Compartilhando descobertas
Reúna-se com alguns colegas e apresentem uns para os outros os objetos que descobriram.
Ao fazer isso com os produtos da TV Escola, vão classificando esses objetos usando o padrão do Portaldo Professor. Isso vai ajudar vocês quando quiserem procurar os mesmos objetos em outro momento. A finalidade de fazer isso em conjunto é para que idéias novas possam surgir: ao se reunirem educadores que tenham interesses diversos e atuem em diferentes disciplinas e séries distintas, devem aflorar muitas e diferentes visões. A diversidade, neste caso, pode trazer aumento de qualidade e de profundidade para as análises que fizerem.
Vocês podem fazer um documento único reunindo as observações de todos. Se fizeram seus registros no editor de textos, não terão muito trabalho para isso agora: basta copiar de cada um dos documentos individuais e colar em um coletivo. Será boa idéia, provavelmente, formatar o documento para seguir um mesmo padrão de organização em todos os comentários e registros. Façam assim, coletivamente, a classificação do que encontraram. Depois salvem esse registro na pasta de documentos de cada um para que todos tenham sempre acesso a uma cópia.
ANA CRISTINA MARTINELLI
ResponderExcluirhttp://escoladigital.blogs.sapo.pt/
Nesta página descobri o que é o SCRATCH?
É um programa com o qual podes construir os teus projectos online, que podem ser jogos, histórias divertidas ou até apresentações sobre as matérias que estudas na escola.
Visualizando também um exemplo em vídeo de trabalho desenvolvido em Área de Projecto.
comentário: Muito interessante os vídeos reproduzidos pelos próprios alunos, atividades em sala desenvolvidos e apresentados usando as tecnologias.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=121
vídeo assistido sobre a 6ª Semana de Poesia e Literatura da TV Escola.
COMENTARIO:
Através do portal do professor TV escola, entramos em vários sites e links, visualizando as variadas ferramentas que o mesmo nos trazem, novas ideias de como e com qual tecnologia trabalharmos em atividade especifica, nos orienta e fornece um campo de aprendizado grandioso.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html
Vídeo de Apresentação da série SUA ESCOLA NOSSA ESCOLA.
COMENTÁRIO:
O vídeo mostra as experiências das escolas públicas de algumas regiões, sobre a utilização das novas tecnologias e a integração das mídias em sala de aula.
Atualmente, várias escolas públicas tem disponível o acesso às diversas mídias para serem inseridas no processo de ensino e aprendizagem. No entanto, diante deste novo cenário educacional, surge uma nova demanda para o professor: saber como usar pedagogicamente as mídias. Com isso, o professor que, confortavelmente, desenvolvia sua ação pedagógica tal como havia sido preparado durante a sua vida acadêmica e em sua experiência em sala de aula, se vê frente a uma situação que implica novas aprendizagens e mudanças na prática pedagógica, percebe-se através do CURSO que estamos fazendo que para desenvolver uma prática pedagógica voltada para a integração das mídias, uma das possibilidades tem sido o trabalho por projetos. Na perspectiva da pedagogia de projetos, o aluno aprende-fazendo, aplicando aquilo que sabe e buscando novas compreensões com significado para aquilo que está produzindo.
Unidade 3 atividade 1
ResponderExcluirCursista: Gisele Adriana
O vídeo nos mostra a sincronia de um trabalho em equipe, não conseguiriam se cada não desempenha-se o que lhe foi proposto, uma lição de vida ainda mais depois que verifiquei a partitura, muito interessante fiquei deslumbrada.
Acredito que na escola devemos desempenhar o nosso papel, todos temos dom a ser descoberto, e trabalhando em conjunto fica mais fácil fazer nossa parte, para que o conjunto consiga o resultado.
DORACI
ResponderExcluirATIVIDADE 4 MÓDULO 3
Visitando os dois sites, Portal do Professor e TV Escola, pude observar a grande facilidade em variar as nossas aulas em todas as disciplinas, basta preparar com antecedência e os alunos poderão interagir com os conteúdos de forma lúdica. Os vídeos: tempo e clima e sinais de transito são um exemplo disso.
ESCOLA GUARANTÃ
ResponderExcluirTURMA ALZIRA
MARIA LUIZA PEROTTO SROCZYNSKI
ATIVIDADE 4 UNIDADE 3
Reflete sobre as transformações do mundo contemporâneo, advindas principalmente das novas tecnologias de comunicação e informação, nas quais o homem se torna universal e tribal ao mesmo tempo e a relação tempo-espaço é superada. As indústrias se fundem, da eletrônica e informática à cultural-informativa, constituindo-se em grandes conglomerados. O novo conceito de multimídia parece ter vindo para ficar, novos valores vem sendo introduzidos na humanidade com as redes planetárias de comunicação. Apresenta um histórico da maior destas redes, a internet, e como o Brasil passou a inserir-se nesta, a partir de suas principais instituições de ensino e pesquisa integrando-se às grandes redes internacionais. Alerta também para a necessidade de se repensar a educação em um novo projeto educativo, neste atual contexto das infra-estruturas de comunicação, não apenas introduzindo estas novas tecnologias às velhas práticas educativas.Visitando os dois sites, Portal do Professor e TV Escola, pude observar a grande facilidade em variar as nossas aulas em todas as disciplinas, basta preparar com antecedência e os alunos poderão interagir com os conteúdos de forma lúdica. Os vídeos: tempo e clima e sinais de transito são um exemplo disso.
Professor Emerson
ResponderExcluirAluna Dilce Ribeiro Boian
Modulo3
Atividade4
Visitando os dois sitese Portal encontrei o cantinho do professor feliz e encontrei várias formas de ensinar e aprender, pois lá encontrei atividades variadas para trabalhar diferenciados com os alunos e ajudar aqueles que mais tem dificuldades para aprender.
Professor Emerson
ResponderExcluirAluna Antonia
Modulo3
Atividade4
Visitando os dois sitese Portal encontrei o cantinho do professor feliz e encontrei várias formas de ensinar e aprender, pois lá encontrei atividades variadas para trabalhar diferenciados com os alunos e ajudar aqueles que mais tem dificuldades para aprender.
Amélia, Tarciza e Venina
ResponderExcluirDurante a visita ao Portal do professor e a TV Escola foi possível perceber como pode ser fácil trabalhar os conteúdos do dia-a-dia. O teatro de bonecos, por exemplo, mostrou de forma simples e divertida a pronúncia da palavra perda, que comumente falamos perca.
Unidade 3 atividade 4
ResponderExcluirCursista: Gisele Adriana
No portaldoprofessor.mec.gov.br encontrei um jogo de expressões numéricas muito criativo, visto que a criança aprende se divertindo é interessante trabalhar com o computador jogos para melhor facilitar a aprendizagem visto que aprendemos melhor de forma lúdica.
Outro projeto interessante é o do ciclo da água também no portaldoprofessor.mec.gov.br Que tem por Objetivo Possibilitar ao aluno o conhecimento dos eventos cíclicos da natureza responsáveis pela manutenção dos ecossistemas. Permitindo que o aluno visualize as principais etapas que fazem parte deste ciclo através de recursos animados que transmitem a noção de movimento dos seus componentes. A animação apresenta as principais etapas do ciclo hidrológico, acompanhadas por uma breve descrição dos fenômenos ocorridos em cada uma delas. É dada ênfase às etapas que evidenciam as transformações de estado físico da água, tais como a evaporação, tanto na forma direta como sob a forma de transpiração vegetal, e a condensação, tanto na forma líquida como na forma de granizo
Autor Empresa Portuguesa das Águas Livres (EPAL)
Modulo3
ResponderExcluirAtividade4
Francisca R. do Carmo
Visitando os dois sitese Portal encontrei o cantinho do professor feliz e encontrei várias formas de ensinar e aprender, pois lá encontrei atividades variadas para trabalhar diferenciados com os alunos e ajudar aqueles que mais tem dificuldades para aprender.
Atividade:04 unidade:03
ResponderExcluirEscola Estadual Bairro União
Thãnisley Sunaqui da Cruz
Após visitar a três sites recomendado por alguns colegas de curso cheguei a conclusão que todos buscaram um objetivo em comum “aprendizagem” e que são temas diferentes que vem a ampliar o conhecimento de quem o vê, suprindo a necessidade de cada um.
