Apresentação hipertextual
Crie uma apresentação com o título “Proposta de atividade, esboço inicial”.
No primeiro slide, coloque um título (pode ser provisório) para a atividade que vai propor. Pode ser baseado no produto em mídia digital que escolheu utilizar.
Em um segundo slide, cite o(s) produto(s) em mídia digital que vai utilizar e, a seguir, os outros recursos materiais que podem ser necessários. Não se esqueça de citar onde se encontra(m) o(s) recurso(s) digital(ais) que escolheu.
No terceiro slide, faça uma breve descrição da atividade que imaginou. Não deixe de incluir a série ou séries para as quais pode ser proposta a atividade. Junto, faça referência ao que espera que os alunos aprendam com ela. Se ajudar, pode citar os componentes curriculares envolvidos e competências que deve desenvolver. Lembre-se, este é um produto em tópicos, rápido. Apenas cite os requisitos que parecerem mais importantes. Para uma discussão aprofundada, usamos um espaço de textos ou hipertextos.
No último slide, insira o produto em mídia digital que pretende usar. Se for muito grande, coloque só um link para ele.
O que vamos tratar nesta unidade é de como essa profusão de formas de comunicação pode tomar parte em nosso trabalho na escola. Será que ajudam? Será que atrapalham? Como devemos usar essas coisas? Devemos lançar mão de produtos prontos para ilustrar os conceitos ou será que devemos aprender e ensinar a produzir com esses meios na escola? A resposta caberá a cada um segundo suas necessidades e possibilidades. Vamos então explorar, analisar e experimentar algumas possibilidades de incorporar esses meios ao trabalho pedagógico.
segunda-feira, 28 de setembro de 2009
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ANA CRISTINA MARTINELLI
ResponderExcluirPROPOSTA DE ATIVIDADE:
Literatura Infantil e o uso das Tecnologias.
Conto: João e Maria
A literatura por exercer uma influência benéfica na formação de personalidade da criança, isto porque através das histórias, as crianças aprendem que é possível vencer obstáculos e saírem-se vitoriosas.
Recursos digitais:
Máquina fotográfica digital, Data show, Computador, Som, CD, vídeo.
Todos esses recursos encontram-se nas dependências da própria escola. na sala de Informática feito o uso do data show.
Os outros recursos são usados em sala de aula.
Escola Municipal Mundo Encantado da Criança.
Turma: 1º ano (alfabetização)
Valorizar a literatura infantil de modo que as crianças possam se identificar imaginar e superar suas dificuldades da infância, fazendo relação entre o faz-de-conta e o seu mundo real.
Serão trabalhadas as disciplinas de Artes, língua Portuguesa, matemática.
Nesta atividade serão realizados jogos de quebra – cabeça, Atividades matemáticas e Desenhos espontâneos através do uso do computador. Em sala será feito uma dramatizações do Conto de fada.
www.atividadeseducativas.com.br
www.youtube.com.br
DORACI
ResponderExcluirATIVIDADE 5 MÓDULO 3
TÍTULO: O COMPUTADOR E O INCENTIVO A LEITURA VIRTUAL.
Usando desta maravilhosa tecnologia, vamos incentivar os alunos a descobrir o mundo virtual da leitura, através do site www.contandohistoria.com.br
Os alunos do 5º ano, turma “a” da escola bairro, participarão da hora da leitura, uma vez por semana no laboratório de informática, lendo historias infantis e em sala de aula contarão a historia que leu aos colegas.
O objetivo é que os alunos desenvolvam a atividade de forma espontânea, socializem a historia lida e principalmente criem o hábito da leitura. o mesmo trabalho poderá se estender para leitura de noticias atuais e posterior debate em sala de aula.
ESCOLA GUARANTÃ
ResponderExcluirTURMA ALZIRA
MARIALUIZA PEROTTO SROCZYNSKI
UNIDADE3 ATIVIDADE 5
O imperativo de um novo pensar sobre a educação tem sido levantado nas últimas décadas. Construir um pensamento crítico constitui a sagacidade teórica da educação. A sociedade encontra-se na era da informação e do conhecimento, onde se apresentam os mais diversos recursos e meios de comunicação, que de maneira geral transforma a vida social, psicológica e internacional das pessoas. Por este motivo, cabe à escola proporcionar à população escolar, oportunidades para a construção de um conjunto de saberes e habilidades, através de novas estratégias que incluam os meios de comunicação na aprendizagem, a fim de integrar as técnicas cognitivas e emocionais dos educando motivados pelo tempo digital, e vincular os professores ao mundo dos alunos.
Busca-se hoje, através do ensino aprendizagem, que os alunos adquiram uma atitude de protagonista da ação educativa, ativa, participativa e reflexiva, diante do conhecimento histórico, e que se atrevam a declarar posturas diante das contradições que se lhes apresentam; enfim, que sejam críticos.
Um trabalho sério em educação tem de dialogar diretamente com seus professores em interação com os estudantes. Por isso a educação necessita desenvolver projetos educacionais tornando os recursos tecnológicos e audiovisuais ambientes abertos para crianças e jovens, permitindo que contribuam e participem criticamente das informações recebidas. A educação também se transforma em uma atmosfera de intercâmbio de experiências de comunicação e educação. Devemos aprender a repensar um novo espaço e uma nova perspectiva educativa. Uma das principais características do mundo atual consiste no fato de que diferentes espaços se complementam e se interagem.
Assim, os recursos tecnológicos e audiovisuais na escola significam, não apenas mais um dos expedientes pedagógicos, mas, principalmente novas alternativas educativas de estabelecer essa escola no mundo, abrindo novos espaços e novos horizontes ainda não totalmente explorados. Praticamente todos os temas podem ser abordados pelos recursos tecnológicos e audiovisuais, que passam a ser constituídos pelos espaços do conhecimento humano. É principalmente por meio das imagens e de sons, que podem ser registrados por aparelhos tecnológicos e audiovisuais que se configura a sociedade globalizada.
Quando educamos com a interação dos recursos tecnológicos e audiovisuais, resgatamos o objeto de estudo e oferecemos caminhos para interpretação, entendimento e análise criticam, permitindo a inclusão do processo da cultura tecnológica e audiovisual. Isso torna a aula criativa, participativa, prazerosa, saindo da mesmice das atividades tradicionais, onde o aluno muitas vezes, por falta de motivação fica desinteressado e conseqüentemente insubordinado.
Quando o professor constrói competência e habilidade para trabalhar com recursos tecnológicos e audiovisuais, ao contextualizar suas ações didáticas, esses meios serão usados como instrumentos pedagógicos enriquecedores da atividade educativa. No entanto, a escolha dos recursos tecnológicos e audiovisuais deve ser consciente, estando relacionada com o planejamento educacional e as metas estabelecidas, que desencadeiam as ações para se alcançar os objetivos propostos tanto da disciplina específica, como da escola como um todo. Ter como alicerce o que povoa o imaginário de nossos alunos pode facilitar nossa comunicação com eles e introduzir de forma agradável e prazerosa, novos conceitos e idéias nos programas hardware e o sorftware e na tv escola .
Professor Emersom
ResponderExcluirAluna Antonia
Modulo 3
Atividade 5
Nas aulas de laboratório pesquisamos junto as crianças as historinhas o patinho feio, Joaõ e Maria
entre outras que deixou as crianças encantadas em poder trabalhar com os videos ,e em seguida recontar algumas dessas histórias para o grupo de colegas no final da aula, quando fazemos a revisão dos conteudos do dia.
www.cantinhodoprofessorfeliz.com
Unidade 3 atividade 5
ResponderExcluirCursista: Gisele Adriana
Tecnologia Educacional
Objetivo: apresentar aos alunos do 4º ano do Ens. Fundamental a importância da tecnologia, sendo assim usado o computador através do programa Excel como ferramenta da construção do conhecimento e recurso para ser utilizado em sala de aula.
Será utilizado em sala de aula com os alunos, o computador e o data show, com aula expositiva, onde explicaremos a importância das tecnologias em nosso dia-a-dia.
4.1 Fichas de atividade
Nome: A matemática no dia a dia: orçamento familiar
Público alvo: 4º ano Ensino Fundamental
Disciplina: Matemática
Tema transversal: Trabalho e Consumo
Softwares necessários: Microsoft Excel, Microsoft Windows e Internet Explorer
Tempo previsto: 1 aula
Objetivos:
• Desenvolver a habilidade dos alunos em elaborar e compreender o planejamento de um orçamento mensal.
• Tomar conhecimento da relação entre trabalho, com o qual se obtém receitas, e consumo, que são os gastos.
Essa atividade foi encontrada no site do http://www.microsoft.com/brasil/educacao/comunidadeacademica/default. referente ao orçamento familiar, uma ótima oportunidade de ensinar a administrar as contas do dia-a-dia, o aluno fará pesquisa sobre o salário mínimo, gastos mensais de uma casa e valores relacionados a profissão que escolher, um excelente recurso para compreender sobre orçamento familiar e fazer contas no Excel para que saiba usar mais essa tecnologia.
A construção do conhecimento se da em diversas formas e lugares. Através das tecnologias utilizadas na educação o aluno consegue aprimorar melhor os conceitos das disciplinas, fazendo com que a aprendizagem torne-se mais significativa.
O uso do computador se tornou indispensável em sala de aula e no cotidiano de todo ser humano, por isso é importante o professor utilizar esta ferramenta como apoio em suas aulas. Visto que o aluno consegue aprender melhor com tecnologia que lhe favoreça o manuseio.
