiovisuais que se configura a sociedade globalizada.
    Quando educamos com a interação dos recursos tecnológicos e audiovisuais, resgatamos o objeto de estudo e oferecemos caminhos para interpretação, entendimento e análise criticam, permitindo a inclusão do processo da cultura tecnológica e audiovisual. Isso torna a aula criativa, participativa, prazerosa, saindo da mesmice das atividades tradicionais, onde o aluno muitas vezes, por falta de motivação fica desinteressado e conseqüentemente insubordinado.
    Quando o professor constrói competência e habilidade para trabalhar com recursos tecnológicos e audiovisuais, ao contextualizar suas ações didáticas, esses meios serão usados como instrumentos pedagógicos enriquecedores da atividade educativa. No entanto, a escolha dos recursos tecnológicos e audiovisuais deve ser consciente, estando relacionada com o planejamento educacional e as metas estabelecidas, que desencadeiam as ações para se alcançar os objetivos propostos tanto da disciplina específica, como da escola como um todo. Ter como alicerce o que povoa o imaginário de nossos alunos pode facilitar nossa comunicação com eles e introduzir de forma agradável e prazerosa, novos conceitos e idéias nos programas hardware e o sorftware e na tv escola .

    ResponderExcluir
  4. Professor Emersom
    Aluna Antonia
    Modulo 3
    Atividade 5
    Nas aulas de laboratório pesquisamos junto as crianças as historinhas o patinho feio, Joaõ e Maria
    entre outras que deixou as crianças encantadas em poder trabalhar com os videos ,e em seguida recontar algumas dessas histórias para o grupo de colegas no final da aula, quando fazemos a revisão dos conteudos do dia.






    www.cantinhodoprofessorfeliz.com

    ResponderExcluir
  5. Unidade 3 atividade 5
    Cursista: Gisele Adriana

    Tecnologia Educacional
    Objetivo: apresentar aos alunos do 4º ano do Ens. Fundamental a importância da tecnologia, sendo assim usado o computador através do programa Excel como ferramenta da construção do conhecimento e recurso para ser utilizado em sala de aula.
    Será utilizado em sala de aula com os alunos, o computador e o data show, com aula expositiva, onde explicaremos a importância das tecnologias em nosso dia-a-dia.

    4.1 Fichas de atividade

    Nome: A matemática no dia a dia: orçamento familiar
    Público alvo: 4º ano Ensino Fundamental
    Disciplina: Matemática
    Tema transversal: Trabalho e Consumo
    Softwares necessários: Microsoft Excel, Microsoft Windows e Internet Explorer
    Tempo previsto: 1 aula
    Objetivos:
    • Desenvolver a habilidade dos alunos em elaborar e compreender o planejamento de um orçamento mensal.
    • Tomar conhecimento da relação entre trabalho, com o qual se obtém receitas, e consumo, que são os gastos.
    Essa atividade foi encontrada no site do http://www.microsoft.com/brasil/educacao/comunidadeacademica/default. referente ao orçamento familiar, uma ótima oportunidade de ensinar a administrar as contas do dia-a-dia, o aluno fará pesquisa sobre o salário mínimo, gastos mensais de uma casa e valores relacionados a profissão que escolher, um excelente recurso para compreender sobre orçamento familiar e fazer contas no Excel para que saiba usar mais essa tecnologia.
    A construção do conhecimento se da em diversas formas e lugares. Através das tecnologias utilizadas na educação o aluno consegue aprimorar melhor os conceitos das disciplinas, fazendo com que a aprendizagem torne-se mais significativa.
    O uso do computador se tornou indispensável em sala de aula e no cotidiano de todo ser humano, por isso é importante o professor utilizar esta ferramenta como apoio em suas aulas. Visto que o aluno consegue aprender melhor com tecnologia que lhe favoreça o manuseio.

    ResponderExcluir
  6. Unidade 3 atividade 5
    Cursista: Angelita Peixer Severo

    Tecnologia Educacional
    Objetivo: apresentar aos alunos do 4º ano do Ens. Fundamental a importância da tecnologia, sendo assim usado o computador através do programa Excel como ferramenta da construção do conhecimento e recurso para ser utilizado em sala de aula.
    Será utilizado em sala de aula com os alunos, o computador e o data show, com aula expositiva, onde explicaremos a importância das tecnologias em nosso dia-a-dia.

    4.1 Fichas de atividade

    Nome: A matemática no dia a dia: orçamento familiar
    Público alvo: 4º ano Ensino Fundamental
    Disciplina: Matemática
    Tema transversal: Trabalho e Consumo
    Softwares necessários: Microsoft Excel, Microsoft Windows e Internet Explorer
    Tempo previsto: 1 aula
    Objetivos:
    Desenvolver a habilidade dos alunos em elaborar e compreender o planejamento de um orçamento mensal.
    Tomar conhecimento da relação entre trabalho, com o qual se obtém receitas, e consumo, que são os gastos.
    Essa atividade foi encontrada no site do http://www.microsoft.com/brasil/educacao/comunidadeacademica/default. referente ao orçamento familiar, uma ótima oportunidade de ensinar a administrar as contas do dia-a-dia, o aluno fará pesquisa sobre o salário mínimo, gastos mensais de uma casa e valores relacionados a profissão que escolher, um excelente recurso para compreender sobre orçamento familiar e fazer contas no Excel para que saiba usar mais essa tecnologia.
    A construção do conhecimento se da em diversas formas e lugares. Através das tecnologias utilizadas na educação o aluno consegue aprimorar melhor os conceitos das disciplinas, fazendo com que a aprendizagem torne-se mais significativa.
    O uso do computador se tornou indispensável em sala de aula e no cotidiano de todo ser humano, por isso é importante o professor utilizar esta ferramenta como apoio em suas aulas. Visto que o aluno consegue aprender melhor com tecnologia que lhe favoreça o manuseio.

    ResponderExcluir
  7. Aluna :Vera Lucia de Aragao
    unidade: 3 atividade: 5


    BRINCANDO COM O TANGRAM


    O tangram é um antigo jogo chinês composto de sete peças recortadas em madeira ou cartão. Com elas você pode montar uma grande variedade de figuras.
    pode levar os alunos acessar um modelo do Tangram imprimir e recortar. Antes deve colar a folha em um cartão duro para que as peças fiquem mais resistentes.
    Pode tambem brincar com o tangram na midia.

    ResponderExcluir
  8. FORMADORA: PROFª MÁRCIA VACÁRIO
    CURSISTAS: PROF. JOSEMAR MONTEIRO DE OLIVEIRA, PROF.ª NEUSA APARECIDA SEMENSATE SILVA, PROF.ª JANDIRA FERREIRA DO NASCIMENTO.
    UNIDADE 3 – ATIVIDADE 5
    ESCOLA KREEN AKARORE
    PEIXOTO DE AZEVEDO - MT

    SOLETRANDO NO LABORATÓRIO

    Os alunos poderão ludicamente aprender e fixar os elementos ortográficos numa aula de pura diversão no laboratório de informática. Já está provado que os alunos aprendem muito mais e com mais eficiência quando estão a se divertir.
    Usando o CD-ROOM Soletrando do Luciano Hulk o professor pode trabalhar no laboratório com todos os alunos.

    ResponderExcluir
  9. No colégio em que eu trabalho não tem tecnologia para poder trabalhar com os alunos, eu desenvolvi um trabalho usando a telefonia digital. Os alunos tiraram mensagens dos seus celulares com palavras abreviadas.

    ResponderExcluir
  10. Turma Alzira
    CEJA Matupá
    Cursista Nilsa
    Atividade 5 unidade 3

    Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema

    Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
    O que o aluno poderá aprender com esta aula
    Conhecer o ciclo de vida das plantas com flores e frutos. Aprender sobre as partes da semente e sua importância para os seres vivos. Conhecer as partes que constituem a flor e suas respectivas funções.
    Aulas ocupadas com atividades no computador, Aulas ocupadas com o início e término do experimento prático (observação dos resultados e discussão e realização do relatório) As atividades desta aula tem o objetivo de elucidar o processo de fecundação e germinação das plantas vasculares com flores e frutos.
    Diferentes tipos de feijões.
    3 vasos com terra (ou copos vazios de iogurte)
    Os alunos deverão numerar os vasos, plantar os feijões nos vasos, posicioná-los em local iluminado e reservado. Nos dias subseqüentes, regar os vasos, cuidando para não deixar água parada. Os alunos deverão acompanhar o desenvolvimento das plantas, até o florescimento de cada vasinho.
    Dados interessantes para os alunos marcarem: altura que a planta atinge dia a dia, número de brotos ou folhas que a planta apresenta a cada dia e quantos dias depois do plantio, que houve formação do botão floral. Com o florescimento dos vasos, os alunos deverão observar o vaso n.°1, no vaso n.°2, retirar as flores e abri-las, para visualizar as partes da flor e no vaso n.°3, envolver em filó as flores.
    Continuar observando. Os alunos deverão observar e responder em relatório questões como: O que aconteceu com as plantas de cada vaso? Para que serve a flor? Que partes da flor foram identificadas? Como se forma a semente? Para que serve as sementes?
    A duração deste experimento pode variar em torno de 10 dias.Peça aos alunos que visualizem os recursos midiáticos do Portal do Professor, e do Banco Internacional de Objetos Educacionais.
    Nestes dois sítios tem-se explicações e imagens sobre as plantas, entre elas, as Angiospermas. Pedir aos alunos que explorem os tópicos das Angiospermas, em especial, sobre as flores e frutos http://www.planetabio.com/clas.html. Este outro objeto trata das partes vegetais das angiospermas e a parte das flores e frutos http://www.planetabio.com/orgaov.html.
    Ou o professor pode acessar e baixar os objetos educacionais nos seguintes endereços: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2413 http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2412
    No Portal do Professor, temos este objeto de aprendizagem, que visualiza as partes da semente.
    E ainda, se houver interesse, há este vídeo que mostra a germinação de sementes: http://www.teachertube.com/view_video.php?viewkey=12eded622df653d3cd48
    http://bot.cb.santagiulia.edu.br/index.php?id=80&mno=GruposVegetais
    http://www.infoescola.com/biologia/angiospermas/
    http://www.brasilescola.com/biologia/angiospermas.htm
    http://www.ficharionline.com/ExibeConteudo.php5?idconteudo=5409
    http://www2.objetivo.br/portal/frm_conteudo.aspx?codConteudo=8&tituloanterior=Roteiros+para+Estudo