UNIDADE 3
ResponderExcluirODETE - TURMA EMERSON
ATIVIDADE 4
No Portal do Professor e TV Escola, observei a grande facilidade em variar as aulas em todas as disciplinas, basta conhecer os recursos e programar com antecedência. Depois os alunos poderão interagir com os conteúdos de forma lúdica
Unidade 3 atividade 4
ResponderExcluirCursista: Angelita Peixer Severo
No portaldoprofessor.mec.gov.br encontrei um jogo de expressões numéricas muito criativo, visto que a criança aprende se divertindo é interessante trabalhar com o computador jogos para melhor facilitar a aprendizagem visto que aprendemos melhor de forma lúdica.
Outro projeto interessante é o do ciclo da água também no portaldoprofessor.mec.gov.br Que tem por Objetivo Possibilitar ao aluno o conhecimento dos eventos cíclicos da natureza responsáveis pela manutenção dos ecossistemas. Permitindo que o aluno visualize as principais etapas que fazem parte deste ciclo através de recursos animados que transmitem a noção de movimento dos seus componentes. A animação apresenta as principais etapas do ciclo hidrológico, acompanhadas por uma breve descrição dos fenômenos ocorridos em cada uma delas. É dada ênfase às etapas que evidenciam as transformações de estado físico da água, tais como a evaporação, tanto na forma direta como sob a forma de transpiração vegetal, e a condensação, tanto na forma líquida como na forma de granizo
Autor Empresa Portuguesa das Águas Livres (EPAL)
Unidade 3 atividade 4
ResponderExcluirCursista: Vera Lucia de Aragao
No Portal do Professor e TV Escola, percebemos a variedade de ferramentas que podemos utilizar no nosso cotidiano para contribuir com os nosso planejamentos como:Robô Ed, blogs, Radio/TVs,Redes sociais e outros.
Unidade 3 atividade 4
ResponderExcluirCursista: Gedalia Sabino
No Portal do Professor e TV Escola, percebemos a variedade de ferramentas que podemos utilizar no nosso cotidiano para contribuir com os nosso planejamentos como:Robô Ed, blogs, Radio/TVs,Redes sociais e outros.
Ativ.4-uni.3-silvia-CEJA-Matupá
ResponderExcluirEm conjunto idéias novas surgem e ao reunir educadores que tenham interesses diversos e atuem em diferentes disciplinas e séries distintas, afloraram muitas e diferentes visões, aumentou a qualidade do aprendizado. Com a troca de idéias pudemos proporcionar novos conhecimentos.
Ativ.4-uni.3-Maristela-CEJA-Matupá
ResponderExcluirEm conjunto idéias novas surgem e ao reunir educadores que tenham interesses diversos e atuem em diferentes disciplinas e séries distintas, afloraram muitas e diferentes visões, aumentou a qualidade do aprendizado. Com a troca de idéias pudemos proporcionar novos conhecimentos.
FORMADORA: PROFª MÁRCIA VACÁRIO
ResponderExcluirPROF. JOSEMAR MONTEIRO DE OLIVEIRA
UNIDADE 3 – ATIVIDADE 4
ESCOLA KREEN AKARORE
PEIXOTO DE AZEVEDO - MT
Há uma grande variedade de ferramentas no portal do professor... discussões sobre os mais diversos temas de grande importância apra se discutir e ensinar na escola.
Ativ.3-uni.3-maristela-CEJA-Matupá
ResponderExcluirO portal do professor é uma ferramenta muito boa pois nos mostra caminhos para trabalhar com nossos alunos, visitei alguns trabalhos sobre matemática no ensino médio e me mostrou praticas pedagógicas para o ensino,explica que se deve ter um conhecimento prévio do assunto com os alunos em sala de aula, faz observações quanto a que o aluno poderá aprender com a atividade relata a duração das atividades e quais as formas de mídia utilizada
FORMADORA: PROFª MÁRCIA VACÁRIO
ResponderExcluirPROF. Jandira Ferreira do Nascimento
UNIDADE 3 – ATIVIDADE 4
ESCOLA KREEN AKARORE
PEIXOTO DE AZEVEDO - MT
O Portal do Professor tem uma diversidade de aulas e planejamentos realmente indispensável para o professor que trabalha comprometidamente com o ensino.
FORMADORA: PROFª MÁRCIA VACÁRIO
ResponderExcluirPROF.Neusa Aparecida Semensate Silva
UNIDADE 3 – ATIVIDADE 4
ESCOLA KREEN AKARORE
PEIXOTO DE AZEVEDO - MT
O MEC foi feliz em criar um portal que apontasse uma gama de material de grande importância para o ensino e aprendizagem.
Esse é o caminho do século XXI, os recusros tecnológicos devem ser instrumentos para enriquecimento das aulas e pesquisa de todo profissional da educação.
Escola Estadual Luciene Cardoso Oliveira
ResponderExcluirturma 1 marcia
atividade 4 unidade 3
No portal do professor, percebemos um conjunto de idéias novas que podemos utilizar no nosso dia-a-dia para contribuir com as nossos planejamentos e aumentar a qualidade do aprendizado. Com essa troca de idéias podemos proporcionar novos conhecimentos para passar adiante para nossos alunos.
Turma 1 Marcia
ResponderExcluirJanete Ferreira Padilha
Escola Estadual Kreen Akarore
Peixoto de Azevedo/MT
Unidade3
Atividade 4
Com o auxílio do Portal do Professor, encontrei as mais variadas ferramentas que posso utilizar no cotidiano para contribuir com as nossas aulas, tornando-as mais didáticas e mais atrativas para os alunos.
BETH o portal do professor é uma ferramenta boa pois nos mostra e ensina mais qualidade de como planeja uma aula prazerosa para nossos alunos.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirTurma Alzira
ResponderExcluirCEJA Matupá
Cursista Nilsa
Atividade 4 unidade 3
Portal do Professor, é um espaço para troca de experiências entre professores do ensino fundamental e médio. É um ambiente virtual com recursos educacionais que facilitam e dinamizam o trabalho dos professores. O site é o www.portaldoprofessor.mec.gov.br .O conteúdo do portal inclui sugestões de aulas de acordo com o currículo de cada disciplina e recursos como vídeos, fotos, mapas, áudio e textos. Nele, o professor poderá preparar a aula.
Cristiane Vitorino Sorgato
ResponderExcluirEscola Renascer
Atividade 04
Estive visitando o site www.facaparte.org.br que tem um projeto incrível artes manuais com materiais recicláveis ensinam a não jogar nada nas ruas ou em colégios que tudo dá pra reaproveitar e fazem obra de artes incríveis... A escola realiza trabalho interdisciplinar, promove coleta e reciclagem de lixo e gera fundos para a escola.
UNIDADE 3 – ATIVIDADE 4
ResponderExcluirTURMA – ALZIRA
CURSISTAS: ANGELA DE OLIVEIRA LEITE DEMOSSI E MARIA DE FÁTIMA LIMA LEITE
ESCOLA KREEN AKARORE
GTÃ DO NORTE-MT
EXISTE UMA VARIEDADE DE INSTRUMENTOS NO SITE DA www.portaldoprofessor.mec.com.br E tvescola@mec.gov.br TAMBÉM VISITAMOS O SITE www.facaparte.org.br. NO QUAL SE TRABALHA COM MATERIAIS RECICLÁVEIS. MUITO INTERESSANTE PARA SER TRABALHADOS COM OS ALUNOS PARA DESPERTAR A CONSCIENTIZAÇÃO DOS MESMOS. OBSERVAMOS VÁRIAS CRIAÇÕES QUE POSSAM SER REALIZADAS, LEVANDO O ALUNO A SE TORNAR CRIATIVO
TEREZINHA VIEIRA
ResponderExcluirVisitando os sites, encontrei diferentes formas para trabalhar com os alunos, o conteúdo do portal inclui sugestões de aulas de acordo com o currículo de cada disciplina e recursos como vídeos, fotos, mapas, áudio e textos. Nele, o professor poderá preparar a aula.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAo visitar o Portal do Professor, me deparei com v´´arios links, mas o que chamou a minha atenção foi o Jornal do Professor, recursos Educacionais e o Espaço da Aula. Pois dentros desses links a uma variedade enorme de sugestões pra nós professores desenvolvermos no nosso dia-a-dia. Ele nos orienta auxiliando e nos deixando por dentro das novidades principalmente sobre a globalização. Não posso deixar de falar da TV escola que me axilia muito sobre educação infantil. Cabe a nós profissionais da educação fazermos o nósso tempo para nos capacitarmos para desenvolver aulas diferentes para os nossos alunos. Sempre lembrando que devemos fazer as coisas dentro de nossas possibilidades, mas isso não quer dizer que devemos cair no comodismor por que o nosso municipio ou a nossa escola não tem isso ou não tem aquilo, alguma coisa de proveito a escola á de ter. Temos que explorar o maximo das tecnologias existente em nossas escolas.