Unidade 3 atividade 5
ResponderExcluirCursista: Angelita Peixer Severo
Tecnologia Educacional
Objetivo: apresentar aos alunos do 4º ano do Ens. Fundamental a importância da tecnologia, sendo assim usado o computador através do programa Excel como ferramenta da construção do conhecimento e recurso para ser utilizado em sala de aula.
Será utilizado em sala de aula com os alunos, o computador e o data show, com aula expositiva, onde explicaremos a importância das tecnologias em nosso dia-a-dia.
4.1 Fichas de atividade
Nome: A matemática no dia a dia: orçamento familiar
Público alvo: 4º ano Ensino Fundamental
Disciplina: Matemática
Tema transversal: Trabalho e Consumo
Softwares necessários: Microsoft Excel, Microsoft Windows e Internet Explorer
Tempo previsto: 1 aula
Objetivos:
Desenvolver a habilidade dos alunos em elaborar e compreender o planejamento de um orçamento mensal.
Tomar conhecimento da relação entre trabalho, com o qual se obtém receitas, e consumo, que são os gastos.
Essa atividade foi encontrada no site do http://www.microsoft.com/brasil/educacao/comunidadeacademica/default. referente ao orçamento familiar, uma ótima oportunidade de ensinar a administrar as contas do dia-a-dia, o aluno fará pesquisa sobre o salário mínimo, gastos mensais de uma casa e valores relacionados a profissão que escolher, um excelente recurso para compreender sobre orçamento familiar e fazer contas no Excel para que saiba usar mais essa tecnologia.
A construção do conhecimento se da em diversas formas e lugares. Através das tecnologias utilizadas na educação o aluno consegue aprimorar melhor os conceitos das disciplinas, fazendo com que a aprendizagem torne-se mais significativa.
O uso do computador se tornou indispensável em sala de aula e no cotidiano de todo ser humano, por isso é importante o professor utilizar esta ferramenta como apoio em suas aulas. Visto que o aluno consegue aprender melhor com tecnologia que lhe favoreça o manuseio.
Aluna :Vera Lucia de Aragao
ResponderExcluirunidade: 3 atividade: 5
BRINCANDO COM O TANGRAM
O tangram é um antigo jogo chinês composto de sete peças recortadas em madeira ou cartão. Com elas você pode montar uma grande variedade de figuras.
pode levar os alunos acessar um modelo do Tangram imprimir e recortar. Antes deve colar a folha em um cartão duro para que as peças fiquem mais resistentes.
Pode tambem brincar com o tangram na midia.
FORMADORA: PROFª MÁRCIA VACÁRIO
ResponderExcluirCURSISTAS: PROF. JOSEMAR MONTEIRO DE OLIVEIRA, PROF.ª NEUSA APARECIDA SEMENSATE SILVA, PROF.ª JANDIRA FERREIRA DO NASCIMENTO.
UNIDADE 3 – ATIVIDADE 5
ESCOLA KREEN AKARORE
PEIXOTO DE AZEVEDO - MT
SOLETRANDO NO LABORATÓRIO
Os alunos poderão ludicamente aprender e fixar os elementos ortográficos numa aula de pura diversão no laboratório de informática. Já está provado que os alunos aprendem muito mais e com mais eficiência quando estão a se divertir.
Usando o CD-ROOM Soletrando do Luciano Hulk o professor pode trabalhar no laboratório com todos os alunos.
No colégio em que eu trabalho não tem tecnologia para poder trabalhar com os alunos, eu desenvolvi um trabalho usando a telefonia digital. Os alunos tiraram mensagens dos seus celulares com palavras abreviadas.
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ResponderExcluirTurma Alzira
ResponderExcluirCEJA Matupá
Cursista Nilsa
Atividade 5 unidade 3
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer o ciclo de vida das plantas com flores e frutos. Aprender sobre as partes da semente e sua importância para os seres vivos. Conhecer as partes que constituem a flor e suas respectivas funções.
Aulas ocupadas com atividades no computador, Aulas ocupadas com o início e término do experimento prático (observação dos resultados e discussão e realização do relatório) As atividades desta aula tem o objetivo de elucidar o processo de fecundação e germinação das plantas vasculares com flores e frutos.
Diferentes tipos de feijões.
3 vasos com terra (ou copos vazios de iogurte)
Os alunos deverão numerar os vasos, plantar os feijões nos vasos, posicioná-los em local iluminado e reservado. Nos dias subseqüentes, regar os vasos, cuidando para não deixar água parada. Os alunos deverão acompanhar o desenvolvimento das plantas, até o florescimento de cada vasinho.
Dados interessantes para os alunos marcarem: altura que a planta atinge dia a dia, número de brotos ou folhas que a planta apresenta a cada dia e quantos dias depois do plantio, que houve formação do botão floral. Com o florescimento dos vasos, os alunos deverão observar o vaso n.°1, no vaso n.°2, retirar as flores e abri-las, para visualizar as partes da flor e no vaso n.°3, envolver em filó as flores.
Continuar observando. Os alunos deverão observar e responder em relatório questões como: O que aconteceu com as plantas de cada vaso? Para que serve a flor? Que partes da flor foram identificadas? Como se forma a semente? Para que serve as sementes?
A duração deste experimento pode variar em torno de 10 dias.Peça aos alunos que visualizem os recursos midiáticos do Portal do Professor, e do Banco Internacional de Objetos Educacionais.
Nestes dois sítios tem-se explicações e imagens sobre as plantas, entre elas, as Angiospermas. Pedir aos alunos que explorem os tópicos das Angiospermas, em especial, sobre as flores e frutos http://www.planetabio.com/clas.html. Este outro objeto trata das partes vegetais das angiospermas e a parte das flores e frutos http://www.planetabio.com/orgaov.html.
Ou o professor pode acessar e baixar os objetos educacionais nos seguintes endereços: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2413 http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2412
No Portal do Professor, temos este objeto de aprendizagem, que visualiza as partes da semente.
E ainda, se houver interesse, há este vídeo que mostra a germinação de sementes: http://www.teachertube.com/view_video.php?viewkey=12eded622df653d3cd48
http://bot.cb.santagiulia.edu.br/index.php?id=80&mno=GruposVegetais
http://www.infoescola.com/biologia/angiospermas/
http://www.brasilescola.com/biologia/angiospermas.htm
http://www.ficharionline.com/ExibeConteudo.php5?idconteudo=5409
http://www2.objetivo.br/portal/frm_conteudo.aspx?codConteudo=8&tituloanterior=Roteiros+para+Estudo
AVALIAÇÃO Os alunos poderão ser avaliados pela participação e pelas produções que fizeram em equipe. É importante que o professor observe, em trabalhos em equipe, se todos os alunos participam igualmente, ou se a produção fica a cargo de um ou dois alunos apenas.
Turma 1 Marcia
ResponderExcluirJanete Ferreira Padilha
Escola Estadual Kreen Akarore
Peixoto de Azevedo/MT
Unidade3
Atividade 5
Com o auxílio da internet no portal da Ática Educacional, obtive um ótimo recuro para chamar a atenção dos alunos. Pois o site mostra os temas relacionados ao 8º ano através de jogos interativos. Os quais ensina o aluno com muitas imagens coloridas e em movimento, ficando mais fácil de compreender e discutir.
Turma 1 Marcia
ResponderExcluirCursistas:Elizama Leite de Almeida
Shelma de Moraes
Unidade 3 - Atividade 5
Escola Estadual kreen Akarore
Nas aulas de pesquisas no laboratório de informática pesquisamos junto com os alunos sobre a obra de Monteiro Lobato, os alunos ficaram entusiasmados com os vídeos sobre o sítio do Pica-Pau Amarelo.
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ResponderExcluirAtividade5-modulo3-Silvia- CEJA- Matupá
ResponderExcluirTema: meio ambiente
Objetivo: utilizar os diferentes meios de aprendizado, para inserir a educação ambiental no ensino de biologia, de maneira a satisfazer as expectativas dos alunos quanto ao tema meio ambiente e sociedade.
Visitando o endereço eletrônico profotos.com.br/Olhar.../CiclosNatureza.htm
Elaborei uma proposta de trabalho com os alunos do 1º ano do ensino médio do CEJA-Luiza Miotto, na qual eles pesquisaram no endereço citado como identificar, produzir e divulgar,informações e ações ambientais.
Obtiveram resultados quanto: meio ambiente, recursos naturais, problemas ambientais (como o lixo) e ações ambientais. Também tiveram acesso a um glossário, para identificar palavras difíceis e alguns links de órgãos públicos, ong’s e empresas que proporcionam ações ambientais.
As informações foram discutidas em sala de aula e expostas em forma de relatório.
Cristiane Vitorino Sorgato
ResponderExcluirEscola Renascer
Atividade 05
Bom com os alunos de 2º ano trabalhamos com pesquisa de contos infantis foi pesquisado no site uol.com.br/cinf.htm as crianças ficaram maravilhadas escolheram os contos ou as fábulas assistiram e depois cada uma explicavam o que tinha visto depois escolhemos uma história e fizemos um teatro para apresentar na escola.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirATIVIDADE 5 - SLIDES
ResponderExcluirCURSISTA: ANGELA DE OLIVEIRA LEITE DEMOSSI
ESCOLA KREEN AKARORE - GTÃ DO NORTE-MT
TÍTULO: BRINCANDO COM OS ANIMAIS
PRODUTOS DIGITAIS: SALA DE INFORMÁTICA(COMPUTADOR)
ATIVIDADE PROPOSTA SERÁ PARA OS ALUNOS DA 1ª FASE DO 1° CICLO, RELIZADA ATRAVÉS DE JOGOS INTERATIVOS, ENVOLVENDO ANIMAIS. TRABALHADA NAS ÁREAS DE MATEMÁTICA, CIÊNCIAS E LINGUAGEM.