    AVALIAÇÃO Os alunos poderão ser avaliados pela participação e pelas produções que fizeram em equipe. É importante que o professor observe, em trabalhos em equipe, se todos os alunos participam igualmente, ou se a produção fica a cargo de um ou dois alunos apenas.

    ResponderExcluir
  11. Turma 1 Marcia
    Janete Ferreira Padilha
    Escola Estadual Kreen Akarore
    Peixoto de Azevedo/MT
    Unidade3
    Atividade 5
    Com o auxílio da internet no portal da Ática Educacional, obtive um ótimo recuro para chamar a atenção dos alunos. Pois o site mostra os temas relacionados ao 8º ano através de jogos interativos. Os quais ensina o aluno com muitas imagens coloridas e em movimento, ficando mais fácil de compreender e discutir.

    ResponderExcluir
  12. Turma 1 Marcia
    Cursistas:Elizama Leite de Almeida
    Shelma de Moraes
    Unidade 3 - Atividade 5
    Escola Estadual kreen Akarore

    Nas aulas de pesquisas no laboratório de informática pesquisamos junto com os alunos sobre a obra de Monteiro Lobato, os alunos ficaram entusiasmados com os vídeos sobre o sítio do Pica-Pau Amarelo.

    ResponderExcluir
  13. Atividade5-modulo3-Silvia- CEJA- Matupá
    Tema: meio ambiente
    Objetivo: utilizar os diferentes meios de aprendizado, para inserir a educação ambiental no ensino de biologia, de maneira a satisfazer as expectativas dos alunos quanto ao tema meio ambiente e sociedade.
    Visitando o endereço eletrônico profotos.com.br/Olhar.../CiclosNatureza.htm
    Elaborei uma proposta de trabalho com os alunos do 1º ano do ensino médio do CEJA-Luiza Miotto, na qual eles pesquisaram no endereço citado como identificar, produzir e divulgar,informações e ações ambientais.
    Obtiveram resultados quanto: meio ambiente, recursos naturais, problemas ambientais (como o lixo) e ações ambientais. Também tiveram acesso a um glossário, para identificar palavras difíceis e alguns links de órgãos públicos, ong’s e empresas que proporcionam ações ambientais.
    As informações foram discutidas em sala de aula e expostas em forma de relatório.

    ResponderExcluir
  14. Cristiane Vitorino Sorgato

    Escola Renascer

    Atividade 05

    Bom com os alunos de 2º ano trabalhamos com pesquisa de contos infantis foi pesquisado no site uol.com.br/cinf.htm as crianças ficaram maravilhadas escolheram os contos ou as fábulas assistiram e depois cada uma explicavam o que tinha visto depois escolhemos uma história e fizemos um teatro para apresentar na escola.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. ATIVIDADE 5 - SLIDES
    CURSISTA: ANGELA DE OLIVEIRA LEITE DEMOSSI
    ESCOLA KREEN AKARORE - GTÃ DO NORTE-MT

    TÍTULO: BRINCANDO COM OS ANIMAIS
    PRODUTOS DIGITAIS: SALA DE INFORMÁTICA(COMPUTADOR)

    ATIVIDADE PROPOSTA SERÁ PARA OS ALUNOS DA 1ª FASE DO 1° CICLO, RELIZADA ATRAVÉS DE JOGOS INTERATIVOS, ENVOLVENDO ANIMAIS. TRABALHADA NAS ÁREAS DE MATEMÁTICA, CIÊNCIAS E LINGUAGEM.

    LINKS: www.discoverykidsbrasil.com www.junior.te.pt www.redescola.com.br

    ResponderExcluir
  17. ATIVIDADE 5 -SLIDES
    CURSISTA: MARIA DE FÁTIMA LIMA LEITE
    ESCOLA KREEN AKARORE - GTÃ DO NORTE/MT

    TÍTULO- ANIMAIS EM EXTINÇÃO: A DIFÍCIL SOBREVIVÊNCIA

    RECURSOS DIGITAIS: SALA DE INFORMÁTICA(COMPUTADOR), DATA SHOW

    ESTA PROPOSTA SERÁ DEDENVOLVIDA COM OS ALUNOS DA 3ª FASE DO 1° CICLO QUE DESENVOLVERÃO A LEITURA E A ESCRITA SOBRE OS ANIMAIS EM EXTINÇÃO, ENVOLVENDO AS DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS E ARTES (CONFECÇÕES DE PANÉIS)

    LINKS: www.semdemora.com
    www.biomundo.com.br
    www.faunabrasil.com.br
    www.revistaescola.abril.com.br

    ResponderExcluir
  18. ALUNA:Dilce Ribeiro Boian
    Professor:Emerson
    Modulo 3 Atividade
    Com a turma da 3ºfase do 1º ciclo pesquisamos sobre slaids onde os alunospoderia criar seu proprio slaids, ali cada um fez de acordo com suas vontades foi bem produtiva nossa aula pois acabamos de marcar outra aula para que os lunos podessem desfrutar ainda mais.
    www.crieseu slaids.com

    ResponderExcluir
  19. EE19 de JULHO
    Professora Rosangela Menegat
    O grupo que está realizando o curso TIC
    resolveu realizar uma atividade corporal .
    Surgiram várias idéias e a escolhida foi a de arte marcial.

    ResponderExcluir
  20. juliana samela
    unidadeIII
    atividade 5
    turma luciana
    a sugestão de atividade teatro da branca de neve; que será ralizado no dia 26/10/09. Este teatro será registrado através de fotos.

    ResponderExcluir
  21. A sugestão de atividades:
    apresentação da história da Cinderela a ser realizada pela turma do 6ºano matutino da escola Paulo Freire.


    Raquel
    E.M.Paulo Freire.

    ResponderExcluir
  22. Unidade 3
    Atividade 5
    Profª Tânia C.S. Ferrari

    Sugestão de atividade corporal
    Coreografia
    teatro
    dramatização de música

    ResponderExcluir
  23. prof.Vantuir
    a atividade realizada sera uma apresentãção de Karate dos alunos que participam do projeto karate na escola.

    ResponderExcluir
  24. prof.Vantuir
    a atividade realizada sera uma apresentãção de Karate dos alunos que participam do projeto karate na escola. que sera realizada no dia 03/11 as 19horas

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Unidade 3
    Atividade 5
    Turma Márcia
    PROFª. IRENE CATANEO
    ESCOLA KREEN AKARORE - PXTO

    “Proposta de atividade, esboço inicial”.

    A inclusão virtual

    Jogos virtuais e imagens WWW.GOOGLE.COM.BR


    Atividade: Pesquisa na internet .
    Para todas as séries.
    Interação.
    Avaliar o potencial do aluno.

    Como alunos portadores de necessidades especiais comportam-se com a tecnologia. Informações e entretenimentos.

    ResponderExcluir
  27. Unidade - 3
    Atividade - 5
    PROF: Rosimary
    Escola: Monteiro Lobato

    A sugestão de atividades e apresentação da história Chapeuzinho Vermelho que foi realizada pela turma 3ª série Matutino da Escola Monteiro Lobato.

    ResponderExcluir
  28. a sugestão de atividade


    teatro da branca de neve; que será ralizado no dia 26/10/09. Este teatro será registrado através de fotos.
    com fantoche,representando os personagem da cena.
    ESCOLA ESTADUAL HREEN AKARORE
    TURMA MARCIA VACARIO
    PEIXOTO DE AZEVEDO MT
    LAURA LEAO

    ResponderExcluir
  29. Atividade 04 unidade 03
    Escola Estadual Bairro União
    Thãnisley Sunaqui da Cruz e
    Eni Sunaqui


    Plano de aula para o 3ºciclo 1ª fase turma A Matutino da Escola Estadual Bairro União para o dia 24/10/2009

    ResponderExcluir
  30. Atividade 3.5
    ESCOLA ESTADUAL KREEN AKARORE
    NATÁLIA REGINA BUSSOLARO CESARIO
    Atividade 5 – Criação de Slides
    Título – Histórias em Quadrinhos
    Mídias Digitais Utilizadas – Laboratório de Informática, DVD
    Sites utilizados – www.turmadamonica.com.br
    Esta aula será realizada com a 2ª fase do 2º ciclo, com o objetivo de fazer as crianças terem gosto pela leitura e produção de texto.