ResponderExcluirEE 19 de JULHO
ResponderExcluirProfessora ROSANGELA
NO canal da TV escola temos assuntos diversos,
onde nos auxilia nas realizações dos trabalhos que realizamos diariamente.
Temos temas de conhecimentos gerais,curiosidades,aulas,dinâmicas e outras matérias de grande importância para trabalharmos com os alunos.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirJá tive a oportunidade de assistir um DVD da TV Escola.era de Lingua Portuguesa,foi muito importante pois reforçou o conteúdo abordado na sala.
ResponderExcluirRaquel.
Unidade 3
ResponderExcluirAtividade 4
Profª Tânia C. S. Feraari
Visitando estes sites descobri vídeos e imagens para melhor compreender as escolas literárias e bastante interessantes.Encontrei atividades variadas para trabalhar diferenciado com meus alunos que apresentam mais dificuldades.
unidade III
ResponderExcluiratividade 4
turma luciana
peixoto de azevedo - MT
juliana sâmela
Ao visitar o Portal do Professor, me deparei com v´´arios links, mas o que chamou a minha atenção foi o Jornal do Professor, recursos Educacionais e o Espaço da Aula. Pois dentros desses links a uma variedade enorme de sugestões pra nós professores desenvolvermos no nosso dia-a-dia. Ele nos orienta auxiliando e nos deixando por dentro das novidades principalmente sobre a globalização. Não posso deixar de falar da TV escola que me axilia muito sobre educação infantil. Cabe a nós profissionais da educação fazermos o nósso tempo para nos capacitarmos para desenvolver aulas diferentes para os nossos alunos. Sempre lembrando que devemos fazer as coisas dentro de nossas possibilidades, mas isso não quer dizer que devemos cair no comodismo por que o nosso municipio ou a nossa escola não tem isso ou não tem aquilo, alguma coisa de proveito a escola á de ter. Temos que explorar o maximo das tecnologias existente em nossas escolas.
prof. Vantuir 04
ResponderExcluirdurante o curso e as navegações no siber espaço, aprendi diversas formas de trabalhar utilizando as novas tcnologia procurando levar uma aula mais dinamica e atrativa. levando os alunos a utilizar as novas tecnologias para aprender a materia e não so para joguinhos.
Unidade 3
ResponderExcluirAtividade 4
Turma Márcia
PROFª. IRENE
ESCOLA KREEN AKARORE – PXTO Oi Márcia, me desculpe por molhar-lhe hoje, estou fazendo as tarefas em casa e não posso participar do grupo, então considere a pesquisa que eu já havia feito no inicio do ano, onde entrei na internet e encontrei doze aulas de arte,que desenvolvi na sala do professor e em sala de aula, foi um sucesso, e passei as aulas para outros professores que também gostaram.
Atividade 04 unidade 03
ResponderExcluirEscola Estadual Bairro União
Eni Sunaqui e
Thãnisley Sunaqui da Cruz
Após visitarmos os sites, Portal do Professor e TV Escola, podemos observar a grande facilidade em variar as nossas aulas em todas as disciplinas e também vimos que todos buscam um objetivo em comum “aprendizagem”, com temas diferentes que vem a ampliar o conhecimento do aluno, onde ele interagi com os conteúdos de forma lúdica e mais atrativa.
ELIANA ALVES
ResponderExcluirAchei o Portal do Professor, muito interessante, pois ele auxilia o Professor nas pesquisas, no desenvolvimento de Projetos Pedagógicos e atividades diferenciadas.
ESCOLA ESTADUAL KREEN AKARORE
ResponderExcluirNATÁLIA REGINA BUSSOLARO CESARIO
Após a pesquisa de recursos no site Portal do Professor, o que eu mais gostei foi a simulação do Trânsito Legal, que contém idéias da importância da sinalização para evitar acidentes e permitir que o aluno amplie seus conhecimentos sobre leis de trânsito.
Nós enquanto educadores devemos mostrar aos nossos alunos a importância de ter uma sinalização e principalmente conhecê-las.
Podemos trabalhar com todos os alunos do Pré ao 5º ano, independente do componente curricular e adaptar para as séries finais, pois todos nós devemos ter consciência para um Trânsito Legal e seguro para todos nós.
Unidade 3
ResponderExcluirAtividade - 4
Prrof: Rosimary
Escola Monteiro Lobato
No Portal do Professor e TV escola, percebemos a variedades de ferramentas que podemos utilizar no dia a dia.
É com a troca de idéias pudemos proporcionar novos conhecimentos.
Denise Mazzonetto
ResponderExcluirEscola Bairro União – Matupá
Compartilhando descobertas
http://www.turmadochiquinho.com.br/oxy/
Naveguei pelo Portal do Professor e descobri vários jogos pedagógicos que podem ser utilizados como recurso no plano de aula do professor.
Esses jogos desenvolvem o raciocinio do aluno e proporciona momentos de descoberta.
Veronice Mª Reis Schwarzer
ResponderExcluirATIVIDADE 4 UNIDADE 3
Ao visitar o site “Portal do Professor” e o “TV Escola” vi o quanto ele é rico em sugestões e que nós professores não tiramos um tempo para pesquisar e mais para publicar também as nossas experiências.
No espaço do jornal do professor ,quanta riquesa de informações.E é muito importante nós que assistimos vídeos ,mostrar esse recurso aos nossos colegas.
Jucileide
ResponderExcluirE.E.Cecília Meireles
Ao visitando os dois sites, Portal do Professor e TV Escola, encontrei uma variedade de sugestões para trabalhar na sala de aula com os alunos, a linguagem é de fácil compreensão. Com os métodos citados ali os alunos aprenderão se divertindo.
Um exemplo é o projeto Ciclo da Água no portaldoprofessor.mec.gov.br Que tem por Objetivo Possibilitar ao aluno o conhecimento dos eventos cíclicos da natureza responsáveis pela manutenção dos ecossistemas. Permitindo que o aluno visualize as principais etapas que fazem parte deste ciclo através de recursos animados que transmitem a noção de movimento dos seus componentes. A animação apresenta as principais etapas do ciclo hidrológico, acompanhadas por uma breve descrição dos fenômenos ocorridos em cada uma delas. É dada ênfase às etapas que evidenciam as transformações de estado físico da água, tais como a evaporação, tanto na forma direta como sob a forma de transpiração vegetal, e a condensação, tanto na forma líquida como na forma de granizo.
ANA PAULA ALVES SOUZA
ResponderExcluirESCOLA MUNICIPAL MUNDO ENCANTADO DA CRIANÇA
UNIDADE III
ATIVIDADE 4
Tema: Compartilhando Descobertas
Através do portal do professor TV escola, entramos em vários sites e links, visualizando as variadas ferramentas que o mesmo nos trazem, novas idéias de como e com qual tecnologia trabalharmos em atividade especifica, nos orienta e fornece um campo de aprendizado grandioso. Essa aula do portal do professor é muito interessante. O endereço é http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7936
Um dos objetivos do trabalho com as crianças de 4 anos é levá-las a diferenciar letras de números e desenho de escrita. Porém, esse trabalho em nossa opinião, precisa ser feito de modo significativo para as crianças. Em nossa prática buscamos alcançar tais objetivos por meio de atividades diferenciadas que não contemplam cópias, repetições e pontilhados pois tais atividades pouco contribuem para o desenvolvimento da criatividade da criança e para o prazer de aprender.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html
E no endereço http://www.atividadeseducativas.com.br/ se encontra diversos jogos educativos que oportuniza as crianças aprender de forma lúdica.