LINKS: www.discoverykidsbrasil.com www.junior.te.pt www.redescola.com.br
ATIVIDADE 5 -SLIDES
ResponderExcluirCURSISTA: MARIA DE FÁTIMA LIMA LEITE
ESCOLA KREEN AKARORE - GTÃ DO NORTE/MT
TÍTULO- ANIMAIS EM EXTINÇÃO: A DIFÍCIL SOBREVIVÊNCIA
RECURSOS DIGITAIS: SALA DE INFORMÁTICA(COMPUTADOR), DATA SHOW
ESTA PROPOSTA SERÁ DEDENVOLVIDA COM OS ALUNOS DA 3ª FASE DO 1° CICLO QUE DESENVOLVERÃO A LEITURA E A ESCRITA SOBRE OS ANIMAIS EM EXTINÇÃO, ENVOLVENDO AS DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS E ARTES (CONFECÇÕES DE PANÉIS)
LINKS: www.semdemora.com
www.biomundo.com.br
www.faunabrasil.com.br
www.revistaescola.abril.com.br
ALUNA:Dilce Ribeiro Boian
ResponderExcluirProfessor:Emerson
Modulo 3 Atividade
Com a turma da 3ºfase do 1º ciclo pesquisamos sobre slaids onde os alunospoderia criar seu proprio slaids, ali cada um fez de acordo com suas vontades foi bem produtiva nossa aula pois acabamos de marcar outra aula para que os lunos podessem desfrutar ainda mais.
www.crieseu slaids.com
EE19 de JULHO
ResponderExcluirProfessora Rosangela Menegat
O grupo que está realizando o curso TIC
resolveu realizar uma atividade corporal .
Surgiram várias idéias e a escolhida foi a de arte marcial.
juliana samela
ResponderExcluirunidadeIII
atividade 5
turma luciana
a sugestão de atividade teatro da branca de neve; que será ralizado no dia 26/10/09. Este teatro será registrado através de fotos.
A sugestão de atividades:
ResponderExcluirapresentação da história da Cinderela a ser realizada pela turma do 6ºano matutino da escola Paulo Freire.
Raquel
E.M.Paulo Freire.
Unidade 3
ResponderExcluirAtividade 5
Profª Tânia C.S. Ferrari
Sugestão de atividade corporal
Coreografia
teatro
dramatização de música
prof.Vantuir
ResponderExcluira atividade realizada sera uma apresentãção de Karate dos alunos que participam do projeto karate na escola.
prof.Vantuir
ResponderExcluira atividade realizada sera uma apresentãção de Karate dos alunos que participam do projeto karate na escola. que sera realizada no dia 03/11 as 19horas
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirUnidade 3
ResponderExcluirAtividade 5
Turma Márcia
PROFª. IRENE CATANEO
ESCOLA KREEN AKARORE - PXTO
“Proposta de atividade, esboço inicial”.
A inclusão virtual
Jogos virtuais e imagens WWW.GOOGLE.COM.BR
Atividade: Pesquisa na internet .
Para todas as séries.
Interação.
Avaliar o potencial do aluno.
Como alunos portadores de necessidades especiais comportam-se com a tecnologia. Informações e entretenimentos.
Unidade - 3
ResponderExcluirAtividade - 5
PROF: Rosimary
Escola: Monteiro Lobato
A sugestão de atividades e apresentação da história Chapeuzinho Vermelho que foi realizada pela turma 3ª série Matutino da Escola Monteiro Lobato.
a sugestão de atividade
ResponderExcluirteatro da branca de neve; que será ralizado no dia 26/10/09. Este teatro será registrado através de fotos.
com fantoche,representando os personagem da cena.
ESCOLA ESTADUAL HREEN AKARORE
TURMA MARCIA VACARIO
PEIXOTO DE AZEVEDO MT
LAURA LEAO
Atividade 04 unidade 03
ResponderExcluirEscola Estadual Bairro União
Thãnisley Sunaqui da Cruz e
Eni Sunaqui
Plano de aula para o 3ºciclo 1ª fase turma A Matutino da Escola Estadual Bairro União para o dia 24/10/2009
Atividade 3.5
ResponderExcluirESCOLA ESTADUAL KREEN AKARORE
NATÁLIA REGINA BUSSOLARO CESARIO
Atividade 5 – Criação de Slides
Título – Histórias em Quadrinhos
Mídias Digitais Utilizadas – Laboratório de Informática, DVD
Sites utilizados – www.turmadamonica.com.br
Esta aula será realizada com a 2ª fase do 2º ciclo, com o objetivo de fazer as crianças terem gosto pela leitura e produção de texto.
ATIVIDADE 5 – MÓDULO 3
ResponderExcluirJACKELINE BREGOLI DE LIMA
ESCOLA JARDIM DAS FLORES
PORPOSTA DE ATIVIDADE, ESBOÇO INICIAL
Nesta atividade criamos uma apresentação em slides informando um tema e uma forma de apresentação utilizando as TIC’s em sala de aula e um dos recursos que eu utilizei foi o Uso do DVD para passar um vídeo sobre o DNA. Acredito que a melhor forma de fazer com que um aluno tenha a total idéia de como é a forma de um DNA é utilizando recursos áudio visuais que contemplem a animação do conteúdo. Neste breve vídeo aparece o formato do DNA em 3D. Achei um barato!!
VERONICE Mª R.SCHWARZER
ResponderExcluirATIVIDADE 5 - UNIDADE 3
PLANEJANDO UMA ATIVIDADE USANDO MÍDIAS DIGITAIS
Após pesquisar em vários sites como : Portal do professor, clube do professor e atividades educativas,escolhi uma atividade muito interessante sobre numerais ,pois tenho alguns alunos no 1ºano com dificuldades em contar em sequência e fixar numerais.
Atividade:
APRENDENDO A CONTAR
Nesta atividade o aluno precisa digitar o número correspondente a quantidade de peças em cima do caminhão. Acompanharei mais os alunos com mais dificuldades.Esta atividade está disponível no site www.atividadeseducativas.com.br , matemática,página 4.
Profª Elisa
ResponderExcluirEE '19 de Julho'
Peixoto de Azevedo
Na EE 19 de Julho,desenvolvemos o projeto Karatê na Escola desde 2006. O projeto atende a comunidade escolar, é gratuito e visa auxiliar no processo de ensino aprendizagem pois trabalha disciplina, concentração, equilibrio... Para esta atividade optamos por valorizar este projeto, preparando uma apresentação com os alunos do projeto para os demais alunos da escola. Desse modo, podemos divulgar o trabalho realizado além de despertar o interesse de outros alunos. O projeto é de responsabilidade do sensei Vantuir (profº desta unidade escolar), que o faz voluntariamente.
A apresentação será no dia 03/11/09,às 19h00min.
ESCOLA GUARANTÃ
ResponderExcluirTURMA ALZIRA
MARIALUIZA PEROTTO SROCZYNSKI
DORALICE APARECIDA MARQUEZI
UNIDADE3 ATIVIDADE 5
O imperativo de um novo pensar sobre a educação tem sido levantado nas últimas décadas. Construir um pensamento crítico constitui a sagacidade teórica da educação. A sociedade encontra-se na era da informação e do conhecimento, onde se apresentam os mais diversos recursos e meios de comunicação, que de maneira geral transforma a vida social, psicológica e internacional das pessoas. Por este motivo, cabe à escola proporcionar à população escolar, oportunidades para a construção de um conjunto de saberes e habilidades, através de novas estratégias que incluam os meios de comunicação na aprendizagem, a fim de integrar as técnicas cognitivas e emocionais dos educando motivados pelo tempo digital, e vincular os professores ao mundo dos alunos.
Busca-se hoje, através do ensino aprendizagem, que os alunos adquiram uma atitude de protagonista da ação educativa, ativa, participativa e reflexiva, diante do conhecimento histórico, e que se atrevam a declarar posturas diante das contradições que se lhes apresentam; enfim, que sejam críticos.
Um trabalho sério em educação tem de dialogar diretamente com seus professores em interação com os estudantes. Por isso a educação necessita desenvolver projetos educacionais tornando os recursos tecnológicos e audiovisuais ambientes abertos para crianças e jovens, permitindo que contribuam e participem criticamente das informações recebidas. A educação também se transforma em uma atmosfera de intercâmbio de experiências de comunicação e educação. Devemos aprender a repensar um novo espaço e uma nova perspectiva educativa. Uma das principais características do mundo atual consiste no fato de que diferentes espaços se complementam e se interagem.
Assim, os recursos tecnológicos e audiovisuais na escola significam, não apenas mais um dos expedientes pedagógicos, mas, principalmente novas alternativas educativas de estabelecer essa escola no mundo, abrindo novos espaços e novos horizontes ainda não totalmente explorados. Praticamente todos os temas podem ser abordados pelos recursos tecnológicos e audiovisuais, que passam a ser constituídos pelos espaços do conhecimento humano. É principalmente por meio das imagens e de sons, que podem ser registrados por aparelhos tecnológicos e audiovisuais que se configura a sociedade globalizada.