    ResponderExcluir
  31. ATIVIDADE 5 – MÓDULO 3
    JACKELINE BREGOLI DE LIMA
    ESCOLA JARDIM DAS FLORES


    PORPOSTA DE ATIVIDADE, ESBOÇO INICIAL

    Nesta atividade criamos uma apresentação em slides informando um tema e uma forma de apresentação utilizando as TIC’s em sala de aula e um dos recursos que eu utilizei foi o Uso do DVD para passar um vídeo sobre o DNA. Acredito que a melhor forma de fazer com que um aluno tenha a total idéia de como é a forma de um DNA é utilizando recursos áudio visuais que contemplem a animação do conteúdo. Neste breve vídeo aparece o formato do DNA em 3D. Achei um barato!!

    ResponderExcluir
  32. VERONICE Mª R.SCHWARZER
    ATIVIDADE 5 - UNIDADE 3
    PLANEJANDO UMA ATIVIDADE USANDO MÍDIAS DIGITAIS
    Após pesquisar em vários sites como : Portal do professor, clube do professor e atividades educativas,escolhi uma atividade muito interessante sobre numerais ,pois tenho alguns alunos no 1ºano com dificuldades em contar em sequência e fixar numerais.
    Atividade:
    APRENDENDO A CONTAR
    Nesta atividade o aluno precisa digitar o número correspondente a quantidade de peças em cima do caminhão. Acompanharei mais os alunos com mais dificuldades.Esta atividade está disponível no site www.atividadeseducativas.com.br , matemática,página 4.

    ResponderExcluir
  33. Profª Elisa
    EE '19 de Julho'
    Peixoto de Azevedo

    Na EE 19 de Julho,desenvolvemos o projeto Karatê na Escola desde 2006. O projeto atende a comunidade escolar, é gratuito e visa auxiliar no processo de ensino aprendizagem pois trabalha disciplina, concentração, equilibrio... Para esta atividade optamos por valorizar este projeto, preparando uma apresentação com os alunos do projeto para os demais alunos da escola. Desse modo, podemos divulgar o trabalho realizado além de despertar o interesse de outros alunos. O projeto é de responsabilidade do sensei Vantuir (profº desta unidade escolar), que o faz voluntariamente.
    A apresentação será no dia 03/11/09,às 19h00min.

    ResponderExcluir
  34. ESCOLA GUARANTÃ
    TURMA ALZIRA
    MARIALUIZA PEROTTO SROCZYNSKI
    DORALICE APARECIDA MARQUEZI
    UNIDADE3 ATIVIDADE 5
    O imperativo de um novo pensar sobre a educação tem sido levantado nas últimas décadas. Construir um pensamento crítico constitui a sagacidade teórica da educação. A sociedade encontra-se na era da informação e do conhecimento, onde se apresentam os mais diversos recursos e meios de comunicação, que de maneira geral transforma a vida social, psicológica e internacional das pessoas. Por este motivo, cabe à escola proporcionar à população escolar, oportunidades para a construção de um conjunto de saberes e habilidades, através de novas estratégias que incluam os meios de comunicação na aprendizagem, a fim de integrar as técnicas cognitivas e emocionais dos educando motivados pelo tempo digital, e vincular os professores ao mundo dos alunos.
    Busca-se hoje, através do ensino aprendizagem, que os alunos adquiram uma atitude de protagonista da ação educativa, ativa, participativa e reflexiva, diante do conhecimento histórico, e que se atrevam a declarar posturas diante das contradições que se lhes apresentam; enfim, que sejam críticos.
    Um trabalho sério em educação tem de dialogar diretamente com seus professores em interação com os estudantes. Por isso a educação necessita desenvolver projetos educacionais tornando os recursos tecnológicos e audiovisuais ambientes abertos para crianças e jovens, permitindo que contribuam e participem criticamente das informações recebidas. A educação também se transforma em uma atmosfera de intercâmbio de experiências de comunicação e educação. Devemos aprender a repensar um novo espaço e uma nova perspectiva educativa. Uma das principais características do mundo atual consiste no fato de que diferentes espaços se complementam e se interagem.
    Assim, os recursos tecnológicos e audiovisuais na escola significam, não apenas mais um dos expedientes pedagógicos, mas, principalmente novas alternativas educativas de estabelecer essa escola no mundo, abrindo novos espaços e novos horizontes ainda não totalmente explorados. Praticamente todos os temas podem ser abordados pelos recursos tecnológicos e audiovisuais, que passam a ser constituídos pelos espaços do conhecimento humano. É principalmente por meio das imagens e de sons, que podem ser registrados por aparelhos tecnológicos e audiovisuais que se configura a sociedade globalizada.
    Quando educamos com a interação dos recursos tecnológicos e audiovisuais, resgatamos o objeto de estudo e oferecemos caminhos para interpretação, entendimento e análise criticam, permitindo a inclusão do processo da cultura tecnológica e audiovisual. Isso torna a aula criativa, participativa, prazerosa, saindo da mesmice das atividades tradicionais, onde o aluno muitas vezes, por falta de motivação fica desinteressado e conseqüentemente insubordinado.
    Quando o professor constrói competência e habilidade para trabalhar com recursos tecnológicos e audiovisuais, ao contextualizar suas ações didáticas, esses meios serão usados como instrumentos pedagógicos enriquecedores da atividade educativa. No entanto, a escolha dos recursos tecnológicos e audiovisuais deve ser consciente, estando relacionada com o planejamento educacional e as metas estabelecidas, que desencadeiam as ações para se alcançar os objetivos propostos tanto da disciplina específica, como da escola como um todo. Ter como alicerce o que povoa o imaginário de nossos alunos pode facilitar nossa comunicação com eles e introduzir de forma agradável e prazerosa, novos conceitos e idéias nos programas hardware e o sorftware e na tv escola .

    ResponderExcluir
  35. LUcimere Gomes da Silva
    UNidade 3 atividade 5

    Tecnologia Educacional
    Objetivo: apresentar aos alunos do 4º ano do Ens. Fundamental a importância da tecnologia, sendo assim usado o computador através do programa Excel como ferramenta da construção do conhecimento e recurso para ser utilizado em sala de aula.
    Será utilizado em sala de aula com os alunos, o computador e o data show, com aula expositiva, onde explicaremos a importância das tecnologias em nosso dia-a-dia.

    4.1 Fichas de atividade

    Nome: A matemática no dia a dia: orçamento familiar
    Público alvo: 4º ano Ensino Fundamental
    Disciplina: Matemática
    Tema transversal: Trabalho e Consumo
    Softwares necessários: Microsoft Excel, Microsoft Windows e Internet Explorer
    Tempo previsto: 1 aula
    Objetivos:
    Desenvolver a habilidade dos alunos em elaborar e compreender o planejamento de um orçamento mensal.
    Tomar conhecimento da relação entre trabalho, com o qual se obtém receitas, e consumo, que são os gastos.
    Essa atividade foi encontrada no site do http://www.microsoft.com/brasil/educacao/comunidadeacademica/default. referente ao orçamento familiar, uma ótima oportunidade de ensinar a administrar as contas do dia-a-dia, o aluno fará pesquisa sobre o salário mínimo, gastos mensais de uma casa e valores relacionados a profissão que escolher, um excelente recurso para compreender sobre orçamento familiar e fazer contas no Excel para que saiba usar mais essa tecnologia.
    A construção do conhecimento se da em diversas formas e lugares. Através das tecnologias utilizadas na educação o aluno consegue aprimorar melhor os conceitos das disciplinas, fazendo com que a aprendizagem torne-se mais significativa.
    O uso do computador se tornou indispensável em sala de aula e no cotidiano de todo ser humano, por isso é importante o professor utilizar esta ferramenta como apoio em suas aulas. Visto que o aluno consegue aprender melhor com tecnologia que lhe favoreça o manuseio.

    ResponderExcluir
  36. unidade 3 atividade 5
    Rogéria Cristhina Pedroso

    Tecnologia Educacional
    Objetivo: apresentar aos alunos do 4º ano do Ens. Fundamental a importância da tecnologia, sendo assim usado o computador através do programa Excel como ferramenta da construção do conhecimento e recurso para ser utilizado em sala de aula.
    Será utilizado em sala de aula com os alunos, o computador e o data show, com aula expositiva, onde explicaremos a importância das tecnologias em nosso dia-a-dia.