ATIVIDADE 4 – MÓDULO 3
ResponderExcluirJACKELINE BREGOLI
ESCOLA JARDIM DAS FLORES
Ao acessar os site da TV escola e Portal do professor que foram recomendados pela atividade do curso cheguei a conclusão que os mesmos nos proporcionam um objetivo comum à todos “recursos”. No Portal do Professor e TV Escola, observei a grande facilidade em variar as aulas em todas as disciplinas, basta conhecer os recursos e programar com antecedência. Depois os alunos poderão interagir com os conteúdos de forma lúdica.
MIRIAN MOTA
ResponderExcluirMIRIAN GONÇALVES
Visitando os dois sites, encontrei diferentes formas para trabalhar com os alunos, com uma linguagem de fácil compreensão, para aplicar na sala de aula, onde os alunos sprendem se divertindo em todas as disciplinas, como o portal do professor que mostra vários caminhos para nós professores quanto ao ensino aprendizagem
Profª Elisa – Atividade 4
ResponderExcluirEE '19 de Julho'
Peixoto de Azevedo
Atualmente, existem vários sites que podem nos auxiliar no trabalho pedagógico. Não apenas sites, mas também programas de TV e até mesmo canais na TV aberta voltados exclusivamente ao trabalho pedagógico. O portal do professor é uma ferramenta muito interessante, pois além de nos dar sugestões sobre aulas, com práticas diferenciadas, também permite que incluamos aulas planejadas por nós mesmos para que possam ser disponibilizadas aos colegas. Além disso, temos acesso ao jornal do professor, vídeos, imagens...
Outro meio interessante para se atualizar, refletir sobre a prática pedagógica é o canal TV Escola, que além de proporcionar debates sobre educação, dos quais podemos participar, também tem uma série de vídeos educativos que podem ser utilizados em sala de aula. Infelizmente, muitas vezes nos esquecemos de fazer uso desse recurso. às vezes é difícil acompanhar a programação, mas vale lembrar que as escolas receberam coleções de DVDs de programas da TV Escola.
Outra sugestão é o canal futura, na tv aberta, que constantemente apresenta documentários ou filmes muito interessantes.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluiratv-4u-uni-3
ResponderExcluirTurma Alzira
Dayane Michele Matos Castilho
Guarantã do Norte
Vídeo de Apresentação da série SUA ESCOLA NOSSA ESCOLA.
O vídeo nos mostra a utilização das mídias nas escolas publicas, onde hoje podemos perceber grande utilização das tecnologias no processo de ensino aprendizagem. Muitas escolas vem introduzindo esses tipos de mídias em sala de aula para que os alunos tenham maior acesso, e um melhor aprendizado.
Porem em contra partida os professores tem que cada vez mais se prepararem para esse novo modelo de educação.
Unidade 3 atividade 4
ResponderExcluirLucimere Gomes da Silva
No portaldoprofessor.mec.gov.br encontrei um jogo de expressões numéricas muito criativo, visto que a criança aprende se divertindo é interessante trabalhar com o computador jogos para melhor facilitar a aprendizagem visto que aprendemos melhor de forma lúdica.
Outro projeto interessante é o do ciclo da água também no portaldoprofessor.mec.gov.br Que tem por Objetivo Possibilitar ao aluno o conhecimento dos eventos cíclicos da natureza responsáveis pela manutenção dos ecossistemas. Permitindo que o aluno visualize as principais etapas que fazem parte deste ciclo através de recursos animados que transmitem a noção de movimento dos seus componentes. A animação apresenta as principais etapas do ciclo hidrológico, acompanhadas por uma breve descrição dos fenômenos ocorridos em cada uma delas. É dada ênfase às etapas que evidenciam as transformações de estado físico da água, tais como a evaporação, tanto na forma direta como sob a forma de transpiração vegetal, e a condensação, tanto na forma líquida como na forma de granizo
Autor Empresa Portuguesa das Águas Livres (EPAL)
Rogéria Cristhina Pedroso
ResponderExcluirUnidade 3 atividade 4
No portaldoprofessor.mec.gov.br encontrei um jogo de expressões numéricas muito criativo, visto que a criança aprende se divertindo é interessante trabalhar com o computador jogos para melhor facilitar a aprendizagem visto que aprendemos melhor de forma lúdica.
Outro projeto interessante é o do ciclo da água também no portaldoprofessor.mec.gov.br Que tem por Objetivo Possibilitar ao aluno o conhecimento dos eventos cíclicos da natureza responsáveis pela manutenção dos ecossistemas. Permitindo que o aluno visualize as principais etapas que fazem parte deste ciclo através de recursos animados que transmitem a noção de movimento dos seus componentes. A animação apresenta as principais etapas do ciclo hidrológico, acompanhadas por uma breve descrição dos fenômenos ocorridos em cada uma delas. É dada ênfase às etapas que evidenciam as transformações de estado físico da água, tais como a evaporação, tanto na forma direta como sob a forma de transpiração vegetal, e a condensação, tanto na forma líquida como na forma de granizo
Autor Empresa Portuguesa das Águas Livres (EPAL)
ESCOLA GUARANTÃ
ResponderExcluirTURMA ALZIRA
MARIA LUIZA PEROTTO SROCZYNSKI
DORALICE APARECIDA MARQUEZI
ATIVIDADE 4 UNIDADE 3
Reflete sobre as transformações do mundo contemporâneo, advindas principalmente das novas tecnologias de comunicação e informação, nas quais o homem se torna universal e tribal ao mesmo tempo e a relação tempo-espaço é superada. As indústrias se fundem, da eletrônica e informática à cultural-informativa, constituindo-se em grandes conglomerados. O novo conceito de multimídia parece ter vindo para ficar, novos valores vem sendo introduzidos na humanidade com as redes planetárias de comunicação. Apresenta um histórico da maior destas redes, a internet, e como o Brasil passou a inserir-se nesta, a partir de suas principais instituições de ensino e pesquisa integrando-se às grandes redes internacionais. Alerta também para a necessidade de se repensar a educação em um novo projeto educativo, neste atual contexto das infra-estruturas de comunicação, não apenas introduzindo estas novas tecnologias às velhas práticas educativas.Visitando os dois sites, Portal do Professor e TV Escola, pude observar a grande facilidade em variar as nossas aulas em todas as disciplinas, basta preparar com antecedência e os alunos poderão interagir com os conteúdos de forma lúdica. Os vídeos: tempo e clima e sinais de transito são um exemplo disso.
SALESIO WRONSKI
ResponderExcluirO portal do professor e a TV escola, contribuem de maneira muito positiva, pois, auxiliam em muito na preparação das aulas, com sugestões para enriquecer as atividades com os alunos em sala e também como desenvolver aulas usando as tecnologias, especialmente nas aulas de biologia.
Unidade 3
ResponderExcluirAtividade 4
Turma Ebenezer
Rosangela G. Carnio
Guarantã do norte
Orquestra – através do som .
Buscamos na internet no site do Yuotube, as musicas tocadas com instrumentos,
musicais criados a partir de canos de PVC. De 2 e3 polegadas, e curvas de maior e menor rotação, tocados com varetas de ferro para emitir sons , para criar sintonia musicais .
É uma atividade que é desenvolvida com o grupo musical que é criada várias sintonias.
É uma atividade que além de dessenvolver a expresão corporal ,desenvolve a criatividade, a sincronia musical ,visando o prazer e a ludicidade.
Youtube. o grupo blue-m a n group drumbone
Http://www.youtube. com/watch? V=1018-qiyemg
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/1337/perda.wmv
Com o teatro de bonecos, que desperta a atenção e o interesse dos alunos, ensina direitinho a pronúncia do substantivo "perda". Uma boa sugestão para se trabalhar a pronuncia de outras palavras.
http://www.dominiopublico.gov.br/download/video/me004375.wmv
Achei bom poder navegar no Portal do Professor, pois tem muitas aulas e dicas para nós ampliarmos nosso conhecimento em sala. Assisti a um vídeo que fala de Paulo Freire, contando um pouquinho de sua história.