Quando educamos com a interação dos recursos tecnológicos e audiovisuais, resgatamos o objeto de estudo e oferecemos caminhos para interpretação, entendimento e análise criticam, permitindo a inclusão do processo da cultura tecnológica e audiovisual. Isso torna a aula criativa, participativa, prazerosa, saindo da mesmice das atividades tradicionais, onde o aluno muitas vezes, por falta de motivação fica desinteressado e conseqüentemente insubordinado.
Quando o professor constrói competência e habilidade para trabalhar com recursos tecnológicos e audiovisuais, ao contextualizar suas ações didáticas, esses meios serão usados como instrumentos pedagógicos enriquecedores da atividade educativa. No entanto, a escolha dos recursos tecnológicos e audiovisuais deve ser consciente, estando relacionada com o planejamento educacional e as metas estabelecidas, que desencadeiam as ações para se alcançar os objetivos propostos tanto da disciplina específica, como da escola como um todo. Ter como alicerce o que povoa o imaginário de nossos alunos pode facilitar nossa comunicação com eles e introduzir de forma agradável e prazerosa, novos conceitos e idéias nos programas hardware e o sorftware e na tv escola .
LUcimere Gomes da Silva
ResponderExcluirUNidade 3 atividade 5
Tecnologia Educacional
Objetivo: apresentar aos alunos do 4º ano do Ens. Fundamental a importância da tecnologia, sendo assim usado o computador através do programa Excel como ferramenta da construção do conhecimento e recurso para ser utilizado em sala de aula.
Será utilizado em sala de aula com os alunos, o computador e o data show, com aula expositiva, onde explicaremos a importância das tecnologias em nosso dia-a-dia.
4.1 Fichas de atividade
Nome: A matemática no dia a dia: orçamento familiar
Público alvo: 4º ano Ensino Fundamental
Disciplina: Matemática
Tema transversal: Trabalho e Consumo
Softwares necessários: Microsoft Excel, Microsoft Windows e Internet Explorer
Tempo previsto: 1 aula
Objetivos:
Desenvolver a habilidade dos alunos em elaborar e compreender o planejamento de um orçamento mensal.
Tomar conhecimento da relação entre trabalho, com o qual se obtém receitas, e consumo, que são os gastos.
Essa atividade foi encontrada no site do http://www.microsoft.com/brasil/educacao/comunidadeacademica/default. referente ao orçamento familiar, uma ótima oportunidade de ensinar a administrar as contas do dia-a-dia, o aluno fará pesquisa sobre o salário mínimo, gastos mensais de uma casa e valores relacionados a profissão que escolher, um excelente recurso para compreender sobre orçamento familiar e fazer contas no Excel para que saiba usar mais essa tecnologia.
A construção do conhecimento se da em diversas formas e lugares. Através das tecnologias utilizadas na educação o aluno consegue aprimorar melhor os conceitos das disciplinas, fazendo com que a aprendizagem torne-se mais significativa.
O uso do computador se tornou indispensável em sala de aula e no cotidiano de todo ser humano, por isso é importante o professor utilizar esta ferramenta como apoio em suas aulas. Visto que o aluno consegue aprender melhor com tecnologia que lhe favoreça o manuseio.
unidade 3 atividade 5
ResponderExcluirRogéria Cristhina Pedroso
Tecnologia Educacional
Objetivo: apresentar aos alunos do 4º ano do Ens. Fundamental a importância da tecnologia, sendo assim usado o computador através do programa Excel como ferramenta da construção do conhecimento e recurso para ser utilizado em sala de aula.
Será utilizado em sala de aula com os alunos, o computador e o data show, com aula expositiva, onde explicaremos a importância das tecnologias em nosso dia-a-dia.
4.1 Fichas de atividade
Nome: A matemática no dia a dia: orçamento familiar
Público alvo: 4º ano Ensino Fundamental
Disciplina: Matemática
Tema transversal: Trabalho e Consumo
Softwares necessários: Microsoft Excel, Microsoft Windows e Internet Explorer
Tempo previsto: 1 aula
Objetivos:
Desenvolver a habilidade dos alunos em elaborar e compreender o planejamento de um orçamento mensal.
Tomar conhecimento da relação entre trabalho, com o qual se obtém receitas, e consumo, que são os gastos.
Essa atividade foi encontrada no site do http://www.microsoft.com/brasil/educacao/comunidadeacademica/default. referente ao orçamento familiar, uma ótima oportunidade de ensinar a administrar as contas do dia-a-dia, o aluno fará pesquisa sobre o salário mínimo, gastos mensais de uma casa e valores relacionados a profissão que escolher, um excelente recurso para compreender sobre orçamento familiar e fazer contas no Excel para que saiba usar mais essa tecnologia.
A construção do conhecimento se da em diversas formas e lugares. Através das tecnologias utilizadas na educação o aluno consegue aprimorar melhor os conceitos das disciplinas, fazendo com que a aprendizagem torne-se mais significativa.
O uso do computador se tornou indispensável em sala de aula e no cotidiano de todo ser humano, por isso é importante o professor utilizar esta ferramenta como apoio em suas aulas. Visto que o aluno consegue aprender melhor com tecnologia que lhe favoreça o manuseio.
Turma alzira
ResponderExcluirGuaranta do norte
DAyane michele Matos Castilho
Rozalina Matos
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
E
AS TECNOLOGIAS.
Podemos estar utilizando o data show,
com a apresentação de slides para a turma.
Retroprojetor, microfone, dvd, cd, videos.
Os alunos em sala de aula
criariam as histórias em quadrinhos, conforme sua imaginação mandasse.
Em seguida essas historias em quadrinhos seriam contadas pelos alunos no microfone, e tirariamos fotografia
e dessas fotografias seriam feitos slides que seriam passados no data show, e assim assistidos por todos.
Ou serem apresentados pelos alunos no retroprojetor.
Publico alvo turmas de alfabetização.
• UNIDADE 3
ResponderExcluir• ATIVIDADE 5
• FORMADORA:Jislaine Luz
CURSISTA: Silene Oliveira de Matos Priesnitz
ESCOLA: Beija –Flor - Guarantã do Norte/MT
TÍTULO- A ÁGUA
RECURSOS DIGITAIS: SALA DE INFORMÁTICA (COMPUTADOR), DATA SHOW
ESTA PROPOSTA SERÁ DEDENVOLVIDA COM OS ALUNOS DO 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, DESENVOLVERÃO A LEITURA INFORMATIVA, ASSISTIRÃO O VÍDEO ANIMAÇÃO ÁGUA, ENVOLVENDO AS DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS, LINGUAGEM E ARTES (CONFECÇÕES DE CARTAZES)
LINKS: www.youtube.com/?v=KRNY9Ct7b6Q
Unidade 3 Atividade – 5
ResponderExcluirTurma: Alzira
Cursistas: Derli,Fátima e Tatiane
Escola Estrelinha do Norte
Guarantã do Norte
Nesta atividade criamos uma apresentação em slides informando o tema: “Importância da estória” através dos sites:
www.atividadeseducativas.com.br e aprenderelegal.com.br
Será utilizado em sala de aula com os alunos, o computador e o data show, com aula expositiva, onde explicaremos a importância das tecnologias em nosso dia-a-dia. com o objetivo de fazer as crianças terem gosto pela leitura e produção de texto é mostrando como a ferramenta do hipertexto eletrônico, empregada na produção dos conteúdos para a Internet, cria as bases para novas práticas de escrita e leitura de textos.
Atividade - 5 – turma Emerson
ResponderExcluirOdete
Literatura Infantil e o uso das Tecnologias.
Conto: João e Maria
A literatura por exercer uma influência benéfica na formação de personalidade da criança, isto porque através das histórias, as crianças aprendem que é possível vencer obstáculos e saírem-se vitoriosas.
Recursos digitais:
Máquina fotográfica digital, Data show, Computador, Som, CD, vídeo.
Todos esses recursos encontram-se nas dependências da própria escola. na sala de Informática feito o uso do data show.
Os outros recursos são usados em sala de aula.
Valorizar a literatura infantil de modo que as crianças possam se identificar imaginar e superar suas dificuldades da infância, fazendo relação entre o faz-de-conta e o seu mundo real.
Serão trabalhadas as disciplinas de Artes, língua Portuguesa, matemática.
Nesta atividade serão realizados jogos de quebra – cabeça, Atividades matemáticas e Desenhos espontâneos através do uso do computador. Em sala será feito uma dramatizações do Conto de fada.
www.atividadeseducativas.com.br
www.youtube.com.br
Unidade 3
ResponderExcluirAtividade5
Turma Alzira
ceja Luiza Miotto
cursista ;Maristela gomes
A tecnologia na educação requer um olhar mais abrangente envolvendo novas formas de ensino trabalhamos jogos matematicos formas geometricas
Objetivo;
fazer com que os alunos conheçao a tecnologia e posam usufruir .e possam navegar pela internet sempre consegue ter um ótimo resultado.
Turma:Luciana
ResponderExcluirE.E.19 de Julio
Cursista:Helena C.de Aragão
Unidade:3
Atividade:5
Se divertindo e aprendendo com o tangram
O tangram é um antigo jogo chinês composto de sete peças recortadas em madeira ou cartão. Com elas você pode montar uma grande variedade de figuras.
Podemos levar os alunos acessar um modelo do Tangram imprimir e recortar. Antes deve colar a folha em um cartão duro para que as peças fiquem mais resistentes.