    4.1 Fichas de atividade

    Nome: A matemática no dia a dia: orçamento familiar
    Público alvo: 4º ano Ensino Fundamental
    Disciplina: Matemática
    Tema transversal: Trabalho e Consumo
    Softwares necessários: Microsoft Excel, Microsoft Windows e Internet Explorer
    Tempo previsto: 1 aula
    Objetivos:
    Desenvolver a habilidade dos alunos em elaborar e compreender o planejamento de um orçamento mensal.
    Tomar conhecimento da relação entre trabalho, com o qual se obtém receitas, e consumo, que são os gastos.
    Essa atividade foi encontrada no site do http://www.microsoft.com/brasil/educacao/comunidadeacademica/default. referente ao orçamento familiar, uma ótima oportunidade de ensinar a administrar as contas do dia-a-dia, o aluno fará pesquisa sobre o salário mínimo, gastos mensais de uma casa e valores relacionados a profissão que escolher, um excelente recurso para compreender sobre orçamento familiar e fazer contas no Excel para que saiba usar mais essa tecnologia.
    A construção do conhecimento se da em diversas formas e lugares. Através das tecnologias utilizadas na educação o aluno consegue aprimorar melhor os conceitos das disciplinas, fazendo com que a aprendizagem torne-se mais significativa.
    O uso do computador se tornou indispensável em sala de aula e no cotidiano de todo ser humano, por isso é importante o professor utilizar esta ferramenta como apoio em suas aulas. Visto que o aluno consegue aprender melhor com tecnologia que lhe favoreça o manuseio.

    ResponderExcluir
  37. Turma alzira
    Guaranta do norte
    DAyane michele Matos Castilho
    Rozalina Matos

    HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
    E
    AS TECNOLOGIAS.

    Podemos estar utilizando o data show,
    com a apresentação de slides para a turma.
    Retroprojetor, microfone, dvd, cd, videos.
    Os alunos em sala de aula
    criariam as histórias em quadrinhos, conforme sua imaginação mandasse.
    Em seguida essas historias em quadrinhos seriam contadas pelos alunos no microfone, e tirariamos fotografia
    e dessas fotografias seriam feitos slides que seriam passados no data show, e assim assistidos por todos.
    Ou serem apresentados pelos alunos no retroprojetor.
    Publico alvo turmas de alfabetização.

    ResponderExcluir
  38. • UNIDADE 3
    • ATIVIDADE 5
    • FORMADORA:Jislaine Luz
    CURSISTA: Silene Oliveira de Matos Priesnitz
    ESCOLA: Beija –Flor - Guarantã do Norte/MT

    TÍTULO- A ÁGUA

    RECURSOS DIGITAIS: SALA DE INFORMÁTICA (COMPUTADOR), DATA SHOW

    ESTA PROPOSTA SERÁ DEDENVOLVIDA COM OS ALUNOS DO 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, DESENVOLVERÃO A LEITURA INFORMATIVA, ASSISTIRÃO O VÍDEO ANIMAÇÃO ÁGUA, ENVOLVENDO AS DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS, LINGUAGEM E ARTES (CONFECÇÕES DE CARTAZES)

    LINKS: www.youtube.com/?v=KRNY9Ct7b6Q

    ResponderExcluir
  39. Unidade 3 Atividade – 5
    Turma: Alzira
    Cursistas: Derli,Fátima e Tatiane
    Escola Estrelinha do Norte
    Guarantã do Norte

    Nesta atividade criamos uma apresentação em slides informando o tema: “Importância da estória” através dos sites:
    www.atividadeseducativas.com.br e aprenderelegal.com.br
    Será utilizado em sala de aula com os alunos, o computador e o data show, com aula expositiva, onde explicaremos a importância das tecnologias em nosso dia-a-dia. com o objetivo de fazer as crianças terem gosto pela leitura e produção de texto é mostrando como a ferramenta do hipertexto eletrônico, empregada na produção dos conteúdos para a Internet, cria as bases para novas práticas de escrita e leitura de textos.

    ResponderExcluir
  40. Atividade - 5 – turma Emerson

    Odete

    Literatura Infantil e o uso das Tecnologias.

    Conto: João e Maria
    A literatura por exercer uma influência benéfica na formação de personalidade da criança, isto porque através das histórias, as crianças aprendem que é possível vencer obstáculos e saírem-se vitoriosas.
    Recursos digitais:
    Máquina fotográfica digital, Data show, Computador, Som, CD, vídeo.
    Todos esses recursos encontram-se nas dependências da própria escola. na sala de Informática feito o uso do data show.
    Os outros recursos são usados em sala de aula.
    Valorizar a literatura infantil de modo que as crianças possam se identificar imaginar e superar suas dificuldades da infância, fazendo relação entre o faz-de-conta e o seu mundo real.
    Serão trabalhadas as disciplinas de Artes, língua Portuguesa, matemática.
    Nesta atividade serão realizados jogos de quebra – cabeça, Atividades matemáticas e Desenhos espontâneos através do uso do computador. Em sala será feito uma dramatizações do Conto de fada.

    www.atividadeseducativas.com.br
    www.youtube.com.br

    ResponderExcluir
  41. Unidade 3
    Atividade5
    Turma Alzira
    ceja Luiza Miotto
    cursista ;Maristela gomes

    A tecnologia na educação requer um olhar mais abrangente envolvendo novas formas de ensino trabalhamos jogos matematicos formas geometricas
    Objetivo;
    fazer com que os alunos conheçao a tecnologia e posam usufruir .e possam navegar pela internet sempre consegue ter um ótimo resultado.

    ResponderExcluir
  42. Turma:Luciana
    E.E.19 de Julio
    Cursista:Helena C.de Aragão
    Unidade:3
    Atividade:5

    Se divertindo e aprendendo com o tangram


    O tangram é um antigo jogo chinês composto de sete peças recortadas em madeira ou cartão. Com elas você pode montar uma grande variedade de figuras.
    Podemos levar os alunos acessar um modelo do Tangram imprimir e recortar. Antes deve colar a folha em um cartão duro para que as peças fiquem mais resistentes.
    Pode tambem brincar com o tangram na internet.

    ResponderExcluir
  43. Turma Sebastiani
    Atividade 5
    Aluna: Irene H. Altran

    O maior desafio tem sido motivar o prof. a sair da esfera restrita do livro e ter a coragem de buscar outros portadores de informações que estão no cotidiano, no rótulo, na revista, no contexto da vida ral, na tv, no rádio. etc. Por hoje faremos uma tentativa de se utilizar de outros espaços da escola e da comunidade.

    ResponderExcluir
  44. Atividade 5
    Criar uma atividade corporal, encenação imorovisada com mascaras confeccionada pelos atuantes.

    Helena

    ResponderExcluir
  45. ANA PAULA ALVES SOUZA
    ESCOLA MUNICIPAL MUNDO ENCANTADO DA CRIANÇA
    UNIDADE III
    ATIVIDADE 5

    Apresentação hipertextual

    1) Aprendendo a cuidar das plantas

    Produto em mídia digital

    2) Recursos digitais: www.atividadeseducativas.com.br
    Máquina fotográfica digital, Data show, Computador, Som, CD, vídeo.
    Todos esses recursos encontram-se nas dependências da própria escola e também
    Terra mudas de plantas

    3) O objetivo dessa atividade e estimular o cuidado com o meio ambiente em especial às plantas de maneira divertida com as crianças da educação infantil de cinco anos.
    Através da atividade desenvolvida no laboratório e atividade de campo espera-se que os alunos tenham contanto, cuidados e amor às plantas de modo geral.

    ResponderExcluir
  46. Sou a professora Cleuza Marcolino de Morais Silva
    Trabalho na E. M. Mundo Encantado da Criança
    Turma Emerson
    Atividade 05
    Unidade III


    TÍTULO: BRINCANDO COM OS NUMEROS

    PRODUTOS DIGITAIS: SALA DE INFORMÁTICA(COMPUTADOR)

    ATIVIDADE PROPOSTA SERÁ PARA OS ALUNOS DO 2 ° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, RELIZADA ATRAVÉS DE JOGOS INTERATIVOS, ENVOLVENDO OS NUMERAIS ORDINAIS E CARDIAIS. TRABALHADA NA ÁREA DE MATEMÁTICA.