A TV permite ao professor trabalhar com a diversidade textual que existe no meio social. Por meio da TV o professor realiza uma infinidade de trabalho em que explora os inúmeros temas que circulam nesta mídia. Dada a necessidade do educando aprender de uma maneira atrativa e nada melhor que por programas televisivos .
''
ResponderExcluirUNID 1
ResponderExcluirATIV 4
ESCOLA KREEN
CELOI MARIA
TURMA ALZIRA
NO SAITE DA TV ESCOLA O PROFESSOR PODE ENCONTRAR MUITAS FORMAS DE ENSINAR E APRENDER MAIS, EXEMPLOS DE COMO PODEMOS TER MAIS CRIATIVIDADE E LEVAR COISAS NOVAS AO CONHECIMENTO DOS ALUNOS. BASTA APENAS TER BOA VONTADE E APRENDER COMO PROCURAR QUE SÃO INUMERAS AS POSSIBILIDADES.
UNIDADE 3
ResponderExcluirAtividade 4
Turma Beija-flor
Aparecida Gonçalves de Oliveira
Danieli Rocha
Terezinha Lindacir Perim Bussolaro
Professora formadora: Jislaine da Luz
Guarantã do Norte MT
Visitando o s dois sites portal do professor e TV escola encontrei o cantinho do professor feliz, com várias metodologias para ensinar e aprender, porém lá as atividades são variadas para trabalhar com os alunos, idéias novas surgiram ao visitar este portal.
Para nós professores que atuamos em diferentes disciplinas e seres distintos, afloram visões importantes e lá podemos proporcionar novos conhecimentos nesse paradigma da tecnologia.
ADILSON ANTONIO
ResponderExcluirNos dois sites, encontrei diferentes formas para trabalhar com os alunos. Eles mostram o novo conceito de multimídia que parece ter vindo para ficar, os novos valores que vem sendo introduzidos na humanidade com as redes de comunicações.
Unidade 3 Atividade – 4
ResponderExcluirTurma: Alzira
Cursistas: Derli,Fátima e Tatiane
Escola Estrelinha do Norte
Guarantã do Norte
Visitando o site do portal do professor nós deparamos com uma frase que era: “Professor deve passar conhecimentos com alegria e entusiasmo”
Os avanços do conhecimento vêm sendo tão rápidos e notáveis que uma pessoa incapaz de perceber seu alcance e significado facilmente.
O portal do professor tem objetivo em comum que é a aprendizagem e com variedades de temas diferentes que vem a ampliar o conhecimento de quem o vê, suprindo a necessidade de cada um.Ele nos orienta auxiliando e nos deixando por dentro das novidades principalmente sobre a globalização. Alertando também para a necessidade de se repensar a educação em um novo projeto educativo, em variar as nossas aulas em todas as disciplinas, para melhor facilitar a aprendizagem visto que aprendemos melhor de forma lúdica.
Unidade III Atividade 4
ResponderExcluirIrene - Bairro União
Compartilhando descobertas
Visitando os sites indicados: Portal do professor e TV Escola pode-se observar que existem uma variedade de atividades criativas interdisciplinar que contribuem para uma aprendizado significativo.
Visitei o site do Menino Maluquinho que apresenta diversas sugestões de atividades educativas .
http://omeninomaluquinho.educacional.com.br/
No Portal Domínio Público encontrei a obra: No Reino das Letras Felizes de Lenira Almeida Heck que fala sobre a união das letras do alfabeto para estabelecer a comunicação oral e escrita.
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=53489
Turma : Luciana
ResponderExcluirE.E 19 de julho
Cursista: Helena C. de Aragão
Unidade:3
Atividade : 4
No Portal do professor e TV escola,percebemos a variedade de ferramentas que podemos utilizar em nosso dia a dia para contribuir com os nossos planejamentos como: Radios/ tv e redes sociais.
Turma Sebastiani
ResponderExcluirAtividade 4
Aluna: Irne H. Altran
É inegável que o Portal do Professor está instiuído dentro da proposta de planejamento e suporte d qualquer professor que se diga moderno, ele participa desde o momento do planejamento anual, até a elaboração, apresentação da aula, e suporte de material didático.
É mais uma ferramenta disponível ao professor.
Turma Luciana
ResponderExcluirhttp://portaldoprofessor.mec.gov.br
Http://www.youtube. com/watch?
/blog-amigo-da-educacao.html -
blogblogs.com.br/blogs/educacao/ensino-fundamenta
Helena
Turma Emerson
ResponderExcluirUNIDADE 3
Atividade 4
Lucimar
Ao visitar o site do professor há uma grande variedade de ferramentas, assuntos dos mais variados temas, sugerindo atividades pedagógicas indispensáveis para o dia-a-dia, e contribuir com os planejamentos diários aumentando a qualidade da aprendizagem dos nossos alunos.
Turma Emerson
ResponderExcluirUNIDADE 3
Atividade 4
Marlene
Ao visitar o site do professor há uma grande variedade de ferramentas, assuntos dos mais variados temas, sugerindo atividades pedagógicas indispensáveis para o dia-a-dia, e contribuir com os planejamentos diários aumentando a qualidade da aprendizagem dos nossos alunos.
Sou a professora Cleuza Marcolino de Morais Silva
ResponderExcluirTrabalho na E. M. Mundo Encantado da Criança
Turma Emerson
Atividade 04
Unidade III
Visitando os dois sites, Portal do Professor e TV Escola, pude observar a grande facilidade em variar as nossas aulas em todas as disciplinas, basta preparar com antecedência e os alunos poderão interagir com os conteúdos de forma lúdica.
Objetivo Possibilitar ao aluno o conhecimento dos eventos cíclicos da natureza responsáveis pela manutenção dos ecossistemas. Permitindo que o aluno visualize as principais etapas que fazem parte deste ciclo através de recursos animados que transmitem a noção de movimento dos seus componentes.
No Portal do Professor e TV Escola, foi fácil perceber a ênfase dada aos diversos temas que facilitam o processo de ensino aprendizagem de maneira lúdica, oferecendo diversos ferramentas e assim contribuindo para que possamos orientar os alunos de maneira mais dinâmica e interativa contribuindo assim para aprendizagem significativa.
ResponderExcluirLucélia de Oliveira Lucas
No Portal do Professor e TV Escola, foi fácil perceber a ênfase dada aos diversos temas que facilitam o processo de ensino aprendizagem de maneira lúdica, oferecendo diversos ferramentas e assim contribuindo para que possamos orientar os alunos de maneira mais dinâmica e interativa contribuindo assim para aprendizagem significativa.
ResponderExcluirJosy Fernandes
Atividade:4
ResponderExcluirModulo:3
No portal do professor, percebi que temos conjuntos de novas ideias que podemos utilizar no nosso dia-a-dia contribuindo ao nosso planejamento, aumentando a qualidade do ensino e aprendizagem.
E esse é o caminho, ao acesso aos recursos tecnologicos como instrumentos de pesquisa das aulas de todos profissionais da educação.
DELESIA MARIA GOULART
Atividade:4
ResponderExcluirModulo:3
No portal do professor, percebi que temos conjuntos de novas ideias que podemos utilizar no nosso dia-a-dia, contribuindo ao nosso planejamento, aumentando a qualidade do ensino e aprendizagem.
E esse é o caminho ao acesso aos recursos tecnológicos como instrumentos de pesquisa das aulas de todos profissionais da educação.
IRENE G. SOUZA
UNIDADE 3 ATIVIDADE 4
ResponderExcluirZEILA BRIZOLLA
ESCOLA BAIRRO UNIÃO
Compartilhar descobertas é uma das mais essenciais necessidades de nos educadores, pois, ao torcarmos experiencias, fortalecemos nossos laços de amizades e aprimoramos nossas práticas pedagogicas. Portanto, ao visitar o Portal do Professor e TV Escola, encontrei muitas atividades importantes para se desenvolver em sala de aula, ou mesmo para se fazer onlaine.
Formadora: Jislaine Luz.