Pode tambem brincar com o tangram na internet.
Turma Sebastiani
ResponderExcluirAtividade 5
Aluna: Irene H. Altran
O maior desafio tem sido motivar o prof. a sair da esfera restrita do livro e ter a coragem de buscar outros portadores de informações que estão no cotidiano, no rótulo, na revista, no contexto da vida ral, na tv, no rádio. etc. Por hoje faremos uma tentativa de se utilizar de outros espaços da escola e da comunidade.
Atividade 5
ResponderExcluirCriar uma atividade corporal, encenação imorovisada com mascaras confeccionada pelos atuantes.
Helena
ANA PAULA ALVES SOUZA
ResponderExcluirESCOLA MUNICIPAL MUNDO ENCANTADO DA CRIANÇA
UNIDADE III
ATIVIDADE 5
Apresentação hipertextual
1) Aprendendo a cuidar das plantas
Produto em mídia digital
2) Recursos digitais: www.atividadeseducativas.com.br
Máquina fotográfica digital, Data show, Computador, Som, CD, vídeo.
Todos esses recursos encontram-se nas dependências da própria escola e também
Terra mudas de plantas
3) O objetivo dessa atividade e estimular o cuidado com o meio ambiente em especial às plantas de maneira divertida com as crianças da educação infantil de cinco anos.
Através da atividade desenvolvida no laboratório e atividade de campo espera-se que os alunos tenham contanto, cuidados e amor às plantas de modo geral.
Sou a professora Cleuza Marcolino de Morais Silva
ResponderExcluirTrabalho na E. M. Mundo Encantado da Criança
Turma Emerson
Atividade 05
Unidade III
TÍTULO: BRINCANDO COM OS NUMEROS
PRODUTOS DIGITAIS: SALA DE INFORMÁTICA(COMPUTADOR)
ATIVIDADE PROPOSTA SERÁ PARA OS ALUNOS DO 2 ° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, RELIZADA ATRAVÉS DE JOGOS INTERATIVOS, ENVOLVENDO OS NUMERAIS ORDINAIS E CARDIAIS. TRABALHADA NA ÁREA DE MATEMÁTICA.
LINKS: www.discoverykidsbrasil.com
www.junior.te.pt
www.redescola.com.br
Escola Municipal Dom Helder Câmara
ResponderExcluirTítulo: A informática como ferramenta pedagógica
A aula foi desenvolvida com o uso do Data show apresentando vários slides com fotos que retratam a origem do Município Peixoto de Azevedo. O uso dessa importante ferramenta contribuiu para despertar o interesse dos alunos foi uma aula em que os mesmos participaram, comentaram e que o uso da tecnologia foi enriquecedora para construção do conhecimento.
Josy Fernandes
UNIDADE:3
ResponderExcluirATIVIDADE:5
TECNOLOGIA EDUCACIONAL
GEOGRAFIA: AS REGIÕES DO BRASIL: QUEBRA- CABEÇA.
AS ATIVIDADES FORAM MINISTRADAS PARA OS ALUNOS 3ºANO DO 1º CICLO, AS QUAIS AMPLIARAM O CONHECIMENTO DOS ALUNOS SOBRE AS REGIÕES E LOCALIZAÇAO VISUAL NO MAPA.
OS RECURSOS DIDATICOS UTILIZADOS:
LEITURA NOS LIVROS, MAPAS, PESQUISA NO LABORATÓRIO CONSULTANDO O SITE blog.educacional.com.br/.../as-regioes-do-brasil/
EM SALA FORAM FEITAS PERGUNTAS ORALMENTE PARA VERIFICAR A APRENDIZAGEM DO TEMA;
COM ESSA ATIVIDADE PERCEBI QUE OS ALUNOS APRENDERAM A SE LOCALIZAR NO MAPA DE FORMA DINÂMICAS, PRAZEROSA E PROVEITOSA.
IRENE G. DE SOUZA
Unidade:3
ResponderExcluirAtividade:5
Tecnologia Educacional
Geografia; As Regiões do Brasil
Quebra-cabeça
A atividade foi desenvolvida com aturma de alfabetização;desenvolve o conhecimento dos alunos sobre as regiões e a localização visual no mapa.
Os recursos didaticos utilizados: leitura nos livros, mapas e laboratório para realizar a atividade do quebra-cabeça;site blog.educacional.com.br/.../as-regiões-do-brasil/:em sala foi feito perguntas oralmente para verificar a aprendizagem do tema; com essa atividade percebi que os alunos aprenderam a se localizar no mapa, de forma dinamica pazerosa e proveitosa.
DELESIA MARIA GOULART
UNIDADE 3 ATIVIDADE 5
ResponderExcluirZEILA BRIZOLLA
ESCOLA BAIRRO UNIÃO
Através do site
www.novotempo.org.br/lojavirtual/index.asp?secao=1...
ou http://www.gospelmusiccafe.com.br/artistas.aspx?cod_artista=86
podemos ter acesso a historais de cunho educativo, como ;Tia Cecéu - História Lixo é no lixo. youtube.
Os alunos da escola Bairro União, de uma forma geral poderão ter acesso à informaçoes adicionais sobre a importancia de se cuidar do ambiente em que vive. E de forma especifica esta atividade será desenvolvida com os alunos da sala de articulação,ou seja, alunos que frequentam as aulas de reforço.
O objetivo é levar os alunos a cuidarem do meio ambiente e nada é mais agradavel do que ter acesso às informaçoes atraves de sites educativos, não é mesmo?
UNIDADE 3
ResponderExcluirTurma Emerson
Atividade 5
Lucimar
Nas aulas de pesquisa no laboratório de informática foi pesquisado junto com os alunos sobre as lendas folclóricas, em dupla cada um pesquisou uma lenda: como Saci Pererê, Boi Tatá, Mula sem Cabeça, entre outras;
No segundo momento foi feito a sistematização de cada lenda, cada dupla contou ao grupo todo, a sua lenda pesquisada, foi muito bom, pois houve interesse de cada um e também de participar cada vez mais.
UNIDADE 3
ResponderExcluirTurma Emerson
Atividade 5
Marlene
Aula desenvolvida com a turma da 3ª fase C do 2º ciclo.
Nas aulas de pesquisa no laboratório de informática foi pesquisado junto com os alunos sobre as lendas folclóricas, em dupla cada um pesquisou uma lenda: como Saci Pererê, Boi Tatá, Mula sem Cabeça, entre outras;
No segundo momento foi feito a sistematização de cada lenda, cada dupla contou ao grupo todo, a sua lenda pesquisada, foi muito bom, pois houve interesse de cada um e também de participar cada vez mais.
turmasilvia@hotmail.com
ResponderExcluirAdriana, Ivanei, Renata, Marilene
Módulo: 3 ati: 5
Brincadeiras de roda na Educação Infantil.
As brincadeiras lúdicas, envolvendo a música, a dança, as brincadeiras de roda. Faz as crianças possam ficar descontraídas e se soltem durante essas atividades. Causando a motivação nas crianças mais tímidas que no dia- a -dia não conseguem relacionar-se bem em grupo.
Para desenvolver essas atividades utilizaremos como recursos tecnológicos: CD, DVD, TV, SOM, FANTOCHES e a imaginação através das dramatizações das música cantadas em sala de aula. Explorando através dessas atividades a coordenação motora, o equilíbrio, a lateralidade e deixar fluir sua criatividade.
Turma Silvia
ResponderExcluirUnidade 3
Atividade 5
Cleonice
Dionea
Edilene
Milagres
Literatura Infantil e o uso das Tecnologias.
Conto: João e o Pé de Feijão
A literatura por ser uma influência benéfica na formação de personalidade da criança, isto porque através dos contos, os educando aprendem a superar dificuldades e saírem vitoriosos.
Recursos digitais:
Câmera digital, Data show, Computador, Som, CD, vídeo.
Todos esses materiais estão disponíveis nas dependências da própria escola,. na sala de Informática feito o uso do data show.
Os outros recursos são usados em sala de aula.
turmasilvia@gmail.com
ResponderExcluirAngélica Jilsélia Teresa
Unidade 3
Atividade5
Tema literatura infantil nas tecnologia
Será realizada com os alunos 2º ano B, na Escola Dom Hélder Câmara, vamos utilizar livros literários, revistas, CD, DVD, televisão, laboratório de informática, data show, câmara digital, teatro de fantoche, leitura. Possibilitar aos alunos o gosto pela leitura infantil, e valorizar a literatura infantil de modo que as crianças possam se identificar sua criatividade entre o mundo imaginário e o real.
turmasilvia@gmail.com
ResponderExcluirCelma Francisca, Salete Regina,Maria Zuleide.
Atividade 5
Literatura com o uso das tecnologias
Conto:Cinderela
A Literatura Infantil é de suma importância para o desenvolvimento do racíocinio lógico das crianças, porque aguça a imaginação e a curiosidade levando a novas descobertas.
Os recursos utilizados para o desenvolvimento das atividades foi:
data show, câmera digital,internet, livros. A escola pela qual trabalhamos dispõe de todos esses recursos utilizados.
turmasilvia@gmail.com
ResponderExcluirMargarete, Eury,Marinelza,Elissandra
unidade 3
Atividade 5
LITERATURA INFANTIL
Nesta atividade foi apresentada aos alunos importancia da leitura através da linguagem não verbal, com o proposito da desenvoltura da criação e produção textual, bem como levar a criança a dar continuidade a sequencia lógica das gravuras no mundo imaginario de sua fantasia.