    LINKS: www.discoverykidsbrasil.com
    www.junior.te.pt
    www.redescola.com.br

    ResponderExcluir
  47. Escola Municipal Dom Helder Câmara

    Título: A informática como ferramenta pedagógica

    A aula foi desenvolvida com o uso do Data show apresentando vários slides com fotos que retratam a origem do Município Peixoto de Azevedo. O uso dessa importante ferramenta contribuiu para despertar o interesse dos alunos foi uma aula em que os mesmos participaram, comentaram e que o uso da tecnologia foi enriquecedora para construção do conhecimento.
    Josy Fernandes

    ResponderExcluir
  48. UNIDADE:3
    ATIVIDADE:5
    TECNOLOGIA EDUCACIONAL
    GEOGRAFIA: AS REGIÕES DO BRASIL: QUEBRA- CABEÇA.
    AS ATIVIDADES FORAM MINISTRADAS PARA OS ALUNOS 3ºANO DO 1º CICLO, AS QUAIS AMPLIARAM O CONHECIMENTO DOS ALUNOS SOBRE AS REGIÕES E LOCALIZAÇAO VISUAL NO MAPA.
    OS RECURSOS DIDATICOS UTILIZADOS:
    LEITURA NOS LIVROS, MAPAS, PESQUISA NO LABORATÓRIO CONSULTANDO O SITE blog.educacional.com.br/.../as-regioes-do-brasil/
    EM SALA FORAM FEITAS PERGUNTAS ORALMENTE PARA VERIFICAR A APRENDIZAGEM DO TEMA;
    COM ESSA ATIVIDADE PERCEBI QUE OS ALUNOS APRENDERAM A SE LOCALIZAR NO MAPA DE FORMA DINÂMICAS, PRAZEROSA E PROVEITOSA.
    IRENE G. DE SOUZA

    ResponderExcluir
  49. Unidade:3
    Atividade:5
    Tecnologia Educacional
    Geografia; As Regiões do Brasil
    Quebra-cabeça
    A atividade foi desenvolvida com aturma de alfabetização;desenvolve o conhecimento dos alunos sobre as regiões e a localização visual no mapa.
    Os recursos didaticos utilizados: leitura nos livros, mapas e laboratório para realizar a atividade do quebra-cabeça;site blog.educacional.com.br/.../as-regiões-do-brasil/:em sala foi feito perguntas oralmente para verificar a aprendizagem do tema; com essa atividade percebi que os alunos aprenderam a se localizar no mapa, de forma dinamica pazerosa e proveitosa.
    DELESIA MARIA GOULART

    ResponderExcluir
  50. UNIDADE 3 ATIVIDADE 5
    ZEILA BRIZOLLA
    ESCOLA BAIRRO UNIÃO

    Através do site
    www.novotempo.org.br/lojavirtual/index.asp?secao=1...
    ou http://www.gospelmusiccafe.com.br/artistas.aspx?cod_artista=86
    podemos ter acesso a historais de cunho educativo, como ;Tia Cecéu - História Lixo é no lixo. youtube.
    Os alunos da escola Bairro União, de uma forma geral poderão ter acesso à informaçoes adicionais sobre a importancia de se cuidar do ambiente em que vive. E de forma especifica esta atividade será desenvolvida com os alunos da sala de articulação,ou seja, alunos que frequentam as aulas de reforço.
    O objetivo é levar os alunos a cuidarem do meio ambiente e nada é mais agradavel do que ter acesso às informaçoes atraves de sites educativos, não é mesmo?

    ResponderExcluir
  51. UNIDADE 3
    Turma Emerson
    Atividade 5

    Lucimar
    Nas aulas de pesquisa no laboratório de informática foi pesquisado junto com os alunos sobre as lendas folclóricas, em dupla cada um pesquisou uma lenda: como Saci Pererê, Boi Tatá, Mula sem Cabeça, entre outras;
    No segundo momento foi feito a sistematização de cada lenda, cada dupla contou ao grupo todo, a sua lenda pesquisada, foi muito bom, pois houve interesse de cada um e também de participar cada vez mais.

    ResponderExcluir
  52. UNIDADE 3
    Turma Emerson
    Atividade 5

    Marlene
    Aula desenvolvida com a turma da 3ª fase C do 2º ciclo.
    Nas aulas de pesquisa no laboratório de informática foi pesquisado junto com os alunos sobre as lendas folclóricas, em dupla cada um pesquisou uma lenda: como Saci Pererê, Boi Tatá, Mula sem Cabeça, entre outras;
    No segundo momento foi feito a sistematização de cada lenda, cada dupla contou ao grupo todo, a sua lenda pesquisada, foi muito bom, pois houve interesse de cada um e também de participar cada vez mais.

    ResponderExcluir
  53. turmasilvia@hotmail.com
    Adriana, Ivanei, Renata, Marilene
    Módulo: 3 ati: 5

    Brincadeiras de roda na Educação Infantil.
    As brincadeiras lúdicas, envolvendo a música, a dança, as brincadeiras de roda. Faz as crianças possam ficar descontraídas e se soltem durante essas atividades. Causando a motivação nas crianças mais tímidas que no dia- a -dia não conseguem relacionar-se bem em grupo.
    Para desenvolver essas atividades utilizaremos como recursos tecnológicos: CD, DVD, TV, SOM, FANTOCHES e a imaginação através das dramatizações das música cantadas em sala de aula. Explorando através dessas atividades a coordenação motora, o equilíbrio, a lateralidade e deixar fluir sua criatividade.

    ResponderExcluir
  54. Turma Silvia
    Unidade 3
    Atividade 5

    Cleonice
    Dionea
    Edilene
    Milagres

    Literatura Infantil e o uso das Tecnologias.

    Conto: João e o Pé de Feijão

    A literatura por ser uma influência benéfica na formação de personalidade da criança, isto porque através dos contos, os educando aprendem a superar dificuldades e saírem vitoriosos.

    Recursos digitais:
    Câmera digital, Data show, Computador, Som, CD, vídeo.
    Todos esses materiais estão disponíveis nas dependências da própria escola,. na sala de Informática feito o uso do data show.
    Os outros recursos são usados em sala de aula.

    ResponderExcluir
  55. turmasilvia@gmail.com


    Angélica Jilsélia Teresa

    Unidade 3
    Atividade5

    Tema literatura infantil nas tecnologia

    Será realizada com os alunos 2º ano B, na Escola Dom Hélder Câmara, vamos utilizar livros literários, revistas, CD, DVD, televisão, laboratório de informática, data show, câmara digital, teatro de fantoche, leitura. Possibilitar aos alunos o gosto pela leitura infantil, e valorizar a literatura infantil de modo que as crianças possam se identificar sua criatividade entre o mundo imaginário e o real.

    ResponderExcluir
  56. turmasilvia@gmail.com
    Celma Francisca, Salete Regina,Maria Zuleide.
    Atividade 5


    Literatura com o uso das tecnologias
    Conto:Cinderela
    A Literatura Infantil é de suma importância para o desenvolvimento do racíocinio lógico das crianças, porque aguça a imaginação e a curiosidade levando a novas descobertas.
    Os recursos utilizados para o desenvolvimento das atividades foi:
    data show, câmera digital,internet, livros. A escola pela qual trabalhamos dispõe de todos esses recursos utilizados.

    ResponderExcluir
  57. turmasilvia@gmail.com
    Margarete, Eury,Marinelza,Elissandra
    unidade 3
    Atividade 5
    LITERATURA INFANTIL
    Nesta atividade foi apresentada aos alunos importancia da leitura através da linguagem não verbal, com o proposito da desenvoltura da criação e produção textual, bem como levar a criança a dar continuidade a sequencia lógica das gravuras no mundo imaginario de sua fantasia.
    RECURSOS UTILIZADOS
    No desenvolvimento do trabalho foram utilizados, varios recursos como:livros de literatura infantil,CD e DVD de história infantil relacionado ao tema.

    A escola onde foi desenvolvido o trabalho ofereceu todos os recursos utilizados durante as etapas das atividades do projeto.

    ResponderExcluir
  58. Lindamir


    Escola

    Atividade 05

    Bom com os alunos de maternal, trabalhamos com pesquisa de contos infantis foi pesquisado no site uol.com.br/cinf.htm as crianças ficaram maravilhadas escolheram os contos ou as fábulas assistiram e depois fizemos um teatrinho com eles, onde foi apresentado na escola.

    ResponderExcluir
  59. Lindamir


    Escola bairro uniao

    Atividade 05

    Bom com os alunos de maternal, trabalhamos com pesquisa de contos infantis foi pesquisado no site uol.com.br/cinf.htm as crianças ficaram maravilhadas escolheram os contos ou as fábulas assistiram e depois fizemos um teatrinho com eles, onde foi apresentado na escola.

    ResponderExcluir
  60. Unidade: 3
    Atividade: 5
    Turma: Luciana
    Cursista: Isabel Cristina / Nazi/Idê
    Peixoto de Azevedo-MT
    Visitando o site – Ática Educacional , encontramos roteiros pedagógicos, que nos deram subsídios para facilitar os nossos trabalhos em sala de aula.
    No tema A arara cantada – tenho a oportunidade de trabalhar, abordagens Pedagógicas, abordagens interdisciplinares e temas transversais.
    http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/secoes/ficha.aspx?cod=425

    ResponderExcluir
  61. ATIVIDADE 5
    NARA L. COLVERO
    Primeiro slide:

    Recriando a História da vinda dos Portugueses ao Brasil.


    Segundo slide:

    Utilização de:
    Livro de História.
    Desenhos de mar, navios e barcos em papel pardo.
    TV (sala de vídeo) e câmera digital da escola.