ResponderExcluirProfessoras: Áurea e Edira
Unidade 3 - Atividade 4
Escola: Beija Flor e Ebenezer
Tema: Compartilhando descobertas
Visitando o site Portal do Professor e TV Escola, encontramos varias atividades diversificadas que nos auxiliam tornando nossas aulas mais ricas e prazerosas. Compartilhar e buscar idéias novas com os colegas de trabalho que possuem os mesmos interesses educacionais, também é uma forma de aprender e enriquecer nossa qualidade de ensino-aprendizagem.
Unidade: 3
ResponderExcluirAtividade: 4
Turma: Luciana
Cursista: Isabel Cristina / Nazi/Idê
Peixoto de Azevedo-MT
Texto: A escola que desejamos e seus desafios” José Manuel Moran
Após visitar os sites recomendado, cheguei à conclusão que todos buscam um objetivo em comum “aprendizagem” e que são temas diferentes que vem a ampliar o conhecimento de quem o vê, suprindo a necessidade de cada um. Visitei um texto “ A escola que desejamos e seus desafios” me chamou atenção, pois nos mostra do que dependemos para termos uma boa escola, dependemos fundamentalmente de contar com gestores e educadores bem preparados, remunerados, motivados e que possuam comprovada competência intelectual, emocional, comunicacional e ética. Sem bons gestores e professores nenhum projeto pedagógico será interessante, inovador,
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/buscarMateriais.html?busca=PARA+EDUCA%C3%87%C3%83O+INFANTIL&categoria=
Texto: Aprendizagem significativa ” José Manuel Moran
Visitando os sites recomendados, percebi a importância de estarmos buscando sempre inovação para a nossa pratica pedagógica. Visitei um texto que achei muito importante em seu texto nos mostra uma linha de como e o que a escola deve fazer para formar o aluno em conhecimentos, habilidades, valores, atitudes, formas de pensar e atuar na sociedade através de uma aprendizagem que seja significativa.
MORAN, afirma que a escola precisa re-aprender a ser uma organização efetivamente significativa, inovadora, empreendedora. Partindo de situações concretas, de histórias, cases, vídeos, jogos, pesquisa, práticas e ir incorporando informações, reflexões, teoria a partir do concreto. Quanto menor é o aluno mais prático precisam ser as situações para que ele as perceba como importantes para ele. Não podemos dar tudo pronto no processo de ensino e aprendizagem. Aprender exige envolver-se, pesquisar, ir atrás, produzir novas sínteses fruto de descobertas.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/buscarMateriais.html?busca=PARA+EDUCA%C3%87%C3%83O+INFANTIL&categoria=
ATIVIDADE 4
ResponderExcluirNARA L. COLVERO
Sites: Portal do Professor e TV Escola.
Na TV Escola existe um universo de vídeos sugestivos para incorporar no planejamento escolar, interessante seria se cada sala de aula tivesse uma TV para além de utilizar com os programas da TV Escola, desenvolver também os projetos elaborados pelos próprios alunos, tais como apresentações de tarefas escolares filmadas com a câmera digital da escola, de série de noticiários envolvendo História, apresentação de materiais concretos envolvendo a matemática, onde o aluno poderá avaliar seu próprio desempenho, apresentação de histórias para desenvolver a leitura, entonação, grafia correta, apresentação de previsão do tempo feita pelos próprios alunos indicando no mapa, assistir as brincadeiras de Educação Física relacionando com os movimentos corporais e as necessidades das atividades físicas, enfim, a televisão na própria sala de aula melhoraria muito o desenvolvimento das atividades do professor e do aluno.
No Portal do Professor podemos trocar informações, fazer planejamentos coletivos, observar os planejamentos dos outros e adequar ao nosso, há uma série de sugestões de atividades bem sucedidas. Podemos afirmar que atualmente o professor também está bem amparado tecnologicamente, está cada vez mais fácil plenejar atividades escolares que garantam a efetiva aprendizagem.
obervando os dois sites,portal do professor e tv escola, pude notar a grande facilidades em variar as nossas aulas,concluindo então que a tecnologia na educação veio para ficar, nos dando oportunidade de socialização,diverssificação e uma valorização como profissional Edilene chaves
ResponderExcluirUnidade 3 atividade 4
ResponderExcluirHoje a TV Escola e o Portal do Professor, dentre tantos meios, é realmente uma grande fonte de informação, gosto muito de estar pesquisando e a medida do possível levar para sala de aula, a prova disso , foi a realização de um trabalho realizado com os alunos do 2º ano B, eu levei a camera e eles filmaram todas as apresentações realizadas por eles, foi bom, se comportaram bem e fizeram uma boa apresentação dos trabalhos que era sobre a primeira fase do romantismo brasileiro, gostamos.
UNIDADE 3 ATIVIDADE 4
ResponderExcluirESCOLA E.19 DE JULHO PEIXOTO DE AZEVEDO MT
TURMA LUCIANA
PROF.EDILENE LIMA DE MELO CARVALHO
COMPARTILHANDO DESCOBERTAS
Essa atividade contribuiu para melhor entrosamento com colegas de outras disciplinas,porque nos oportunizou uma troca de conhecimento sobre as diversidades oferecidas pelo site do portal do professor,no link de recursos educacionais e da tv escola.
Turma Alzira
ResponderExcluirAtividade 4 Unidade 3
E.E.LUIZA MIOTTO
Prof° Silvano Ramos
Em conjunto idéias novas surgem e ao reunir educadores que tenham interesses diversos e atuem em diferentes disciplinas e séries distintas, afloraram muitas e diferentes visões, aumentou a qualidade do aprendizado. Com a troca de idéias pudemos proporcionar novos conhecimentos.
Unidade 3 atividade 4
ResponderExcluirLeandro Baches
Luiza Miotto
No portaldoprofessor.mec.gov.br encontrei um jogo de expressões numéricas muito criativo, visto que a criança aprende se divertindo é interessante trabalhar com o computador jogos para melhor facilitar a aprendizagem visto que aprendemos melhor de forma lúdica. Outro projeto interessante é o do ciclo da água também no portaldoprofessor.mec.gov.br Que tem por Objetivo Possibilitar ao aluno o conhecimento dos eventos cíclicos da natureza responsáveis pela manutenção dos ecossistemas. Permitindo que o aluno visualize as principais etapas que fazem parte deste ciclo através de recursos animados que transmitem a noção de movimento dos seus componentes. A animação apresenta as principais etapas do ciclo hidrológico, acompanhadas por uma breve descrição dos fenômenos ocorridos em cada uma delas. É dada ênfase às etapas que evidenciam as transformações de estado físico da água, tais como a evaporação, tanto na forma direta como sob a forma de transpiração vegetal, e a condensação, tanto na forma líquida como na forma de granizo
Autor Empresa Portuguesa das Águas Livres (EPAL)
Unid.3
ResponderExcluirAtiv.4
Professora Alessandra
"19 de Julho"
Debates sobre temas variados importância sobretudo no ensino-aprendizagem na escola, tendo uma variedade notável de ferramentas encontradas no portal do professor.
Unidade 3 atividade 4
ResponderExcluirOrientadora: Luciana Ortega
Cursista: Raquel C.Ortega Zanatta
A área de trabalho portal do professor possibilita encontrarmos diversos modos de trabalhar com a criança, premitindo que haja um aprender mais divertindo, utilizando o jogos como forma de estimular a curiosidade e o querer aprender. Enfim o portal do professor contribui para replanejamento de nossa pratica pedagógica, tive acesso a varios temas, a entevista e comentarios sobre a informatização das escolas e qual a melhor forma de utiliza-la para o despertar da aprendizagem.