RECURSOS UTILIZADOS
No desenvolvimento do trabalho foram utilizados, varios recursos como:livros de literatura infantil,CD e DVD de história infantil relacionado ao tema.
A escola onde foi desenvolvido o trabalho ofereceu todos os recursos utilizados durante as etapas das atividades do projeto.
Lindamir
ResponderExcluirEscola
Atividade 05
Bom com os alunos de maternal, trabalhamos com pesquisa de contos infantis foi pesquisado no site uol.com.br/cinf.htm as crianças ficaram maravilhadas escolheram os contos ou as fábulas assistiram e depois fizemos um teatrinho com eles, onde foi apresentado na escola.
Lindamir
ResponderExcluirEscola bairro uniao
Atividade 05
Bom com os alunos de maternal, trabalhamos com pesquisa de contos infantis foi pesquisado no site uol.com.br/cinf.htm as crianças ficaram maravilhadas escolheram os contos ou as fábulas assistiram e depois fizemos um teatrinho com eles, onde foi apresentado na escola.
Unidade: 3
ResponderExcluirAtividade: 5
Turma: Luciana
Cursista: Isabel Cristina / Nazi/Idê
Peixoto de Azevedo-MT
Visitando o site – Ática Educacional , encontramos roteiros pedagógicos, que nos deram subsídios para facilitar os nossos trabalhos em sala de aula.
No tema A arara cantada – tenho a oportunidade de trabalhar, abordagens Pedagógicas, abordagens interdisciplinares e temas transversais.
http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/secoes/ficha.aspx?cod=425
ATIVIDADE 5
ResponderExcluirNARA L. COLVERO
Primeiro slide:
Recriando a História da vinda dos Portugueses ao Brasil.
Segundo slide:
Utilização de:
Livro de História.
Desenhos de mar, navios e barcos em papel pardo.
TV (sala de vídeo) e câmera digital da escola.
Terceiro slide:
Desenvolver na segunda série. Dividir os personagens, cada um pega o desenho de sua representação. O repórter da turma vai filmar a a história começa. Cada personagem tem seu texto resumido para falar. No final a turma toda assiste a história recriada. Com essa e muitas outras atividades recriadas pelos próprios alunos esperamos que a aprendizagem seja duradoura, principalmente na disciplina de História que atualmente está muito extensa e faz com que as aulas de História produzam efeitos de sono com professores e alunos. Todas as disciplinas podem ser envolvidas nesse tipo de planejamento, preferencialmente aquelas em que os alunos estão com mais dificuldades, por exemplo em Língua Portuguesa que a carga horária é maior, pode ser desenvolvida a grafia correta das palavras, a entonação da voz, pontuação, etc, em geografia pode ser trabalhada a transformação dos aspectos geográficos no Brasil da época da chegada dos Portugueses até os dias atuais.
Quarto slide:
Os slides serão apresentados na apresentação eletrônica.
Nas aulas descobrindo o computador, foi trabalhado na sala de informática, os alunos foram observando as ferramentas do computador, manuseando de forma correta e conhecendo o nome das peças mais visivel.Foi muito proveitoso,pois os alunos passaram aconhecer o computador a manusear e entrar em alguns programas despertando ainda mais suas curiosidades,pois percebi interesse de cada um e a participação dos mesmos. Edilene chaves
ResponderExcluirUnidade 3 atividade 5
ResponderExcluirProf. Marilene S. Henning
Peixoto de Azevedo - Mt
Falar em recursos tecnologicos é bom demais e usá-los como recurso em sala de aula ou em lugar pertinente é melhor ainda, o problema é que muitas vezes não conseguimos acompanhar esse desenvolvimento. Mas no que se refere a atividade proposta; durante a realização da sala do professor muitos slides, filmes foram apresentados, foi um recurso fundamental para o exito do curso. O primeiro slide apresentado foi sobre um projeto sobre o transito que já haviamos realizado; o segundo foi um filme sobre dislexia,onde o aluno recebia aula de fonoaudilogia, o terceiro foi um depoimento dado por um dislexico, o quarto foi um slide mostrando todos os meios que a escola possui para porporcionar melhores meios para o professor poder realizar suas atividades.
UNIDAE 3 ATIVIDADE 5
ResponderExcluirTURMA LUCIANA
ESCOLA 19 DE JULHO PEIXOTO DE AZEVEDO MT
PROF.EDILENE L.DE MELO CARVALHO
Apresentação Hipertextual
O trabalho desenvolvido foi o projeto na escola Municipal São Pedro e o primeiro slide foi sobre Os Impactos ambientais Urbanos, com imagens registradas pelos próprios alunos através de câmera digital,o segundo slide mostrava a realidade da degradação ambiental encontrada no local.O terceiro é própria aluna apresentando para a comunidade escolar.O trabalho foi desenvovido com ma turma do 7ºano.
Turma Alzira
ResponderExcluirAtividade 5 Unidade 3
E.E.LUIZA MIOTTO
Prof° Silvano Ramos
O tangram é um antigo jogo chinês composto de sete peças recortadas em madeira ou cartão. Com elas você pode montar uma grande variedade de figuras.
pode levar os alunos acessar um modelo do Tangram imprimir e recortar. Antes deve colar a folha em um cartão duro para que as peças fiquem mais resistentes.
Pode também brincar com o tangram na
Cursista: Leandro C. Baches
ResponderExcluirPERSPECTIVAS AO NAVEGAR POR HIPERTEXTOS:
Turma da Alzira
Unidade 3 atividade 5
Tecnologia Educacional
Objetivo: apresentar aos alunos do 4º ano do Ens. Fundamental a importância da tecnologia, sendo assim usado o computador através do programa Excel como ferramenta da construção do conhecimento e recurso para ser utilizado em sala de aula.
Será utilizado em sala de aula com os alunos, o computador e o data show, com aula expositiva, onde explicaremos a importância das tecnologias em nosso dia-a-dia.
4.1 Fichas de atividade
Nome: A matemática no dia a dia: orçamento familiar
Público alvo: 4º ano Ensino Fundamental
Disciplina: Matemática
Tema transversal: Trabalho e Consumo
Softwares necessários: Microsoft Excel, Microsoft Windows e Internet Explorer
Tempo previsto: 1 aula
Objetivos:
Desenvolver a habilidade dos alunos em elaborar e compreender o planejamento de um orçamento mensal.
Tomar conhecimento da relação entre trabalho, com o qual se obtém receitas, e consumo, que são os gastos.
Essa atividade foi encontrada no site do http://www.microsoft.com/brasil/educacao/comunidadeacademica/default. referente ao orçamento familiar, uma ótima oportunidade de ensinar a administrar as contas do dia-a-dia, o aluno fará pesquisa sobre o salário mínimo, gastos mensais de uma casa e valores relacionados a profissão que escolher, um excelente recurso para compreender sobre orçamento familiar e fazer contas no Excel para que saiba usar mais essa tecnologia.
A construção do conhecimento se da em diversas formas e lugares. Através das tecnologias utilizadas na educação o aluno consegue aprimorar melhor os conceitos das disciplinas, fazendo com que a aprendizagem torne-se mais significativa.
O uso do computador se tornou indispensável em sala de aula e no cotidiano de todo ser humano, por isso é importante o professor utilizar esta ferramenta como apoio em suas aulas. Visto que o aluno consegue aprender melhor com tecnologia que lhe favoreça o manuseio.
Unid.3
ResponderExcluirAtiv.5
Professora Alessandra
"19 de Julho"
A sugestão de atividades:
Apresentação de trabalhos de temas variados tais como "o ciclo da água, as industrias, as formas do relevo", relacionados aos conteúdos do período do curso através de data show, cartazes, entre outros.
Modulo 3 – atividade 5
ResponderExcluirOrientadora: Luciana Ortega
Cursista: Raquel C. Ortega Zanatta
O uso das Tecnologias. WWW.discovery kids.com.br
Volta ao Mundo
O uso deste site possibilitou aos alunos do 4º ano da Escola Estadual Monteiro Lobato, a viagem dos sonhos, dar a volta ao mundo, tendo acesso ao espaço territorial como cultural, localizar geograficamente e culturalmente é exercer uma influência benéfica na formação de personalidade da criança.
Recursos digitais:
Data show, Computador, site programado: Discovery kids
Todos esses recursos encontram-se nas dependências da própria escola. na sala de Informática .
Disciplinas envolvidas: língua Portuguesa, historia , geografia e artes.
Unidade 3
ResponderExcluirAtividade 5
Turma Anne
Maria Aparecida Lemes
Alunos 3ª série
Nome da Atividade: Supermercado Legal
Objetivos Disciplinares:
Utilizar-se da recreação para aperfeiçoar o aprendizado da soma;
Ensinar a trabalhar em grupo e decidir em grupo;
Utilizar a troca de conhecimento dos próprios alunos com seus colegas de classe;
Ajudar o aluno a perceber a matemática nas coisas simples do dia-a-dia;
Mostrar a necessidade de saber efetuar operações de soma e subtração.
Objetivos Interdisciplinares:
Estimular o aprendizado com o dia-a-dia;
Estimular a criatividade;
Ajudar o aluno a perceber o mundo como um todo;
Mostrar de forma simples como é fácil utilizar a soma e a subtração na hora de comprar objetos e também na hora de dar o troco para o cliente;
Ensinar a responsabilidade de corrigir os exercícios dos colegas e passar confiança para eles.