    Terceiro slide:

    Desenvolver na segunda série. Dividir os personagens, cada um pega o desenho de sua representação. O repórter da turma vai filmar a a história começa. Cada personagem tem seu texto resumido para falar. No final a turma toda assiste a história recriada. Com essa e muitas outras atividades recriadas pelos próprios alunos esperamos que a aprendizagem seja duradoura, principalmente na disciplina de História que atualmente está muito extensa e faz com que as aulas de História produzam efeitos de sono com professores e alunos. Todas as disciplinas podem ser envolvidas nesse tipo de planejamento, preferencialmente aquelas em que os alunos estão com mais dificuldades, por exemplo em Língua Portuguesa que a carga horária é maior, pode ser desenvolvida a grafia correta das palavras, a entonação da voz, pontuação, etc, em geografia pode ser trabalhada a transformação dos aspectos geográficos no Brasil da época da chegada dos Portugueses até os dias atuais.

    Quarto slide:

    Os slides serão apresentados na apresentação eletrônica.

    ResponderExcluir
  62. Nas aulas descobrindo o computador, foi trabalhado na sala de informática, os alunos foram observando as ferramentas do computador, manuseando de forma correta e conhecendo o nome das peças mais visivel.Foi muito proveitoso,pois os alunos passaram aconhecer o computador a manusear e entrar em alguns programas despertando ainda mais suas curiosidades,pois percebi interesse de cada um e a participação dos mesmos. Edilene chaves

    ResponderExcluir
  63. Unidade 3 atividade 5
    Prof. Marilene S. Henning
    Peixoto de Azevedo - Mt

    Falar em recursos tecnologicos é bom demais e usá-los como recurso em sala de aula ou em lugar pertinente é melhor ainda, o problema é que muitas vezes não conseguimos acompanhar esse desenvolvimento. Mas no que se refere a atividade proposta; durante a realização da sala do professor muitos slides, filmes foram apresentados, foi um recurso fundamental para o exito do curso. O primeiro slide apresentado foi sobre um projeto sobre o transito que já haviamos realizado; o segundo foi um filme sobre dislexia,onde o aluno recebia aula de fonoaudilogia, o terceiro foi um depoimento dado por um dislexico, o quarto foi um slide mostrando todos os meios que a escola possui para porporcionar melhores meios para o professor poder realizar suas atividades.

    ResponderExcluir
  64. UNIDAE 3 ATIVIDADE 5
    TURMA LUCIANA
    ESCOLA 19 DE JULHO PEIXOTO DE AZEVEDO MT
    PROF.EDILENE L.DE MELO CARVALHO
    Apresentação Hipertextual
    O trabalho desenvolvido foi o projeto na escola Municipal São Pedro e o primeiro slide foi sobre Os Impactos ambientais Urbanos, com imagens registradas pelos próprios alunos através de câmera digital,o segundo slide mostrava a realidade da degradação ambiental encontrada no local.O terceiro é própria aluna apresentando para a comunidade escolar.O trabalho foi desenvovido com ma turma do 7ºano.

    ResponderExcluir
  65. Turma Alzira
    Atividade 5 Unidade 3
    E.E.LUIZA MIOTTO
    Prof° Silvano Ramos
    O tangram é um antigo jogo chinês composto de sete peças recortadas em madeira ou cartão. Com elas você pode montar uma grande variedade de figuras.
    pode levar os alunos acessar um modelo do Tangram imprimir e recortar. Antes deve colar a folha em um cartão duro para que as peças fiquem mais resistentes.
    Pode também brincar com o tangram na

    ResponderExcluir
  66. Cursista: Leandro C. Baches
    PERSPECTIVAS AO NAVEGAR POR HIPERTEXTOS:

    Turma da Alzira

    Unidade 3 atividade 5

    Tecnologia Educacional
    Objetivo: apresentar aos alunos do 4º ano do Ens. Fundamental a importância da tecnologia, sendo assim usado o computador através do programa Excel como ferramenta da construção do conhecimento e recurso para ser utilizado em sala de aula.
    Será utilizado em sala de aula com os alunos, o computador e o data show, com aula expositiva, onde explicaremos a importância das tecnologias em nosso dia-a-dia.

    4.1 Fichas de atividade

    Nome: A matemática no dia a dia: orçamento familiar
    Público alvo: 4º ano Ensino Fundamental
    Disciplina: Matemática
    Tema transversal: Trabalho e Consumo
    Softwares necessários: Microsoft Excel, Microsoft Windows e Internet Explorer
    Tempo previsto: 1 aula
    Objetivos:
    Desenvolver a habilidade dos alunos em elaborar e compreender o planejamento de um orçamento mensal.
    Tomar conhecimento da relação entre trabalho, com o qual se obtém receitas, e consumo, que são os gastos.

    Essa atividade foi encontrada no site do http://www.microsoft.com/brasil/educacao/comunidadeacademica/default. referente ao orçamento familiar, uma ótima oportunidade de ensinar a administrar as contas do dia-a-dia, o aluno fará pesquisa sobre o salário mínimo, gastos mensais de uma casa e valores relacionados a profissão que escolher, um excelente recurso para compreender sobre orçamento familiar e fazer contas no Excel para que saiba usar mais essa tecnologia.
    A construção do conhecimento se da em diversas formas e lugares. Através das tecnologias utilizadas na educação o aluno consegue aprimorar melhor os conceitos das disciplinas, fazendo com que a aprendizagem torne-se mais significativa.
    O uso do computador se tornou indispensável em sala de aula e no cotidiano de todo ser humano, por isso é importante o professor utilizar esta ferramenta como apoio em suas aulas. Visto que o aluno consegue aprender melhor com tecnologia que lhe favoreça o manuseio.

    ResponderExcluir
  67. Unid.3
    Ativ.5
    Professora Alessandra
    "19 de Julho"

    A sugestão de atividades:
    Apresentação de trabalhos de temas variados tais como "o ciclo da água, as industrias, as formas do relevo", relacionados aos conteúdos do período do curso através de data show, cartazes, entre outros.

    ResponderExcluir
  68. Modulo 3 – atividade 5
    Orientadora: Luciana Ortega
    Cursista: Raquel C. Ortega Zanatta

    O uso das Tecnologias. WWW.discovery kids.com.br

    Volta ao Mundo
    O uso deste site possibilitou aos alunos do 4º ano da Escola Estadual Monteiro Lobato, a viagem dos sonhos, dar a volta ao mundo, tendo acesso ao espaço territorial como cultural, localizar geograficamente e culturalmente é exercer uma influência benéfica na formação de personalidade da criança.
    Recursos digitais:
    Data show, Computador, site programado: Discovery kids
    Todos esses recursos encontram-se nas dependências da própria escola. na sala de Informática .
    Disciplinas envolvidas: língua Portuguesa, historia , geografia e artes.

    ResponderExcluir
  69. Unidade 3
    Atividade 5
    Turma Anne
    Maria Aparecida Lemes
    Alunos 3ª série
    Nome da Atividade: Supermercado Legal
    Objetivos Disciplinares:
    Utilizar-se da recreação para aperfeiçoar o aprendizado da soma;
    Ensinar a trabalhar em grupo e decidir em grupo;
    Utilizar a troca de conhecimento dos próprios alunos com seus colegas de classe;
    Ajudar o aluno a perceber a matemática nas coisas simples do dia-a-dia;
    Mostrar a necessidade de saber efetuar operações de soma e subtração.
    Objetivos Interdisciplinares:
    Estimular o aprendizado com o dia-a-dia;
    Estimular a criatividade;
    Ajudar o aluno a perceber o mundo como um todo;
    Mostrar de forma simples como é fácil utilizar a soma e a subtração na hora de comprar objetos e também na hora de dar o troco para o cliente;
    Ensinar a responsabilidade de corrigir os exercícios dos colegas e passar confiança para eles.
    Material a ser utilizado:
    Cartolinas verdes ou papel - cartão verde;
    Caneta preta;
    Figuras de alimentos vendidos em supermercado como: arroz, feijão, açúcar, papel, óleo, caixa de bombom, bicicleta, frutas e outros elementos que possam complementar o supermercado. Caso possa levar para a sala de aula os produtos, em vez de figuras, ficará bastante interessante para os alunos;
    Papel A4 branco.
    Procedimentos:
    Pesquise na sala de informática os dinheiros, veja os desenhos e depois vai para a sala de aula.
    Pegue a cartolina verde e corte-a em tamanhos iguais. Com a caneta preta escreva os valores de cada nota para ir construindo o dinheiro que será utilizado pelos alunos ou utilizar as notas Gente Feliz que estão logo abaixo. Basta imprimir e recortar.
    Faça uma quantidade de notas de forma que cada grupo fique com as seguintes quantias:

    ResponderExcluir
  70. Cursista: Eva Aparecida Cavalcante de Sousa
    PERSPECTIVAS AO NAVEGAR POR HIPERTEXTOS:

    Turma da Alzira

    Unidade 3 atividade 5

    Tecnologia Educacional
    Objetivo: apresentar aos alunos do 4º ano do Ens. Fundamental a importância da tecnologia, sendo assim usado o computador através do programa Excel como ferramenta da construção do conhecimento e recurso para ser utilizado em sala de aula.
    Será utilizado em sala de aula com os alunos, o computador e o data show, com aula expositiva, onde explicaremos a importância das tecnologias em nosso dia-a-dia.