Profº Cursista: Gleice Cristina da Silva Sampaio
ResponderExcluirAs transformações do mundo contemporâneo, advindas principalmente das novas tecnologias de comunicação e informação, nas quais o homem se torna universal e tribal ao mesmo tempo e a relação tempo-espaço é superada. As indústrias se fundem, da eletrônica e informática à cultural-informativa, constituindo-se em grandes conglomerados. O novo conceito de multimídia parece ter vindo para ficar, novos valores vem sendo introduzidos na humanidade com as redes planetárias de comunicação. Apresenta um histórico da maior destas redes, a internet, e como o Brasil passou a inserir-se nesta, a partir de suas principais instituições de ensino e pesquisa integrando-se às grandes redes internacionais. Alerta também para a necessidade de se repensar a educação em um novo projeto educativo, neste atual contexto das infra-estruturas de comunicação, não apenas introduzindo estas novas tecnologias às velhas práticas educativas.Visitando os dois sites, Portal do Professor e TV Escola, pude observar a grande facilidade em variar as nossas aulas em todas as disciplinas, basta preparar com antecedência e os alunos poderão interagir com os conteúdos de forma lúdica. Os vídeos: tempo e clima e sinais de transito são um exemplo disso.
Maria Aparecida
ResponderExcluirAtividade 3
Unidade 4
Turma Anne
Durante a visita ao Portal do professor e a TV Escola foi possível perceber como pode ser fácil trabalhar os conteúdos do dia-a-dia. O teatro de bonecos, por exemplo, mostrou de forma simples e divertida amaneira de falarmos
Formadora: Jislaine da Luz
ResponderExcluirProfessora: Ivonete Apª Rufatto
Unidade 3 – Atividade 4
Escola Municipal Beija-Flor
Guarantã do Norte – MT.
Tema: Comentando o portal do professor
Achei bom poder navegar no Portal do Professor, pois tem muitas aulas e dicas para nós ampliarmos nosso conhecimento em sala. Assisti a um vídeo que fala de Paulo Freire, contando um pouquinho de sua história.
A TV permite ao professor trabalhar com a diversidade textual que existe no meio social. Por meio da TV o professor realiza uma infinidade de trabalho em que explora os inúmeros temas que circulam nesta mídia. Dada a necessidade do educando aprender de uma maneira atrativa e nada melhor que por programas televisivos.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/1337/perda.wmv
http://www.dominiopublico.gov.br/download/video/me004375.wmv
Unidade 3 atividade 4
ResponderExcluirNo portaldoprofessor.mec.gov.br encontrei um jogo de expressões numéricas muito criativo, visto que a criança aprende se divertindo é interessante trabalhar com o computador jogos para melhor facilitar a aprendizagem visto que aprendemos melhor de forma lúdica. Outro projeto interessante é o do ciclo da água também no portaldoprofessor.mec.gov.br Que tem por Objetivo Possibilitar ao aluno o conhecimento dos eventos cíclicos da natureza responsáveis pela manutenção dos ecossistemas. Permitindo que o aluno visualize as principais etapas que fazem parte deste ciclo através de recursos animados que transmitem a noção de movimento dos seus componentes. A animação apresenta as principais etapas do ciclo hidrológico, acompanhadas por uma breve descrição dos fenômenos ocorridos em cada uma delas. É dada ênfase às etapas que evidenciam as transformações de estado físico da água, tais como a evaporação, tanto na forma direta como sob a forma de transpiração vegetal, e a condensação, tanto na forma líquida como na forma de granizo
Autor Empresa Portuguesa das Águas Livres (EPAL)
Profº Cursista: Dalva da silva
ResponderExcluirO novo conceito de multimídia parece ter vindo para ficar, novos valores vem sendo introduzidos na humanidade com as redes planetárias de comunicação. Apresenta um histórico da maior destas redes, a internet, e como o Brasil passou a inserir-se nesta, a partir de suas principais instituições de ensino e pesquisa integrando-se às grandes redes internacionais. Alerta também para a necessidade de se repensar a educação em um novo projeto educativo, neste atual contexto das infra-estruturas de comunicação, não apenas introduzindo estas novas tecnologias às velhas práticas educativas.Visitando os dois sites, Portal do Professor e TV Escola, pude observar a grande facilidade em variar as nossas aulas em todas as disciplinas, basta preparar com antecedência e os alunos poderão interagir com os conteúdos de forma lúdica. Os vídeos: tempo e clima e sinais de transito são um exemplo disso
Unidade: 03
ResponderExcluirAtividade: 04
Turma: Anne
Cursistas: Amada, Aldair, Edinalva, Mª de Fátima e Mª Silvana.
Visitando o site do portal do professor nós deparamos com uma frase que era: “Professor deve passar conhecimentos com alegria e entusiasmo”
os avanços do conhecimento vêm sendo tão rápidos e notáveis que uma pessoa e incapaz de perceber seu alcance e significado facilmente.
O portal do professor tem objetivos em comum, que é a aprendizagem e com variedades de temas diferentes, que vem a ampliar o conhecimento de quem o vê, suprindo a necessidade de cada um. O mesmo nos orienta auxiliando e nos deixando por dentro das novidades das tecnologias, incluindo a globalização. Alertando também para a necessidade de se repensar na educação com um novo projeto educativo, em variar as nossas aulas em todas as disciplinas, para melhor facilitar a capacidade de cada um visto que aprendemos e ensinamos, melhor de forma lúdica.
turma emerson
ResponderExcluiratividade 4
selma silverio
Visitando os dois sites, Portal do Professor e TV Escola, pude observar a grande a importancia em variar as nossas aulas em todas as disciplinas,preparando aulas dinâmicas no qual os alunos poderão interagir com os conteúdos de forma lúdica. Os vídeos: tempo e clima e sinais de transito são um exemplo disso.
TURMA EMERSON
ResponderExcluirATIVIDADE 4
OSANDIA TARTARI
Achei bom poder navegar no Portal do Professor, pois tem muitas aulas e dicas para nós ampliarmos nosso conhecimento em sala. Assisti a um vídeo que fala de Paulo Freire, contando um pouquinho de sua história.
A TV permite ao professor trabalhar com a diversidade textual que existe no meio social. Por meio da TV o professor realiza uma infinidade de trabalho em que explora os inúmeros temas que circulam nesta mídia. Dada a necessidade do educando aprender de uma maneira atrativa e nada melhor que por programas televisivos.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/1337/perda.wmv
http://www.dominiopublico.gov.br/download/videAchei bom poder navegar no Portal do Professor, pois tem muitas aulas e dicas para nós ampliarmos nosso conhecimento em sala. Assisti a um vídeo que fala de Paulo Freire, contando um pouquinho de sua história.
A TV permite ao professor trabalhar com a diversidade textual que existe no meio social. Por meio da TV o professor realiza uma infinidade de trabalho em que explora os inúmeros temas que circulam nesta mídia. Dada a necessidade do educando aprender de uma maneira atrativa e nada melhor que por programas televisivos.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/1337/perda.wmv
http://www.dominiopublico.gov.br/download/vide
katiuscia ferreira de souza
ResponderExcluirescola jane pereira lopes
No portaldoprofessor.mec.gov.br
Professor deve passar conhecimentos com alegria e entusiasmo
os avanços do conhecimento vêm sendo tão rápidos e notáveis que uma pessoa e incapaz de perceber seu alcance e significado facilmente.pude observar a grande facilidade em variar as nossas aulas em todas as disciplinas, basta preparar com antecedência e os alunos poderão interagir com os conteúdos de forma lúdica.
ATIVIDADE 4
ResponderExcluirEliane- Matupá
Visitando os sites da TV escola e do Portal do professor encontrei várias formas de ensinar e aprender, lá encontrei muitas atividades variadas para trabalhar de forma diferenciada com os alunos e ajudar aqueles que mais tem dificuldades para aprender. Esses sites nos auxiliam nisso, dando idéias para melhorar nossa aula.
Rosimére
ResponderExcluirAtividade 4
Através do portal da tv escola encontrei um tema sobre o meio ambiente. Uma educação que chega até o professores e alunos através do portal do mec, este canal de televisão pode ser acessado por meio de site;
turmasilvia@gmail.com,
ResponderExcluirunidade 03
atividade 03
Geusa, Jô, Petrô
Ao assistir o video percebemos uma equipe de pessoas realizando uma dança sem a utilizaçâo de um aparelho tecnològico,apenas com toques das mâos, dos pés,os corpos em movimentos,e utilizando regras com um objetivo.Queremos dizer que o vìdeo foi muito prveitoso para o grupo.
turmasilvia@gmail.com
ResponderExcluirunidade 03
atividade 04
Geusa,Jô,Petrô.