Material a ser utilizado:
Cartolinas verdes ou papel - cartão verde;
Caneta preta;
Figuras de alimentos vendidos em supermercado como: arroz, feijão, açúcar, papel, óleo, caixa de bombom, bicicleta, frutas e outros elementos que possam complementar o supermercado. Caso possa levar para a sala de aula os produtos, em vez de figuras, ficará bastante interessante para os alunos;
Papel A4 branco.
Procedimentos:
Pesquise na sala de informática os dinheiros, veja os desenhos e depois vai para a sala de aula.
Pegue a cartolina verde e corte-a em tamanhos iguais. Com a caneta preta escreva os valores de cada nota para ir construindo o dinheiro que será utilizado pelos alunos ou utilizar as notas Gente Feliz que estão logo abaixo. Basta imprimir e recortar.
Faça uma quantidade de notas de forma que cada grupo fique com as seguintes quantias:
Cursista: Eva Aparecida Cavalcante de Sousa
ResponderExcluirPERSPECTIVAS AO NAVEGAR POR HIPERTEXTOS:
Turma da Alzira
Unidade 3 atividade 5
Tecnologia Educacional
Objetivo: apresentar aos alunos do 4º ano do Ens. Fundamental a importância da tecnologia, sendo assim usado o computador através do programa Excel como ferramenta da construção do conhecimento e recurso para ser utilizado em sala de aula.
Será utilizado em sala de aula com os alunos, o computador e o data show, com aula expositiva, onde explicaremos a importância das tecnologias em nosso dia-a-dia.
4.1 Fichas de atividade
Nome: A matemática no dia a dia: orçamento familiar
Público alvo: 4º ano Ensino Fundamental
Disciplina: Matemática
Tema transversal: Trabalho e Consumo
Softwares necessários: Microsoft Excel, Microsoft Windows e Internet Explorer
Tempo previsto: 1 aula
Objetivos:
Desenvolver a habilidade dos alunos em elaborar e compreender o planejamento de um orçamento mensal.
Tomar conhecimento da relação entre trabalho, com o qual se obtém receitas, e consumo, que são os gastos.
Essa atividade foi encontrada no site do http://www.microsoft.com/brasil/educacao/comunidadeacademica/default. referente ao orçamento familiar, uma ótima oportunidade de ensinar a administrar as contas do dia-a-dia, o aluno fará pesquisa sobre o salário mínimo, gastos mensais de uma casa e valores relacionados a profissão que escolher, um excelente recurso para compreender sobre orçamento familiar e fazer contas no Excel para que saiba usar mais essa tecnologia.
A construção do conhecimento se da em diversas formas e lugares. Através das tecnologias utilizadas na educação o aluno consegue aprimorar melhor os conceitos das disciplinas, fazendo com que a aprendizagem torne-se mais significativa.
O uso do computador se tornou indispensável em sala de aula e no cotidiano de todo ser humano, por isso é importante o professor utilizar esta ferramenta como apoio em suas aulas. Visto que o aluno consegue aprender melhor com tecnologia que lhe favoreça o manuseio.
Tema: A informática como ferramenta pedagógica
ResponderExcluirO uso da informática em sala de aula chama muito a atenção dos alunos, pois eles usam uma ferramenta que facilita muito a aprendizagem. A aula teve um aproveitamento muito bom, pois os alunos aprenderam pesquisar na internet. E entenderam o que esse recurso tão valioso nos traz de bom ou de ruim.
Lucélia de Oliveira Lucas
Atividade: 5 Unidade 3
ResponderExcluirCursista: Mª Silvana da Silva Souza
Turma Anne
Todos os recursos usados para trabalhar com alunos em sala de aula têm uma tendência a aumentar o desempenho individual de cada um, pois estes recursos na sala de aula valorizam muito a literatura de modo que as crianças possam se identificar imaginar e superar suas dificuldades da infância, fazendo relação entre o faz-de-conta e o seu mundo real. Pois estes trabalhos incluindo as disciplinas de artes e língua atividade será realizado jogos de quebra – cabeça, Atividades e Desenhos espontâneos através do uso do computador. Em sala será feito uma dramatizações do Conto A formiguinha e a neve em forma de teatro.
OSANDIA SELMA E KATIUSCIA
ResponderExcluirESCOLA JANE PEREIRA LOPES
O nosso projeto tem o objetivo de melhora a qualidade de vida do nosso aluno. Ensinando a reducação alimentar e com isso a prevenção futura,para assim ter a vida saudavél e feliz.
Unidade III Atividade 5
ResponderExcluirIrene - Bairro União
Para o desenvolvimento da atividade sobre o Meio Ambiente elaboramos uma sequência de slides para estudar as consequências do desmatamento sem controle causando enormes prejuízos na natureza.
Acessar o Site www.kidleitura.com e ler a historia Lulu Caramelo e os Protetores da Floresta.
A importância de se preservar a natureza e não poluir os rios e campos com papeis, latas, plásticos e outros materiais.
Com o tempo a poluição mata todo tipo de vida que existe na natureza como os peixes, plantas , animais.
Rosimére
ResponderExcluirtividade 5
A literatura infantil em todas as nuances é uma atividade humana de importância crucial para a aquisição do conhecimento. O uso do computador implica a desvalorização da leitura, em decorrência disso, o livro. a idéia é aproveitar o universo criativo do leitor para a criação de seus próprios textos, transformando em livros, mas livros eletrônicos, aproveitando diversos recursos de mídia que o computador oferece par facilitar o manuseio.
Zuleide Paixão
ResponderExcluir|tividade 05
Nas aulas de laboratório pesquisamos junto as crianças as histórinhas o patinho feio, João e Maria entre outra que deixou as crianças encantadas em poder trabalhar com os vídeos e em seguida recontar algumas dessas história para o grupo de colegas no final da aula quando fazemos a revisão dos conteúdo do dia.
Unidade 3
ResponderExcluirAtividade 5
Turma Ebenezer
Rosangela G. Carnio
Guarantã do norte
A atividade foi pensada para aplicar com alunos do pré I, com objetivo de mostrar semelhanças e diferenças de animais selvagens e domésticos e características de cada um.
UNIDADE 3
ResponderExcluirATIVIDADE: 05
Turma Beija-flor
Terezinha Lindacir Perim Bussolaro
Professora formadora: Jislaine da Luz
Guarantã do Norte MT
TEMA: Slide (tem que fazer)
TEMA:Apresentação hipertextual.
-Quebra-cabeça com palavras.
OBJETIVO:
-Conhecer as partes do quebra-cabeça e sua parte inteira;
-Desenvolver o raciocínio com a escrita das palavras.
DESENVOLVIMENTO:
-Aplicação para alunos do 1º ano “B”, com faixa etária de 6 anos de idade;
-Dividir os alunos em grupos de 3 ou 4 componentes;
-Na sala de informática, cada aluno manuseia o mause; fazendo revezamento assim sucessivamente;
-O quebra-cabeça montado podem ser agrupados seguindo um critério de classificação. Por exemplo:
* figuras de animais que botam ovos;
* figuras de animais que têm pêlo;
*figuras com animais que voam.
-Usar a capacidade mental e intelectual.
-Juntar as partes e formar a palavra do quebra-cabeça completa.
RECURSOS:
-(site) utilizar o wendy;
-Computador, câmara digital.
Com esse trabalho espera-se que os alunos consigam dominar o mouse, desenvolva seu raciocínio lógico.
UNIDADE 3
ResponderExcluirATIVIDADE: 05
Turma Beija-flor
Aparecida Gonçalves de Oliveira
Professora formadora: Jislaine da Luz
Guarantã do Norte MT
TEMA: Slide
TEMA:Apresentação hipertextual.
-Quebra-cabeça com palavras.
OBJETIVO:
-Conhecer as partes do quebra-cabeça e sua parte inteira;
-Desenvolver o raciocínio com a escrita das palavras.
DESENVOLVIMENTO:
-Aplicação para alunos do 1º ano “B”, com faixa etária de 6 anos de idade;
-Dividir os alunos em grupos de 3 ou 4 componentes;
-Na sala de informática, cada aluno manuseia o mause; fazendo revezamento assim sucessivamente;
-O quebra-cabeça montado podem ser agrupados seguindo um critério de classificação. Por exemplo:
* figuras de animais que botam ovos;
* figuras de animais que têm pêlo;
*figuras com animais que voam.
-Usar a capacidade mental e intelectual.
-Juntar as partes e formar a palavra do quebra-cabeça completa.
RECURSOS:
-(site) utilizar o wendy;
-Computador, câmara digital.
Com esse trabalho espera-se que os alunos consigam dominar o mouse, desenvolva seu raciocínio lógico.
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ResponderExcluirProfº Cursista: Gleice Cristina da Silva Sampaio
ResponderExcluirBrincadeiras de roda na Educação Infantil.
As brincadeiras lúdicas, envolvendo a música, a dança, as brincadeiras de roda. Faz as crianças possam ficar descontraídas e se soltem durante essas atividades. Causando a motivação nas crianças mais tímidas que no dia- a -dia não conseguem relacionar-se bem em grupo.
Para desenvolver essas atividades utilizaremos como recursos tecnológicos: CD, DVD, TV, SOM, FANTOCHES e a imaginação através das dramatizações das música cantadas em sala de aula. Explorando através dessas atividades a coordenação motora, o equilíbrio, a lateralidade e deixar fluir sua criatividade.