    4.1 Fichas de atividade

    Nome: A matemática no dia a dia: orçamento familiar
    Público alvo: 4º ano Ensino Fundamental
    Disciplina: Matemática
    Tema transversal: Trabalho e Consumo
    Softwares necessários: Microsoft Excel, Microsoft Windows e Internet Explorer
    Tempo previsto: 1 aula
    Objetivos:
    Desenvolver a habilidade dos alunos em elaborar e compreender o planejamento de um orçamento mensal.
    Tomar conhecimento da relação entre trabalho, com o qual se obtém receitas, e consumo, que são os gastos.


    Essa atividade foi encontrada no site do http://www.microsoft.com/brasil/educacao/comunidadeacademica/default. referente ao orçamento familiar, uma ótima oportunidade de ensinar a administrar as contas do dia-a-dia, o aluno fará pesquisa sobre o salário mínimo, gastos mensais de uma casa e valores relacionados a profissão que escolher, um excelente recurso para compreender sobre orçamento familiar e fazer contas no Excel para que saiba usar mais essa tecnologia.
    A construção do conhecimento se da em diversas formas e lugares. Através das tecnologias utilizadas na educação o aluno consegue aprimorar melhor os conceitos das disciplinas, fazendo com que a aprendizagem torne-se mais significativa.
    O uso do computador se tornou indispensável em sala de aula e no cotidiano de todo ser humano, por isso é importante o professor utilizar esta ferramenta como apoio em suas aulas. Visto que o aluno consegue aprender melhor com tecnologia que lhe favoreça o manuseio.

    ResponderExcluir
  71. Tema: A informática como ferramenta pedagógica

    O uso da informática em sala de aula chama muito a atenção dos alunos, pois eles usam uma ferramenta que facilita muito a aprendizagem. A aula teve um aproveitamento muito bom, pois os alunos aprenderam pesquisar na internet. E entenderam o que esse recurso tão valioso nos traz de bom ou de ruim.

    Lucélia de Oliveira Lucas

    ResponderExcluir
  72. Atividade: 5 Unidade 3
    Cursista: Mª Silvana da Silva Souza
    Turma Anne

    Todos os recursos usados para trabalhar com alunos em sala de aula têm uma tendência a aumentar o desempenho individual de cada um, pois estes recursos na sala de aula valorizam muito a literatura de modo que as crianças possam se identificar imaginar e superar suas dificuldades da infância, fazendo relação entre o faz-de-conta e o seu mundo real. Pois estes trabalhos incluindo as disciplinas de artes e língua atividade será realizado jogos de quebra – cabeça, Atividades e Desenhos espontâneos através do uso do computador. Em sala será feito uma dramatizações do Conto A formiguinha e a neve em forma de teatro.

    ResponderExcluir
  73. OSANDIA SELMA E KATIUSCIA
    ESCOLA JANE PEREIRA LOPES
    O nosso projeto tem o objetivo de melhora a qualidade de vida do nosso aluno. Ensinando a reducação alimentar e com isso a prevenção futura,para assim ter a vida saudavél e feliz.

    ResponderExcluir
  74. Unidade III Atividade 5
    Irene - Bairro União


    Para o desenvolvimento da atividade sobre o Meio Ambiente elaboramos uma sequência de slides para estudar as consequências do desmatamento sem controle causando enormes prejuízos na natureza.

    Acessar o Site www.kidleitura.com e ler a historia Lulu Caramelo e os Protetores da Floresta.
    A importância de se preservar a natureza e não poluir os rios e campos com papeis, latas, plásticos e outros materiais.
    Com o tempo a poluição mata todo tipo de vida que existe na natureza como os peixes, plantas , animais.

    ResponderExcluir
  75. Rosimére


    tividade 5

    A literatura infantil em todas as nuances é uma atividade humana de importância crucial para a aquisição do conhecimento. O uso do computador implica a desvalorização da leitura, em decorrência disso, o livro. a idéia é aproveitar o universo criativo do leitor para a criação de seus próprios textos, transformando em livros, mas livros eletrônicos, aproveitando diversos recursos de mídia que o computador oferece par facilitar o manuseio.

    ResponderExcluir
  76. Zuleide Paixão
    |tividade 05
    Nas aulas de laboratório pesquisamos junto as crianças as histórinhas o patinho feio, João e Maria entre outra que deixou as crianças encantadas em poder trabalhar com os vídeos e em seguida recontar algumas dessas história para o grupo de colegas no final da aula quando fazemos a revisão dos conteúdo do dia.

    ResponderExcluir
  77. Unidade 3
    Atividade 5
    Turma Ebenezer
    Rosangela G. Carnio
    Guarantã do norte




    A atividade foi pensada para aplicar com alunos do pré I, com objetivo de mostrar semelhanças e diferenças de animais selvagens e domésticos e características de cada um.

    ResponderExcluir
  78. UNIDADE 3
    ATIVIDADE: 05

    Turma Beija-flor
    Terezinha Lindacir Perim Bussolaro
    Professora formadora: Jislaine da Luz
    Guarantã do Norte MT

    TEMA: Slide (tem que fazer)
    TEMA:Apresentação hipertextual.

    -Quebra-cabeça com palavras.

    OBJETIVO:
    -Conhecer as partes do quebra-cabeça e sua parte inteira;
    -Desenvolver o raciocínio com a escrita das palavras.

    DESENVOLVIMENTO:
    -Aplicação para alunos do 1º ano “B”, com faixa etária de 6 anos de idade;
    -Dividir os alunos em grupos de 3 ou 4 componentes;
    -Na sala de informática, cada aluno manuseia o mause; fazendo revezamento assim sucessivamente;
    -O quebra-cabeça montado podem ser agrupados seguindo um critério de classificação. Por exemplo:
    * figuras de animais que botam ovos;
    * figuras de animais que têm pêlo;
    *figuras com animais que voam.
    -Usar a capacidade mental e intelectual.
    -Juntar as partes e formar a palavra do quebra-cabeça completa.

    RECURSOS:
    -(site) utilizar o wendy;
    -Computador, câmara digital.
    Com esse trabalho espera-se que os alunos consigam dominar o mouse, desenvolva seu raciocínio lógico.

    ResponderExcluir
  79. UNIDADE 3
    ATIVIDADE: 05

    Turma Beija-flor
    Aparecida Gonçalves de Oliveira
    Professora formadora: Jislaine da Luz
    Guarantã do Norte MT

    TEMA: Slide
    TEMA:Apresentação hipertextual.

    -Quebra-cabeça com palavras.

    OBJETIVO:
    -Conhecer as partes do quebra-cabeça e sua parte inteira;
    -Desenvolver o raciocínio com a escrita das palavras.

    DESENVOLVIMENTO:
    -Aplicação para alunos do 1º ano “B”, com faixa etária de 6 anos de idade;
    -Dividir os alunos em grupos de 3 ou 4 componentes;
    -Na sala de informática, cada aluno manuseia o mause; fazendo revezamento assim sucessivamente;
    -O quebra-cabeça montado podem ser agrupados seguindo um critério de classificação. Por exemplo:
    * figuras de animais que botam ovos;
    * figuras de animais que têm pêlo;
    *figuras com animais que voam.
    -Usar a capacidade mental e intelectual.
    -Juntar as partes e formar a palavra do quebra-cabeça completa.

    RECURSOS:
    -(site) utilizar o wendy;
    -Computador, câmara digital.
    Com esse trabalho espera-se que os alunos consigam dominar o mouse, desenvolva seu raciocínio lógico.

    ResponderExcluir
  80. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  81. Profº Cursista: Gleice Cristina da Silva Sampaio

    Brincadeiras de roda na Educação Infantil.
    As brincadeiras lúdicas, envolvendo a música, a dança, as brincadeiras de roda. Faz as crianças possam ficar descontraídas e se soltem durante essas atividades. Causando a motivação nas crianças mais tímidas que no dia- a -dia não conseguem relacionar-se bem em grupo.
    Para desenvolver essas atividades utilizaremos como recursos tecnológicos: CD, DVD, TV, SOM, FANTOCHES e a imaginação através das dramatizações das música cantadas em sala de aula. Explorando através dessas atividades a coordenação motora, o equilíbrio, a lateralidade e deixar fluir sua criatividade.

    ResponderExcluir
  82. Atividade 05
    Turma Anne
    Angélica maria

    Para o desenvolvimento das atividades com os alunos de educação infantil foi necessário slides sobre a história dos três porquinhos seguindo uma seqüência lógica para que eles se interagissem com os objetivos por mim propostos, pois são crianças muito pequenas e tive que fazer essa atividade somente de comparação e também trabalhar a semelhança e diferença dos animais.

    ResponderExcluir
  83. Turma: Anne
    Prof. Luzia Rodrigues Arruda

    Foi utilizado na aula o filme irmão urso,
    o objetivo, foi de internalizar valores humanitários, provovar a união, o respeito as diferenças, vejo que esses recursos até o mais simples como um video, se bem utilizado pode provovar mudanças, profundas em nos seres humanos.