Nòs achamos muito interessante o portal do professor,o quepossibilitou o acesso de diversos temas promovendo recursos para pesquisas e aulas diferenciadas.
Zuleide Paixão
ResponderExcluirAtividade 04
Visintando os dois sites e portal encontrei o cantinho do professor feliz e encontrei várias formas de ensinar e aprender, pois lá encontrei atividades variadas para trabalhar diferenciadas com os alunos e ajuda aqueles que mais rem dificuldades para aprender.
Turma Anne
ResponderExcluiratividade 04
angélica maria
É um recurso muito bom oferecido na internet com o qual podes construir os teus projetos online, que podem ser jogos, histórias divertidas ou até apresentações sobre as matérias que estudas na escola.
COMENTARIO:
Através do portal do professor TV escola, entramos em vários sites e links, visualizando as variadas ferramentas que o mesmo nos trazem, novas ideias de como e com qual tecnologia trabalharmos em atividade especifica, nos orienta e fornece um campo de aprendizado grandioso.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html
Turma: Anne
ResponderExcluirProf. Luzia Rodrigues Arruda
Acho interesante, os videos que podem ser acessados pela internt, onde nos possibilita, um mundo de conhecimento em tempo real.
Também nos oportunizam um curriculo que se faz e perfaz, no processo da busca
Terezinha Vilibalda
ResponderExcluirEsc.Jardim das Flores-Pxto
No site portal do professor e nova escola existe diversas sugestões de recursos e ideias tecnológicas que podemos usar para tornarmos as nossas aulas mais atraentes,sem fugirmos do foco que almejamos e despertando o interesse dos nossos alunos que muitas vezes aparentam estar estafados de aulas tão repetitivas.São vídeos,aulas expositivas,projetos e uma diversidade coisas que além de ensinar aprendemos muito também.
Andréia Monteiro
ResponderExcluirNavegar na internet em sites como o Portal do professor e TV Escola, pude observar a grande facilidade em variar as nossas aulas em todas as disciplinas, basta preparar com antecedência e os alunos poderão interagir com os conteúdos de forma lúdica, pois nos sites encontramos um conjunto de idéias e formas ótimas de se trabalhar com nossos educandos e que podemos utilizar no nosso dia-a-dia em sala de aula.
Unidade: 03
ResponderExcluirAtividade: 04
Turma: Anne
Cursista: Amada, Aldair, Edinalva, Mª de Fátima e Mª Silvana.
Visitando o site do portal do professor nós deparamos com uma frase que era: “Professor deve passar conhecimentos com alegria e entusiasmo”,
os avanços do conhecimento vêm sendo tão rápidos e notáveis que uma pessoa e incapaz de perceber seu alcance e significado facilmente.
O portal do professor tem objetivos em comum, que é a aprendizagem e com variedades de temas diferentes, que vem a ampliar o conhecimento de quem o vê, suprindo a necessidade de cada um. O mesmo nos orienta auxiliando e nos deixando por dentro das novidades das tecnologias, incluindo a globalização. Alertando também para a necessidade de se repensar na educação com um novo projeto educativo, em variar as nossas aulas em todas as disciplinas, para melhor facilitar a capacidade de cada um visto que aprendemos e ensinamos melhor de forma lúdica.
Unidade 04
ResponderExcluirAtividade 04
Alexandra Barbosa da Silva
Maria Isabel
Maria do Carmo Santana
É um program muito interessante, o qual possibilita muitos vídeos interessantes, com diversos assuntos, mostra atividades em sala desenvolvidas e apresentadas usando as tecnologias. Endereço: http:// wwwvaledosousa tv vídeo.
Turma Anne
ResponderExcluirUnidade 03
Atividade 04
Dalverlandia
O Portal do Professor é muito interessante, ele auxilia o Professor nas pesquisas, no desenvolvimento de Projetos Pedagógicos e atividades diferenciadas que podemos utilizar na nossa prática pedagógica.
Turma Anne
ResponderExcluirFernanda Lopes
Creche criança feliz
Através do portal do professor TV escola, entramos em vários sites e links, visualizando as variadas ferramentas que o mesmo nos trazem, novas idéias de como e com qual tecnologia trabalharmos em atividade especifica, nos orienta e fornece um campo de aprendizado grandioso.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html
Prof. Marcos M. Farias
ResponderExcluirEE 19 de Julho
Peixoto de Azevedo-Mt
Unidade 3 – Atividade 04
Turma Luciana
Durante a visita ao Portal do professor e a TV Escola percebi como pode ser fácil trabalhar os conteúdos do dia-a-dia. O teatro de bonecos, por exemplo, mostrou de forma simples e divertida a pronúncia da palavra perda, que erroneamente pronunciamos perca.
Turma Anne
ResponderExcluirModulo 03
atividade 04
Ao assistir o video percebemos uma equipe de pessoas realizando uma dança sem a utilizaçâo de um aparelho tecnològico,apenas com toques das mâos, dos pés,os corpos em movimentos,e utilizando regras com um objetivo.Queremos dizer que o vìdeo foi muito prveitoso para o grupo.
Com o auxílio do Portal do Professor, encontrei varias ferramentas que posso utilizar no cotidiano para contribuir na melhoria das aulas, tornando-as mais didáticas e atrativas para os alunos.
ResponderExcluirProf: Anne
Aluna:E.B.W.
Rquel Lopes Araujo
ResponderExcluirCreche Criança Feliz
Atividade 4
Quando assistimos o video percebemos uma equipe de pessoas realizando uma dança sem a utilizaçâo de um aparelho tecnològico,apenas com toques das mâos, dos pés,os corpos em movimentos,e utilizando regras com um objetivo.Queremos
dizer que o vìdeo foi muito prveitoso para o
grupo pois todos participavam, com muita sitonia do mesmo.
Prof Oraldo Antunes da silva
ResponderExcluirEE 19 de Julho
Peixoto de Azevedo-Mt
Unidade 3 – Atividade 04
Turma Luciana
Durante a visita ao Portal do professor e a TV Escola percebi como pode ser fácil trabalhar os conteúdos do dia-a-dia. O teatro de bonecos, por exemplo, mostrou de forma simples e divertida a pronúncia das palavras
Turma Jusemara
ResponderExcluirVídeo assistido: De onde vem o Plástico
Nível de ensino: Séries Iniciais (primeiro ciclo)
Disciplinas: ciencias, geografia,
Conteúdos ou focos para discussão: reciclagem, meio ambiente, origem dos produtos, etc...
Conteúdo-Meio ambiente
ResponderExcluirtema- De onde vem o pĺastiico?
Nivel- Ensino Médio
Disciplina_Ciências
Eliane
Atividade 4
ResponderExcluirTurma Emerson
Professora Cíntia Cavalcante de Souza
No site Portal do professor ao qual eu utilizo sempre tem como tem vários recursos interessantes mas especificamente gosto dos matérias em forma de artigo que tem com imagens sobre vários tópicos entre esse deixo o registro de um.
Um artigo sobre a História do Brasil república.
p http://veja.abril.com.br/historia/republica/indice.shtml://veja.abril.
Formadora= Jislaine
ResponderExcluirRoseani Cosntatino da Silva
Ebenezer
Unidade 3
Ativ 4
Atividade= IV – compartilhando descobertas:
Ao desenvolver as atividades e ler as dos colegas podemos perceber que os recursos tecnológicos, nos abre horizontes.
Ao acessar o portal do professore buscar novas visões, entramos em vários sites e links, onde podemos utilizar novas metodologias de ensino. Isso nos leva a ampliar uma concepção de mundo globalizado.
Formadora: Jislaine Luz
ResponderExcluirProfessoras: Abadia
Unidade 3 – Atividade 4
Escola Ebenezer
Tema: Compartilhando descobertas
Descobrir algum meio pedagógico que possa ajudar no trabalho em sala de aula.
Portaldoprofessor, TV escola.
Recursos educacionais
Vídeos
• Ensino Fundamental Inicial;
• Matemática;
• Números e Operações;
• Objetivos:
Mostrar a relação entre a música e a matemática.
Explicando o funcionamento das notas musicais, através de frações.
Site: pysycache, atividades da wendy