Atividade 05
ResponderExcluirTurma Anne
Angélica maria
Para o desenvolvimento das atividades com os alunos de educação infantil foi necessário slides sobre a história dos três porquinhos seguindo uma seqüência lógica para que eles se interagissem com os objetivos por mim propostos, pois são crianças muito pequenas e tive que fazer essa atividade somente de comparação e também trabalhar a semelhança e diferença dos animais.
Turma: Anne
ResponderExcluirProf. Luzia Rodrigues Arruda
Foi utilizado na aula o filme irmão urso,
o objetivo, foi de internalizar valores humanitários, provovar a união, o respeito as diferenças, vejo que esses recursos até o mais simples como um video, se bem utilizado pode provovar mudanças, profundas em nos seres humanos.
TEREZINHA VILIBALDA
ResponderExcluirESCOLA JARDIM DAS FLORES-PXTO
sugestão de Atividade
Uma atividade que sugiro e já apliquei e é muito gostosa,divertida e proveitosa em termos de aprendizagem,interação aluno/aluno e aluno/professor e pode envolver todas as turmas do mesmo ciclo é a de Mercadinho. É muito legal a turma adora, e até choram para participar.Como organizar:peça aos alunos para trazer embalagens tomando cuidado para não pegarem de produtos perigosos.Em grupos separam e colocam os preços tudo coordenado pelo professor.Pode montar prateleiras ou colocá-los nas mesas mesmo.Uns são funcionários outros clientes e acontece a simulaçaõ do mercadinho. Pode chamar alunos de outra salas para fazerem as comprinhas.Recursos dinheirinho, embalagens,sacolas e outros que achar necessário.
Atividade: 05 Unidades: 03
ResponderExcluirEdinalva Alves da Silva
Com a escolha dos recursos tecnológicos e audiovisuais deve ser consciente, estando relacionados com o planejamento educacional e as metas estabelecidas, que desencadeiam as ações para se alcançar os objetivos propostos tanto da disciplina específica, como da escola como um todo. Ter como alicerce o que povoa o imaginário de nossos alunos podendo facilitar a comunicação com eles e introduzindo de forma agradável e prazerosa, os novos conceitos de idéias nos programas hardware e o software e na TV escola.
Andreia Monteiro
ResponderExcluirBrincando para escrever melhor
Faixa etária: a partir de 8 anos
Série: a partir da 3ª série
Número de jogadores: 2 até 4 jogadores
Principais dificuldades trabalhadas: ortografia; vocabulário; divisão silábica das palavras; coordenação motora; lateralidade; tonicidade das palavras; frases; parágrafo
Material necessário para cada pequeno grupo: 1 quebra-cabeça
REGRAS: 1. A turma é dividida em pequenos grupos de até quatro jogadores.2. O professor distribui um quebra-cabeça para cada grupo.3. Vence a primeira etapa o grupo que primeiro montar o quebra-cabeça corretamente.4. Os pequenos grupos devem escrever o nome dos objetos do quebra-cabeça montado.5. Vence a segunda etapa o grupo que escrever o maior número de palavras no tempo estabelecido e obedecendo as normas preestabelecidas pelo professor.6. O professor escolhe algumas das palavras escritas pelos alunos para serem divididas em sílabas.7. Vence a terceira etapa o grupo que primeiro realizar a tarefa corretamente.8. Os pequenos grupos devem classificar as palavras divididas em sílabas quanto à tonicidade.9. Vence a quarta etapa o grupo que primeiro realizar a tarefa corretamente.10. O professor escolhe cinco palavras (sugestão) para ser redigida uma frase com cada uma delas.11. Vence a quinta etapa o grupo que primeiro realizar a tarefa obedecendo às normas preestabelecidas pelo professor.12. Individualmente, cada aluno escolhe três das frases redigidas para que seja desenvolvido um parágrafo.
Como confeccionar o material:O professor deve escolher uma gravura, própria do interesse da idade dos alunos, com o tamanho aproximado de uma folha de desenho e colá-la sobre cartolina ou papelão. Depois de colada ela deve ser partida em 12 pedaços de tamanhos e formas diferentes (sugestão). A gravura escolhida deve ser a mesma para todos os grupos – portanto, o professor deve reproduzi-la.
Unidade 03
ResponderExcluirAtividade 05
Alexandra Barbosa da Silva
Maria do Carmo Santana
Maria Isabel
Leitura:
Livro: Macaco Malandro, de Tatiana Belinky
A literatura exerce uma influência benéfica na formação de personalidade infanto-juvenil, isto porque através das histórias, as crianças aprendem o que é possível conhecer um novo mundo, dramatizar as histórias para dar vida a leitura.
Recursos digitais:
Máquina fotográfica digital, Computador, Som, CD, microfone.
Todos esses recursos encontram-se nas dependências da própria escola, do qual levamos para sala de aula.
Turma Anne
ResponderExcluirUnidade 03
Atividade 05
Dalverlandia
APRENDENDO COM O TANGRAM
O tangram é um antigo jogo chinês composto de sete peças recortadas em madeira ou cartão. Com elas você pode montar uma grande variedade de figuras.
pode levar os alunos acessar um modelo do Tangram imprimir e recortar. Antes deve colar a folha em um cartão duro para que as peças fiquem mais resistentes.
Pode tambem brincar com o tangram na midia.
UNIDADE III
ResponderExcluirAtividade 05
Geusa, Jô e Petrô
Tema: "O BRASIL NÃO TEM COR"
O dia 20 de Novembro é dedicado ao Dia da "Consciência Negra" dedicamos a semana para debatere refletir sobre as diferenças raciais e a importância de cada um na construção do processo de nosso país, estado e comunidade.
As atividades propostas foram em forma de textos e atividades de reflexão com os alunos, nos textos abordaremos a escravidão, as leis que a aboliram, Zumbi dos Palmares, filmes e documentários sobre a abolição da escravatura e o respeito que cada um tem que ter com os outros e com si mesmo.
Os recursos utilizados serão textos impressos e copiados, máquina fotográfica, aparelhos de DVD, televisão, recortes de revistas, a impressora e o computador da escola.
Alguma atividades foram encontradas na Internet e outras retiradas de livros didáticos.
Turma Anne
ResponderExcluirFernanda Lopes
Creche criança feliz
Para trabalhar a atividade com os alunos de educação infantil, utilizei na aula o filme patinho feio. O objetivo foi de internalizar valores e provocar a união e o respeito às diferenças em seguida fiz um seqüência de lógica para que eles se interagissem com os objetivos por mim propostos, pois são crianças muito pequenas.
Prof. Marcos M. Farias
ResponderExcluirEE 19 de Julho
Peixoto de Azevedo-Mt
Unidade 3 – Atividade 05
Turma Luciana
Apresentação da disciplina: Conceitos, hardware, software, periféricos, Conhecimento e Informação; Importância da informática para os negócios. [Aula Teórica]
Turma anne
ResponderExcluiratividade 05
Modulo 03
Maria de Fatima
No colégio em que eu trabalho não tem tecnologia para poder trabalhar com os alunos, eu desenvolvi um trabalho usando a telefonia digital. Os alunos tiraram mensagens dos seus celulares com palavras abreviadas.
Valorizar a literatura infantil de modo que a criança possa se identificar, fazendo uma relação entre o faz-de-conta e o seu mundo real.
ResponderExcluirSerão trabalhadas as disciplinas de artes, língua portuguesa, matemática, história.
Nestas atividade serão realizados jogos de quebra – cabeça, de atividades matemáticas e desenhos espontâneos através do uso do computador. Em sala será feito uma dramatizações de algum conto de fadas.
Prof.Anne
Aluna:E.B.W
Creche Ccriança Feliz
ResponderExcluirRaquel L. de araujo
atividade 5
A literatura nós proporciona cada vez mais um novo mundo, dramatizar as histórias para dar vida a leitura.
Recursos digitais:
Máquina fotográfica digital, Computador, Som, CD, microfone.
Todos esses recursos encontram-se nas dependências da própria escola, do qual
levamos o nosso aluno a participar.
Prof. Oraldo Antunes da silva
ResponderExcluirEE 19 de Julho
Peixoto de Azevedo-Mt
Unidade 3 – Atividade 05
Turma Luciana
Apresentação da disciplina: Conceitos, hardware, software, periféricos, Conhecimento e Informação; Importância da informática para os negócios. [Aula Teórica]
Atividade 5
ResponderExcluirTurma Emerson
Professora Cíntia Cavalcante de Souza
O uso das tecnologias
Pontos Positivos e Negativos
O trabalho foi desenvolvido com as turmas do 2º Ano do Ensino Médio, onde o objetivo era fazer uma pesquisa quanto as novas tecnologias, independente da área os alunos deveriam colocar quais os pontos positivos e negativos que eles encontraram na pesquisa e produzirem vídeo ou apresentar em slides, o resultado foi positivo.
Atividade 5-
ResponderExcluirTurma Emerson
Professora: Cíntia Cavalcante de Souza
Olá
Olha o quanto as tics nos proporciona uma melhor utilização do ensino aprendizagem, o comentário que venho fazer e em relação as atividades desenvolvidas no ano de 2009, na Escola Jardim das Flores uma em especial Foi o Projeto Vida Longa ao qual desenvolvi junto a professora Jaqueline de Biologia com o tema Orgânicos X agrotóxicos que envolveu turmas do segundo e terceiro ano matutino, e culminou em uma apresentação para a comunidade escolar sucesso total.
Publicado no blog.
http://cintiaemcontextoshistoricos.blogspot.com/2008_09_01_archive.html