    ResponderExcluir
  84. TEREZINHA VILIBALDA

    ESCOLA JARDIM DAS FLORES-PXTO

    sugestão de Atividade

    Uma atividade que sugiro e já apliquei e é muito gostosa,divertida e proveitosa em termos de aprendizagem,interação aluno/aluno e aluno/professor e pode envolver todas as turmas do mesmo ciclo é a de Mercadinho. É muito legal a turma adora, e até choram para participar.Como organizar:peça aos alunos para trazer embalagens tomando cuidado para não pegarem de produtos perigosos.Em grupos separam e colocam os preços tudo coordenado pelo professor.Pode montar prateleiras ou colocá-los nas mesas mesmo.Uns são funcionários outros clientes e acontece a simulaçaõ do mercadinho. Pode chamar alunos de outra salas para fazerem as comprinhas.Recursos dinheirinho, embalagens,sacolas e outros que achar necessário.

    ResponderExcluir
  85. Atividade: 05 Unidades: 03
    Edinalva Alves da Silva



    Com a escolha dos recursos tecnológicos e audiovisuais deve ser consciente, estando relacionados com o planejamento educacional e as metas estabelecidas, que desencadeiam as ações para se alcançar os objetivos propostos tanto da disciplina específica, como da escola como um todo. Ter como alicerce o que povoa o imaginário de nossos alunos podendo facilitar a comunicação com eles e introduzindo de forma agradável e prazerosa, os novos conceitos de idéias nos programas hardware e o software e na TV escola.

    ResponderExcluir
  86. Andreia Monteiro

    Brincando para escrever melhor
    Faixa etária: a partir de 8 anos
    Série: a partir da 3ª série
    Número de jogadores: 2 até 4 jogadores
    Principais dificuldades trabalhadas: ortografia; vocabulário; divisão silábica das palavras; coordenação motora; lateralidade; tonicidade das palavras; frases; parágrafo
    Material necessário para cada pequeno grupo: 1 quebra-cabeça
    REGRAS: 1. A turma é dividida em pequenos grupos de até quatro jogadores.2. O professor distribui um quebra-cabeça para cada grupo.3. Vence a primeira etapa o grupo que primeiro montar o quebra-cabeça corretamente.4. Os pequenos grupos devem escrever o nome dos objetos do quebra-cabeça montado.5. Vence a segunda etapa o grupo que escrever o maior número de palavras no tempo estabelecido e obedecendo as normas preestabelecidas pelo professor.6. O professor escolhe algumas das palavras escritas pelos alunos para serem divididas em sílabas.7. Vence a terceira etapa o grupo que primeiro realizar a tarefa corretamente.8. Os pequenos grupos devem classificar as palavras divididas em sílabas quanto à tonicidade.9. Vence a quarta etapa o grupo que primeiro realizar a tarefa corretamente.10. O professor escolhe cinco palavras (sugestão) para ser redigida uma frase com cada uma delas.11. Vence a quinta etapa o grupo que primeiro realizar a tarefa obedecendo às normas preestabelecidas pelo professor.12. Individualmente, cada aluno escolhe três das frases redigidas para que seja desenvolvido um parágrafo.
    Como confeccionar o material:O professor deve escolher uma gravura, própria do interesse da idade dos alunos, com o tamanho aproximado de uma folha de desenho e colá-la sobre cartolina ou papelão. Depois de colada ela deve ser partida em 12 pedaços de tamanhos e formas diferentes (sugestão). A gravura escolhida deve ser a mesma para todos os grupos – portanto, o professor deve reproduzi-la.

    ResponderExcluir
  87. Unidade 03
    Atividade 05
    Alexandra Barbosa da Silva
    Maria do Carmo Santana
    Maria Isabel

    Leitura:

    Livro: Macaco Malandro, de Tatiana Belinky

    A literatura exerce uma influência benéfica na formação de personalidade infanto-juvenil, isto porque através das histórias, as crianças aprendem o que é possível conhecer um novo mundo, dramatizar as histórias para dar vida a leitura.
    Recursos digitais:
    Máquina fotográfica digital, Computador, Som, CD, microfone.
    Todos esses recursos encontram-se nas dependências da própria escola, do qual levamos para sala de aula.

    ResponderExcluir
  88. Turma Anne
    Unidade 03
    Atividade 05
    Dalverlandia

    APRENDENDO COM O TANGRAM


    O tangram é um antigo jogo chinês composto de sete peças recortadas em madeira ou cartão. Com elas você pode montar uma grande variedade de figuras.
    pode levar os alunos acessar um modelo do Tangram imprimir e recortar. Antes deve colar a folha em um cartão duro para que as peças fiquem mais resistentes.
    Pode tambem brincar com o tangram na midia.

    ResponderExcluir
  89. UNIDADE III
    Atividade 05
    Geusa, Jô e Petrô

    Tema: "O BRASIL NÃO TEM COR"

    O dia 20 de Novembro é dedicado ao Dia da "Consciência Negra" dedicamos a semana para debatere refletir sobre as diferenças raciais e a importância de cada um na construção do processo de nosso país, estado e comunidade.
    As atividades propostas foram em forma de textos e atividades de reflexão com os alunos, nos textos abordaremos a escravidão, as leis que a aboliram, Zumbi dos Palmares, filmes e documentários sobre a abolição da escravatura e o respeito que cada um tem que ter com os outros e com si mesmo.
    Os recursos utilizados serão textos impressos e copiados, máquina fotográfica, aparelhos de DVD, televisão, recortes de revistas, a impressora e o computador da escola.
    Alguma atividades foram encontradas na Internet e outras retiradas de livros didáticos.

    ResponderExcluir
  90. Turma Anne
    Fernanda Lopes
    Creche criança feliz

    Para trabalhar a atividade com os alunos de educação infantil, utilizei na aula o filme patinho feio. O objetivo foi de internalizar valores e provocar a união e o respeito às diferenças em seguida fiz um seqüência de lógica para que eles se interagissem com os objetivos por mim propostos, pois são crianças muito pequenas.

    ResponderExcluir
  91. Prof. Marcos M. Farias
    EE 19 de Julho
    Peixoto de Azevedo-Mt

    Unidade 3 – Atividade 05
    Turma Luciana

    Apresentação da disciplina: Conceitos, hardware, software, periféricos, Conhecimento e Informação; Importância da informática para os negócios. [Aula Teórica]

    ResponderExcluir
  92. Turma anne
    atividade 05
    Modulo 03
    Maria de Fatima
    No colégio em que eu trabalho não tem tecnologia para poder trabalhar com os alunos, eu desenvolvi um trabalho usando a telefonia digital. Os alunos tiraram mensagens dos seus celulares com palavras abreviadas.

    ResponderExcluir
  93. Valorizar a literatura infantil de modo que a criança possa se identificar, fazendo uma relação entre o faz-de-conta e o seu mundo real.
    Serão trabalhadas as disciplinas de artes, língua portuguesa, matemática, história.
    Nestas atividade serão realizados jogos de quebra – cabeça, de atividades matemáticas e desenhos espontâneos através do uso do computador. Em sala será feito uma dramatizações de algum conto de fadas.
    Prof.Anne
    Aluna:E.B.W

    ResponderExcluir
  94. Creche Ccriança Feliz
    Raquel L. de araujo
    atividade 5
    A literatura nós proporciona cada vez mais um novo mundo, dramatizar as histórias para dar vida a leitura.
    Recursos digitais:
    Máquina fotográfica digital, Computador, Som, CD, microfone.
    Todos esses recursos encontram-se nas dependências da própria escola, do qual
    levamos o nosso aluno a participar.

    ResponderExcluir
  95. Prof. Oraldo Antunes da silva
    EE 19 de Julho
    Peixoto de Azevedo-Mt

    Unidade 3 – Atividade 05
    Turma Luciana

    Apresentação da disciplina: Conceitos, hardware, software, periféricos, Conhecimento e Informação; Importância da informática para os negócios. [Aula Teórica]

    ResponderExcluir
  96. Atividade 5
    Turma Emerson
    Professora Cíntia Cavalcante de Souza

    O uso das tecnologias
    Pontos Positivos e Negativos

    O trabalho foi desenvolvido com as turmas do 2º Ano do Ensino Médio, onde o objetivo era fazer uma pesquisa quanto as novas tecnologias, independente da área os alunos deveriam colocar quais os pontos positivos e negativos que eles encontraram na pesquisa e produzirem vídeo ou apresentar em slides, o resultado foi positivo.

    ResponderExcluir
  97. Atividade 5-
    Turma Emerson
    Professora: Cíntia Cavalcante de Souza

    Olá
    Olha o quanto as tics nos proporciona uma melhor utilização do ensino aprendizagem, o comentário que venho fazer e em relação as atividades desenvolvidas no ano de 2009, na Escola Jardim das Flores uma em especial Foi o Projeto Vida Longa ao qual desenvolvi junto a professora Jaqueline de Biologia com o tema Orgânicos X agrotóxicos que envolveu turmas do segundo e terceiro ano matutino, e culminou em uma apresentação para a comunidade escolar sucesso total.
    Publicado no blog.
    http://cintiaemcontextoshistoricos.blogspot.com/2008_09_01_archive.html

    ResponderExcluir